PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Julian Lennon explica sobre as fotos de Bono e The Edge em exposição no Brasil


Filho mais velho do beatle John Lennon, Julian Lennon está com duas exposições em cartaz em São Paulo —uma delas, "Rock 'n' Roll Suite", inteiramente dedicada a ícones do rock—, mas nem por isso ele se considera um fotógrafo "de verdade". Afinal, hoje em dia qualquer um pode ser, basta estar no momento certo na hora exata.
"Quando você olha para fotos de fotógrafos clássicos do rock, dá para perceber que muitas vezes o mais especial não é a foto em si, mas a pessoa, o momento. Às vezes é a época de aventura em que ela é tirada, às vezes o momento que a música atravessava. Tudo isso conta", afirma o músico e filantropo ao UOL.
O trabalho de Julian, que se converteu à fotografia há dez anos, após acompanhar o irmão Sean em turnê, está exposto em dose dupla na Leica Gallery São Paulo. Além da exposição roqueira estrelada por U2, ZZ Top e Alice Cooper, entre outros, há também a mostra "Cycle", fruto de uma transformadora viagem ao Sudeste Asiático.
Do ponto de vista pop, o que mais desperta atenção é um registro do vocalista Bono, flagrado em um momento tenso com os colegas de banda quando se preparavam para gravar em estúdio. John Lennon, impávido, "observa" a cena ao fundo, estampado em um quadro.
Outros nomes clássicos também recebem tratamento especial: Alice Cooper surge na forma de um espectro psicodélico em um show, enquanto o barbudo Billy Gibbons, do ZZ Top, empunhando sua guitarra Les Paul, parece viver apenas mais um dia em sua vida de rock.
O próprio Julian Lennon explica a história por trás dessas imagens.

John Lennon "vigia" Bono - O vocalista em estúdio


"Essa foto é mais importante para mim. Eu estava hospedado em uma casa em que havia um estúdio e onde o U2 decidiu gravar. Então, fiquei muito próximo deles assim que eles se mudaram para o lugar. Havia muita emoção e momentos difíceis rolando, e eu queria ser uma figura invisível. No primeiro dia, eu estava só tirando fotos aleatórias, e elas ficaram uma merda. Pareciam fotos de férias. Na hora, eu pensei seriamente em desistir da fotografia. Mas aí, em algum momento, eu cruzei as pernas e de repente me vi deitado no chão. Olhei na direção do Bono e vi a foto do meu pai ao fundo. Pensei: 'É o clique que eu estava procurando o tempo todo'."

The Edge e uma mensagem idílica - O guitarrista em estúdio: "Acorde e Sonhe"

"Foi nesse momento que aprendi que a perspectiva é algo fundamental para se tirar fotos. É muito importante capturar a forma como a foto é levada até você. A partir dali, nunca tirei fotos da mesma maneira. Entendi que é possível ir mais a fundo e que cena pode contar muito mais do que parece conta em um primeiro momento. Foi também o que aconteceu na foto com o The Edge e a mensagem "Wake Up And Dream" [Acorde e Sonhe, em português].
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...