PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Existiam rumores na época de 'Achtung Baby' de que Bono estava tão interessado em explorar a escuridão que começou a examinar o satanismo


Existiam rumores na época de 'Achtung Baby' de que Bono estava tão interessado em explorar a escuridão que começou a examinar o satanismo. Foi verdade?
Rindo alto em uma entrevista para a Hot Press, Bono se inclinou para frente em sua cadeira e respondeu: "Posso dizer sim, por favor? Você pode imaginar as histórias que surgiriam disso? Como pessoas voltando para mim e dizendo 'Então, sobre o que é "One"?" Isso seria outra coisa!"
Ele fez uma pausa e balançou a cabeça em descrença antes de responder com mais seriedade.
"Você é atraído pela escuridão - atraído, de alguma maneira estranha, pelas coisas que tem medo. Mas eu nunca tive essa merda de negar a escuridão em sua natureza quando criança. Era muito parecido com o que seria para os jovens agora, recebi algumas dicas e diretrizes e fui informado para chegar lá e encontrar as respostas para mim. Mas o mais importante é que não fui abusado espiritualmente. E assim como você pode ser abusado mental e fisicamente quando criança, você pode ser abusado espiritualmente. Eu não fui.
"Eu fui para a América Central - Nicarágua, por exemplo - e essas pessoas têm um tipo muito diferente de catolicismo", acrescentou ele. "É como se eu me interessasse muito por carnavais. Eu fui muito porque são celebrações carnais, como carne - antes da Quaresma. E os latino-americanos são um povo sexy. Eles têm o que os negros têm nos EUA, o que é essa capacidade de levar Deus com eles aonde quer que eles vão, mesmo naquela celebração da carne - que não é o catolicismo como o conhecemos na Irlanda. Eles não compartimentam suas vidas. Todas as linhas são borradas e elas acessam esses lados de uma maneira muito mais fluida do que o permitido pelos anglo-saxões ou pelo catolicismo do norte da Europa. Mas não acredito que Robert Johnson esteja vendendo sua alma ao diabo pela ideia do blues. Sei que sua pergunta sobre o satanismo é muito real para algumas pessoas e está acontecendo. E sei que no vácuo criado pela Igreja as pessoas estão sendo sugadas para expressões de outros tipos. Mas considero as explorações das trevas muito desonestas. E a verdade é que tenho muito respeito pelo diabo para foder com ele".
Alguns argumentaram que, ao levar para a tela o trabalho de William Burroughs no especial da ZOOTV, o U2 estava de certa forma, fodendo com o diabo. Burroughs não era visto como um homem cujo objetivo, através da arte, é uma celebração do mal?
"Talvez, mas o trabalho dele também é estranhamente profético", rebateu Bono. "Ele está descrevendo a condição humana e, para mim, seu diagnóstico é preciso. Sei que as pessoas falam sobre William Burroughs e seu 'relacionamento' com o diabo, mas eu conheci Burroughs em Kansas e tudo o que direi é que ele parecia melhor do que eu! E ele tem noventa anos! Chegou com o casaco de couro, chapéu preto e uma bolsa cheia de armas!
Mas tenho muito respeito por pessoas que não acreditam - que particularmente agressivamente não acreditam. Isso, por si só, é algum tipo de ato de fé. Na verdade, eu provavelmente tenho mais simpatia por uma pessoa como essa do que eu para uma pessoa que diz 'eu simplesmente não sei'. A música mais interessante, para mim, é feita por pessoas correndo em direção ou longe de Deus. É parte da mesma coisa quando você ouve Robert Johnson fugindo de um 'cão do inferno em seu rastro'."
Bono alguma vez sentiu que havia um cão do inferno em se rastro, ou que ele e a banda estavam caindo mais profundamente nas sombras das quais eles não podiam escapar facilmente? Ele já ficou assustado, encontrou forças que não queria atrair?
"Sim, sim", ele disse, solenemente. "E você é intimidado por uma música nesse mesmo sentido, às vezes. Havia uma música no 'The Joshua Tree' chamada "Exit" e eu só queria tomar um banho depois de tocar. Eu só queria lavar ela da minha pele. E eu desloquei meu ombro e desenterrei muita merda - de dentro de mim - tocando a música no palco. Também era uma música que alguém usou em um assassinato. O cara afirmou que a música o fez fazer isso. É isso que eu quero dizer sobre não querer foder com o diabo".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...