PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Paul McGuinness: Revelações - Parte II


O ex-empresário do U2, Paul McGuinness, fez diversas revelações em uma entrevista de 2014, um ano após deixar o U2.

'POP'

"Eles fizeram (um álbum com dance music) e se chamava 'POP'. Não foi o álbum de maior sucesso. Eu gostaria que isso desaparecesse da minha memória".

360°

"Foi extremamente ambiciosa tecnicamente, sempre quisemos tocar em estádios da mesma forma que tocamos nas arenas. Ou seja, com pessoas ao redor, 360 graus. Mas não há como fazer isso em um estádio, porque não há nada para pendurar a iluminação, o vídeo e o equipamento de áudio. Então, nós construímos algo que se parece um pouco com aquela estrutura em LAX. E isso tinha ... embora fosse incrivelmente caro e tivéssemos que construir três deles, isso significou que aumentamos a capacidade de cada estádio para ... bem em cerca de 20%. Então, você pegaria um local de 50.000 lugares e seria capaz de trazer 75.000 pessoas.
Bem, teríamos parecido muito tolos se esses ... se aqueles 20% extras não tivessem aparecido, mas felizmente eles apareceram, e parece que acertamos no preço. A turnê arrecadou três quartos de bilhão de dólares em 110 shows, acho que esses foram os números. E o preço do ingresso era de aproximadamente US $ 110. Era muito caro montar aquela produção, eram 400 pessoas viajando, veja bem, 200 deles eram motoristas, e era realmente assustador acordar todos os dias e saber que se tocássemos ou não, íamos gastar mais três quartos de um milhão de dólares.
Mas, foi a maior produção de todos os tempos, e não acho que alguém vai bater esses números brutos.
Cada ingresso tem que ser pago no show do U2, seja meu convidado, ou convidado do Bono, cada ingresso é pago.
Havia três palcos, e foram construídos na Bélgica, que se tornou o centro da indústria de produção. Porque todos os caras de vídeo inteligentes, todos os caras do aço inteligentes, estão todos na Bélgica. Então, sempre que havia uma partida de futebol, um pub quiz ou qualquer coisa assim na tour, era sempre os belgas contra o resto.
O momento mais assustador foi antes de realmente vermos funcionar. E quando o construímos pela primeira vez, no New Camp de Barcelona, ​​que é o melhor estádio de futebol. É o melhor estádio de rock and roll, porque ao contrário de outros estádios como Wembley, não há pista de corrida. Assim, os assentos ficam todos mais próximos do palco e do campo. E cabe 90.000 pessoas. E é um lugar maravilhoso. Lamento dizer, mas desde então descobrimos que é feito inteiramente de amianto, então ... cuidado.
Tivemos que deixar o Glastonbury depois que Bono fez uma cirurgia nas costas, e adiamos por um ano, voltamos da turnê americana para fazer isso, e então escolhemos as datas americanas, então isso foi caro. E no final, eu teria que dizer que não foi um dos melhores shows, mas estávamos determinados a fazer Glastonbury de qualquer maneira.
Suponho que o melhor de tudo foi quando funcionou, e vimos o que uma peça espetacular de engenharia, além de ótimas músicas, além de ótimas performances, pode fazer por você. O U2, tendo apenas quatro membros, lembro-me dos primeiros dias quando estávamos no estúdio gravando ... esqueci que álbum, e Edge estava começando a se tornar um multi-instrumentista, e ele tocava coisas com os pés, ele estava tocando teclado, e eu disse: "Isso significa que vamos precisar de outro músico?" E houve um momento da verdade, e eles disseram: "Não, não, esta é uma banda de quatro homens, vamos usar cada peça de tecnologia que existe para aumentar isso". Eles nunca tiveram medo da ciência. Mas nunca mais haveria outro indivíduo no palco. E eu acho que é isso que as pessoas querem de uma banda de rock and roll, eles não querem ver uma seção de apoio, metais e cantores de apoio".

U2 e Apple

"Primeiro foi com a Apple em 2005. E a Apple estava exibindo a publicidade mais estilosa para o iPod, e pela primeira vez decidimos colocar música em uma campanha publicitária. E assim ... fizemos o comercial com um diretor de vídeo, Mike Romanek, e foi um grande sucesso na pesquisa, porque eles não exibiam esses anúncios a menos que a pesquisa de público fosse positiva. A Apple acabou gastando 30 milhões de dólares, ao redor do mundo, naquele anúncio, que teve o efeito de dar ao U2 um hit pop, ou como se eles tivessem um pop head no rádio, o que nunca acontece. Quero dizer, eles nunca tiveram hit singles. Mas isso foi o equivalente a um hit single.
Eu não o conhecia (Steve Jobs) ... ou não o conhecia tão bem quanto Bono o conhecia, ele era muito inteligente, muito ligado à música. E o que estava acontecendo simultaneamente com aquele comercial do iPod, era o iTunes, que parecia na época ser o penicilínico. Jimmy Iovine, lembro que o chamava assim. Ele disse: "É isso, é a penicilina, isso vai nos salvar do compartilhamento de arquivos". Acho que o mundo mudou um pouco desde então, e os downloads do iTunes obviamente não são tão importantes quanto o streaming vai ser, e agora são mesmo. O serviço de streaming, será o futuro da Apple, distribuição de música. E eu não ficaria surpreso, tem havido algumas especulações na blogosfera nos últimos dias, que Jimmy Iovine provavelmente se tornará o chefe de conteúdo da Apple, no geral.
Acho que Jimmy se sairá muito bem, ele é extremamente inteligente, sempre está de olho no futuro. Muito ambicioso. Ele não é particularmente técnico, mas ele pode ver como o gosto do público está mudando, e ele está sempre ... quando ele está produzindo discos, quando ele estava produzindo discos para o U2, ele era notório por estar sempre ao telefone. Então, como ele poderia estar ouvindo a música?"

U2 e Streaming

"Tivemos a sorte de ter feito a banda à prova do futuro, porque nosso licenciamento de longo prazo com a Universal, onde licenciamos a obra e as músicas para a Universal Music Publishing, eles foram negociados há muito tempo, que os avanços foram muito substanciais. Esse tipo de avanço provavelmente não seria alcançável em um negócio a ser feito agora.
Mas eu acho ... quero dizer, as somas de dinheiro que chegam aos artistas do Spotify são tão triviais, que é difícil ver por que você deveria dar um novo álbum ao Spotify imediatamente. Você pode ... Eu acho que eles são mais um meio promocional, se fosse um novo ato, não haveria razão para não dar ao Spotify. Mas para bandas estabelecidas que vão vender vários discos, acho que o Spotify deve ser uma janela posterior na agenda de lançamento de um álbum. Apenas minha opinião".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...