PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Adam Clayton fala para a Bass Magazine sobre 'Songs Of Surrender' do U2 e seu amplificador signature para a Fender - 1° Parte


A Fender revelou meses atrás o amplificador combo Adam Clayton ACB 50. É o primeiro amplificador de baixo exclusivo da icônica empresa, para o qual eles trabalharam em estreita colaboração com o baixista de 63 anos. Ao fazer isso, Adam Clayton foi capaz de replicar seu tom característico do U2: midrange-heavy, com muitos graves. 
Questionado sobre o que despertou seu interesse em um modelo signature, ele responde francamente: "Bem, alguns anos atrás, a Fender deu ao The Edge seu próprio amplificador signature, e eu simplesmente não poderia ficar atrás - então tive que ligar para eles e exigir meu próprio modelo. Você realmente acha que vou deixá-lo me superar assim?"
Brincadeiras à parte, a natureza humilde de Adam Clayton, tanto em personalidade quanto em sua maneira de tocar, fez dele a pedra angular perfeita para conduzir a música em constante mudança do U2. Com sua propensão para grooves discretos e linhas memoráveis, ele continuou a evoluir, enquanto encontra inspiração em novos lugares - incluindo a próxima geração de baixistas. Embora muitos de seus contemporâneos tenham se aposentado, Adam Clayton continua determinado a melhorar como aluno do baixo e ainda tem muito o que tocar. "Quatro décadas e meia podem parecer muito para algumas pessoas, mas essa música nos mantém jovens. E isso não é algo do qual você esteja ansioso para se afastar".

Para 'Songs Of Surrender', como foi voltar e reimaginar essas 40 músicas do seu catálogo?

Foi um dos lançamentos mais incríveis, porque trabalhamos nessas 40 músicas e não sabíamos bem qual seria o resultado final. Nós apenas sabíamos que Bono havia levado algum tempo para contar sua história em seu livro. Descobriu-se que a maneira como ele estruturou a história foi baseada em quatro canções chave. Não sabíamos sobre o que seria o livro ou algo assim, mas Edge disse: "Deixe-me ir e mexer com isso". Foi durante o lockdown, então não pudemos nos reunir, mas ele queria experimentar alguns arranjos diferentes. O que ele fez foi essencialmente acústico, e nós dissemos: "Ok, vamos fazer um álbum acústico". Mas não queremos ficar presos apenas ao violão e as músicas não soarem muito bem por causa disso, então nos permitimos adicionar o que precisávamos em vários pontos. Houve várias vezes em que eles me deixaram livre no baixo, e eu me diverti muito com essas músicas. Muitas das minhas faixas favoritas são aquelas que Edge trabalhou como arranjos de piano, porque as coloca sonoramente em um lugar muito diferente. Foi uma espécie de aventura em que não me senti investido como membro da banda para entregar as faixas da banda que poderíamos ter que tocar. Foi o caso de apenas brincar com os arranjos, e isso tornou tudo muito relaxante do meu ponto de vista. Foi um verdadeiro mimo para nós.

Como foi revisitar seu jeito de tocar baixo e as composições da banda nessas 40 músicas, que abrangem cinco décadas?

Sempre fico surpreso quando revisitamos um material que considero o mais subdesenvolvido e imaturo, que são nossos três primeiros discos. Acho que há algo nessas músicas que não sabíamos que tínhamos na época. Essas músicas capturam um momento e são especiais. Eles comunicam muito de nossas regras de antigamente, que eram centradas em escrever músicas para álbuns com o propósito de imaginar como elas funcionariam ao vivo, porque era basicamente assim que as pessoas as ouviriam. Você sabe, no início dos anos 80, um disco do U2 não teria sido tocado no rádio FM, com certeza. Essas eram músicas que precisavam se conectar com o público ao vivo, então elas tinham poder, crueza e franqueza. Eu acho que quando você se torna um pouco mais instruído em como escrever músicas academicamente, você não toma algumas dessas decisões.

Como você evoluiu como baixista ao longo de sua carreira tocando no U2?

