PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Bono questionado se de alguma forma se sentiu responsável pelo fato de que um trabalho seu, e do U2, acabou supostamente fazendo alguém cometer um assassinato


Bono alguma vez sentiu que ele e o U2 estavam caindo mais profundamente nas sombras das quais eles não podiam escapar facilmente? Ele já ficou assustado, encontrou forças que não queria atrair?
"Sim, sim", ele disse, solenemente. "E você é intimidado por uma música nesse mesmo sentido, às vezes. Havia uma música no 'The Joshua Tree' chamada "Exit" e eu só queria tomar um banho depois de tocar. Eu só queria lavar ela da minha pele. E eu desloquei meu ombro e desenterrei muita merda - de dentro de mim - tocando a música no palco. Também era uma música que alguém usou em um assassinato. O cara afirmou que a música o fez fazer isso".
Bono se sente de alguma forma responsável pelo fato de que um trabalho seu, e do U2, acabou supostamente fazendo alguém cometer um assassinato?
"Nem um pouco. Isso me pareceu como um bom advogado trabalhando para seu cliente. Mas ainda sinto que você tem que descer as ruas com sua música. Se é para onde o assunto está levando você, você tem que seguir, pelo menos na imaginação. Não tenho certeza se quero ir morar lá. De vez em quando vou dar uma volta e tomar uma bebida com o diabo, mas não vou morar com ele".
No entanto, não seria possível afirmar legitimamente que o trabalho do U2 havia se tornado, no geral, o equivalente musical de explorar 'Heart Of Darkness' de Joseph Conrad?
"Sim. Muitas vezes é", respondeu Bono. "Havia uma seção no set de 'The Joshua Tree' que chamamos de 'The Heart Of Darkness'. Era a parte de "Bullet The Blue Sky" com "Running To Stand Still" e depois "Exit". Mas, como parte de minha resposta à pergunta, deixe-me voltar um pouco. Toda essa questão sobre a natureza do diabo é muito importante para mim. Mas eu não necessariamente vejo o diabo no tipo de escuridão que a maioria das pessoas associam ao diabo. Como aqueles antros de iniquidade ou casas de bebida ilegal, ou onde quer que seja. Para mim, você vê isso mais na vida corporativa. É isso que quero dizer quando falo sobre beber com o diabo. Provavelmente há incontáveis ​​caras de terno que desistiram de sua alma para ter sucesso no que fazem. Porque há uma grande poder que as pessoas têm, se nada ficar em seu caminho, se não tiverem moralidade, incerteza, dúvida. Todas essas coisas que perturbam o espírito. É aqui, para mim, que reside a escuridão - embora, ao mesmo tempo, essas pessoas pode ser incrivelmente interessantes para conversar.
Mas também estou dizendo: não procure o diabo em lugares óbvios. E eu realmente acredito que o território que posso estar explorando, como escritor, não é tão escuro como se eu estivesse, por exemplo, trabalhando em Wall St. Mas em termos de U2 explorando apenas o coração das trevas, acho que também há muito contraste em nosso trabalho, muito, como eu disse, descrevi para Van Morrison, atravessando a escuridão para finalmente apreciar completamente o luz. E não importa o caminho que você tome para explorar essas coisas, o que é realmente importante sobre a música, e a arte em geral, é que ela, pelo menos, tenta neutralizar as forças que conspiram para negar e matar o espírito".
Ouvindo a violência, o sexismo e a misoginia em muita música rap, Bono tinha empatia com a defesa de que, eles estão explorando as mesmas ruas que o U2 está, apresentando a condição humana como é, como eles a conhecem?
"Acho que a censura só é testada quando alguém faz algo com que você não concorda ou não gosta. E você tem que permitir que as pessoas se expressem. Se elas não encontrarem essa forma de expressão, o que quer que esteja dentro delas vem de maneiras muito maissombrias do que canções de rap ou algo assim. Peguei o álbum 'Fear Of A Black Planet' do Public Enemy e ao abri-lo vi "Queime Hollywood, queime. Eu sinto cheiro de motim". Isso foi dois anos antes dos motins. E se as pessoas tivessem realmente ouvido o que estava saindo do rap e vindo de pessoas como Chuck D. e o que eles estavam dizendo, talvez os motins não tivessem acontecido. Mas o medo é o inimigo. Você nunca deve ter medo de expressar até mesmo o lado mais sombrio de si mesmo, ou de nós mesmos".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...