PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

40 Anos de "A Day Without Me": Bono refletindo sobre estar em uma banda à beira do sucesso internacional


40 anos atrás, o U2 lançou "A Day Without Me" - o lead single de seu clássico álbum de estreia, 'Boy'.
O single marcou a primeira colaboração do U2 com o produtor Steve Lillywhite, bem como seu primeiro lançamento fora da Irlanda e do Reino Unido. Para marcar a ocasião, a Hot Press revisitou uma peça de 1980 que Bono escreveu para a Hot Press - na qual ele reflete sobre estar em uma banda à beira do sucesso internacional.

"Onde você estava ontem à noite?" perguntou meu velho. "Nós tocamos em um show no Trinity College". "Como foi?" "Bem", eu disse, "tivemos alguns problemas com alguns jovens de 16 anos na platéia". "Você não era muito educado, mesmo aos dezesseis anos!", respondeu ele.
Sim, eu sei que aos dezesseis, garotos se transformam em homens e ficam confusos, eu me lembro. Lembro que me senti intimidado pela necessidade de ter sucesso, de encontrar um bom emprego e uma garota bonita. Formar o U2 foi uma saída - também foi uma forma de expressar como me sentia construtivamente, ao invés de bater a minha própria cabeça ou a de outra pessoa na parede. O fato de que nem Bono, Adam, Larry ou The Edge sabiam tocar ou cantar era apenas um obstáculo a ser superado. (Isso não incomodou Lou Reed, Bob Dylan ou Bob Geldof). Apenas faça!
Dublin em 1977 não era tão receptiva a um novo grupo de rock com novas regras quanto London Town - a velha história de Dublin vivendo na sombra, sem conseguir se decidir. Até a cena musical (cara!) era detestável, aqueles pulos para cima e para baixo para o que deve ter parecido com seus irmãos mais novos. Não, o grupo que espalhou The Hype em suas mochilas escolares da Mount Temple e gritou 1,2,3,4 no Celebrity Club era, no mínimo, uma ameaça à frieza de alguém. Como ousam se divertir.
Era necessário um manager antes de aprendermos nossa próxima lição. Paul McGuinness era o seu nome e não era muito bom no futebol! Ele nos disse para não nos expormos demais enquanto ainda éramos subdesenvolvidos e não depender de shows e de nosso status em Dublin (que não era muito alto na época). Ele também conseguiu que Barry Devlin produzisse nossa primeira demo e organizou o interesse da gravadora. Sim, ele é muito útil em casa!
Essa era uma base - cabia à música construir o resto. Musicalmente, estávamos tentando combinar a energia da new wave com uma sensibilidade e emoção adicionais. Por essa razão, acho que temos mais em comum com, digamos, o Who do que com os Pistols ou o Clash.
Progredir, porém, é o nome do jogo e, se você não souber como, encontre alguém que saiba. Eu e o baixista Adam, em particular, buscamos o máximo de conselhos que podíamos tanto de músicos consagrados quanto de pessoas do mundo da música. A fama de Stephen Rapid do Radiators foi de grande ajuda, assim como os três Bills, Bill Graham (Hot Press), Bil Keating (RTE) e Bill McGrath (Stagalee + Atrix). Lá fora, pessoas como Johnnie Fingers, os Rats, os Lizzies também ficaram felizes em ajudar. E fomos um pouco longe demais: houve um incidente em que Adam tirou Phil Lynott de sua cama para responder a algumas perguntas sobre o universo. Philip foi útil, mas ninguém está no seu melhor às 7h30! O ponto era e é "faça aliados antes de fazer inimigos".
Originalidade é a palavra-chave. Em termos de apresentação, no palco tento chamar a atenção das pessoas, como um ator procuro atravessar a atmosfera das palavras e do cenário. Às vezes eu falho, às vezes as pessoas não querem saber, às vezes eu nem me conheço.
No final, cabe a vocês, o público, decidir por si mesmos, se é relevante ou irrelevante, vocês podem ver o potencial do U2 ou não? Até agora vocês decidiram que sim e colocaram nosso primeiro disco nas paradas, 'U2 Three'. Obrigado.
Nossa turnê de estreia na Inglaterra foi um sucesso incrível; as coisas parecem boas para o U2 e estou confiante de que nossa turnê de fevereiro em todas as principais cidades da Irlanda será um sucesso também, pois também lançaremos nosso segundo single aqui.
Em março, faremos uma segunda turnê inglesa a tempo para o lançamento de nosso primeiro álbum por lá. Sim, é um momento importante para mim.
Também é hora do chá! "O que você está fazendo?" pergunta meu velho. "Estou escrevendo um artigo para a Hot Press". "O que é isso?", "Um jornal musical". "Como tá indo?" Ele continuou. "Bem", respondi. "Eu tive um pouco de dificuldade ..."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...