Fico muito feliz quando volto aos primeiros discos e ouço como era inventivo, sem nenhum tipo de conhecimento acadêmico profundo. Eu estava instintivamente fazendo coisas que soavam boas para mim. Agora, sou muito mais medido sobre o que e quando toco. Há momentos em que o que eu toco é importante ou o que soa é importante. Suponho que procuro ver se uma parte é rítmica: ela conduz a música? Se é uma parte rítmica que direciona a música, como ela deve soar? Onde ele ficará dentro da instrumentação? Sendo um grande fã de reggae, adoro um baixo profundo e grave, e obviamente tocamos muito com dance music ao longo dos anos. Gosto do som grave tanto quanto gosto do som midrange-heavy. Acho que o midrange tem personalidade e o low end tem a coisa sexy, e não há nada de errado com isso.

Como seu tom de baixo mudou ao longo dos anos?

Nos primeiros cinco álbuns, eu era um cara do P-Bass, e era uma configuração simples. Então, depois que fizemos 'Achtung Baby', começamos a procurar alguns sons diferentes, onde eu precisava que o baixo ficasse em um lugar diferente. Comecei a adicionar alguns Jazz Basses. Eu sinto que há um caráter totalmente diferente entre Precisions e Jazz Basses, onde eles fazem coisas absolutamente diferentes. Agora, se você tem apenas um baixo, deve ser um Precision, mas o Jazz Bass vai te livrar de problemas. Então, se você tem dois baixos, o segundo deve ser um Jazz Bass. Quero dizer, eu amo esses sons de captador single-coil. Eu amo a variedade de tons que você pode obter em um J-Bass. Você pode brincar com ele e obter muita variação ali mesmo no baixo real.

Falando em tom e equipamento, como surgiu seu novo amplificador combo ACB?

Alguns anos atrás, Edge fez um acordo com a Fender onde ele projetou um amplificador, e eu fiquei tipo: "Hmm, então ele ganha um amplificador, não é?" Eu estava lançando baixos com a Fender por alguns anos naquele ponto, e pensei, ok, bem, eu poderia fazer outro baixo, ou deixe-me começar a falar com eles sobre fazer um amplificador. Eu senti que havia empresas por aí fazendo equipamentos de baixo muito bons que estavam disponíveis para mim, mas não achei que a Fender tivesse feito o tipo de amplificador que eu realmente gostaria de tocar. E o que quero dizer com isso é que, tradicionalmente, o som vintage do Fender Bassman não era como eu queria. Nunca foi um amplificador que eu usei, embora adorasse equipamentos Fender. Adoro os baixos, adoro o estilo, adoro esse tipo de grade vintage e tudo mais. Então eu senti que havia espaço para conversar com a Fender e ver se eles estavam dispostos a fazer um amplificador que eu sentisse que seria mais contemporâneo, um que representasse mais o que os baixistas de hoje estão procurando e um que eu realmente usaria. Particularmente, se você é um músico com personalidade e se senta na banda com um pouco de autoridade, você precisa ter alguns midranges pungentes. Também diria que nos últimos dez anos, você está ouvindo muito mais baixistas adicionando distorção ao seu som. Está se tornando algo que as pessoas estão usando mais.
Quando comecei, experimentei todos aqueles grandes Music Man, Marshall e Ampeg SVT que você precisava de outras pessoas para ajudá-lo a carregá-los. Então ouvi dizer que James Jamerson usava um amplificador combo e comecei a usar combos. Fizemos muitos programas de TV ao longo dos anos na América, e os baixistas de bandas de casa usam essas configurações simples, mas sempre soam bem. Então pensei: Bem, esse é o tipo de músico que quero ser. Não quero carregar enormes caixas pretas por aí. Então com a Fender eu fui para algo que era simples. Ele tem um alto-falante de 15 polegadas nele. Tem um EQ seletivo no midrange. Existem dois canais. É algo musical e é algo com o qual você pode realmente formar um relacionamento. Eu sou desse tipo de era analógica, mas aprecio o que você pode fazer no mundo digital. É brilhante e vai te levar a lugares muito rápido. Mas também gosto do tipo de tangibilidade física que você obtém com equipamentos mais antigos e acho que esse amplificador tem aquele toque vintage.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...