PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Adam Clayton fala para a Bass Magazine sobre 'Songs Of Surrender' do U2 e seu amplificador signature para a Fender - 2° Parte


Quão prático você foi no processo de projetar este amplificador?

Sentei-me com o designer-chefe, Stan Cotey, e rapidamente descobrimos que ambos estávamos interessados na mesma coisa. Se eu girar um botão, quero ouvir e sentir a diferença. Eu não quero que alguém me diga que há uma diferença. Ele me entendeu. Ele disse: "Ok, trata-se de você ter uma ferramenta simples que pode operar de forma intuitiva e instintiva. Ele terá todos os cartões de visita que o equipamento Fender possui e você saberá onde está imediatamente". Eu não queria ter que reaprender algo. Eu não queria ter que ler o manual. Eu só queria poder ligar e ouvir.

A opção de dois canais é uma ótima função que oferece um tom clássico e moderno com o toque de um botão. Você tem preferência entre os canais?

Eu instintivamente vou para o canal com o mid-boost, porque é onde estou - mas tendo dito isso, quando começarmos a trabalhar nas músicas para os shows de Las Vegas, estarei pulando entre cada entrada para descobrir o que vai melhor se adequar a cada música. Provavelmente terei uma combinação desses amplificadores, talvez três ou quatro deles, configurados com sons diferentes que poderei alternar ou misturar. Um destes ACB 50 só não será suficiente para mim.

Midrange é tão importante para o seu som. O que fez você escolher um alto-falante de 15 polegadas em vez de uma configuração de alto-falantes de 10 ou 12 polegadas?

Sempre gostei do som de um 15, porque você obtém algumas informações low-end instintivamente dentro desse tipo de diâmetro. E então eu sinto que você recebe algum calor no midrange. Com um 15, você tem um pouco de ação no midrange acontecendo. Agora, não sei se é verdade ou se estou imaginando, mas sinto que você move o ar de uma maneira diferente. Tenho amplificadores com alto-falantes de 10 e 12 polegadas e eles fazem um bom trabalho. Mas acho que se você está contando com um alto-falante e está em uma situação de combo, gosto do 15, porque sei que ele pode lidar com qualquer tipo de potência e não vai me prejudicar.

Você está feliz com o produto final?

Extremamente feliz, e cada vez que eu toco, eu amo ainda mais. É incrível porque é a primeira vez que estou profundamente envolvido no conceito e na tomada de decisões de uma peça de tecnologia. E é uma tecnologia que remonta aos anos 50 e à invenção da amplificação do som eletrônico. Acho que nos saímos muito bem; criamos algo de que a Fender pode se orgulhar. É um território que eles nunca estiveram antes, e agora eles vão dominá-lo. Sempre gostei de escolher a cor personalizada dos baixos Fender que tenho e lançar esses tipos de modelos de assinatura, mas nunca pensei que estaria envolvido em uma peça de tecnologia como essa. Para mim, é uma daquelas marcas que eu nunca esperei que fosse atingir. E devo dizer que, sempre que vir alguém na televisão, em um vídeo ou filme com um desses amplificadores ao lado, saberei que esse é o meu tipo de cara. Esse é o meu tipo de baixista.

Qual era o seu setup inicial quando o U2 se formou em 1976?

Eu passei por algumas coisas muito rapidamente. Comecei com meu primeiro baixo, uma cópia do Ibanez EB-3, que nunca iria funcionar porque era tudo low end e nada mais. Achei que me faria soar bem se eu tivesse um Marshall de 100 watts e um 4x12 ou algo assim. Isso não ia funcionar. O próximo baixo que experimentei foi um Precision. Eu realmente não entendia o P-Bass naquele ponto, e em bandas punk os Rickenbackers eram muito populares. Era um baixo bonito e com muitas dessas primeiras bandas punk, era mais sobre como parecia do que como soava. Então eu tentei o Rickenbacker por um tempo. Não sei o que há com Rickenbackers e eu, mas nunca consegui fazer um soar bem. Eles com certeza parecem bonitos, mas simplesmente não soam bem em minhas mãos. Em seguida, voltei para um Precision e praticamente fiquei com eles. Eu me envolvi com baixos Ibanez de ponta algumas vezes porque pensei que talvez precisasse soar diferente de todos os outros que tocavam um P-Bass, mas, no final, há algo que eu tenho com os baixos Precision.

Você tende a modificar seus baixos Precision.

Sim, coloquei um neck de Jazz Bass no meu principal. A combinação funciona bem para mim. Começou a ficar bom na banda durante esse período, quando estávamos tentando descobrir se tínhamos duas guitarras na banda ou uma guitarra - como a fonética vai funcionar? Edge e eu somos minimalistas e Bono é um maximalista. Para nós, parecia que menos acontecendo criava um melhor espaço musical. Edge começou a fazer essas peças de arpejo de nota única muito sobressalentes, meio que no alto do braço. Isso deixou muito espaço para o baixo, e muitas vezes o baixo não estava fazendo nada interessante o suficiente para preenchê-lo. Mas em termos de espectro sonoro funcionou, e Bono foi capaz de combinar essas duas coisas. É claro que sempre tivemos Larry Mullen Jr. nos protegendo, e ele nos conduziu o tempo todo.

Como tem sido tocar ao lado de Larry por todos esses anos?

Lembro-me de quando começamos - era como: "Vocês são uma banda. Ok, nós sabemos o que uma banda faz". E então surgiu essa subdivisão, que era: "Você é uma seção rítmica". Agora, eu nem sabia o que era uma seção rítmica naquela época. Talvez nem Larry soubesse. Tínhamos 16, 17 anos, mas parecia adulto estar em uma seção rítmica. Então, finalmente, depois de 40 anos tocando juntos, sinto que somos uma seção rítmica. Acho que amadurecemos. Acho que podemos fazer negócios e duelar com os melhores deles. Não sei como é tocar com outro baterista porque nunca toquei com outro baterista. Eu sempre toquei com Larry. Acho que Larry me faz soar bem, então obviamente estou feliz com isso. O que há para mudar?

Quais foram as maiores mudanças no mundo do baixo durante sua longa carreira?

Quando comecei, era tudo sobre o momento da apresentação ao vivo - isso mudou muito. Naquela época era sobre quem está tocando baixo esta semana, e você gosta da aparência deles, ou do jeito que eles soam, ou do jeito que eles se vestem? Foi tudo sobre a atitude. Agora você pode ver coisas incríveis de baixo online o dia todo. Agora você pode ouvir alguns dos maiores baixistas e ter seu trabalho dissecado em seu telefone. Para ser honesto, há dias em que penso que talvez eu deva simplesmente desistir de tocar, porque olho para o meu telefone e vejo um baixista fazendo alguma coisa e penso: Puta merda - se ao menos eu tivesse tido isso há 20 ou 30 anos! Não sei se você já se deparou com essa jovem baixista chamada Ellen Alaverdyan, que acredito ter apenas dez anos de idade. Eu acho ela fenomenal, simplesmente um escândalo! Eu a olho todos os dias e digo: Uau! Ser tão jovem e talentosa é tão marcante para mim. Hoje em dia você tem tudo ao seu alcance. É incrível. E eu acho que o que isso realmente faz é fazer com que as pessoas prestem atenção no baixo. Houve um tempo em que as pessoas diziam: Então, o baixo, o que é isso? Oh, isso é o que eu realmente não consigo ouvir no fundo. Agora as pessoas sabem o que é o baixo, e é ótimo ver músicos muito jovens chegando e dando uma nova vida ao instrumento.

Finalmente, por que baixo? O que fez disso seu caminho e voz musical, e por que você ama isso agora?

Eu queria algo que me sentisse bem em minhas mãos, e isso é um baixo. Tem algo muito primitivo nesse som grave, porque é uma energia, sabe? Já ouvi pessoas perguntarem como a música surgiu – foi o ritmo ou a melodia primeiro? Bem, foi o ritmo primeiro. Era batuque. É daí que vem o som: a reação da pele em um pedaço de madeira criando uma vibração. Essas são as raízes do baixo, ou do contrabaixo, ou dos graves dos teclados e sintetizadores. Esse som para mim me faz sentir em casa. Isso me conecta com minha mãe. Isso me conecta com tudo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...