PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Imprensa irlandesa começa a questionar histórias de Bono de seu livro de memórias


Niall O'Dowd para o site Irish Central:

Bono afirma em seu novo livro de memórias 'Surrender: 40 Songs, One Story' que ele era um alvo do IRA e sua esposa também.
Eu sinceramente duvido.
O IRA pode estar preparado para fazer quase tudo militarmente para vencer a guerra, mas eles não eram pessoas estúpidas.
Capturar ou matar o cantor mais famoso do mundo teria sido o fim da luta armada, um ato tão terrível que nunca poderia ter sido contemplado, na minha opinião. Que razão neste planeta eles poderiam ter dado?
Bono não liga a nenhuma evidência além de um detetive não identificado da Divisão Especial que aparentemente disse que sua esposa Ali tinha sido um alvo real.
Sem nomes, sem hora, sem lugar dado como evidência - hmmm.
Matar ou sequestrar Ali, uma trabalhadora humanitária dedicada que continua sendo a fortaleza de Bono e uma pessoa completamente admirável, teria sido ainda mais desastroso do que acabar com a estrela do rock mais brilhante do mundo.
Então eu vou levar a "revelação" com um grão de areia. Como vou comentar que Gerry Adams odiava Bono.
Mais uma vez, eu nunca ouvi isso antes ou vi escrito, mas Adams tinha muito mais com o que se preocupar do que ter ciúmes do mundialmente famoso dublinense.
De fato, com minhas relações com Adams ao longo dos anos, acho que a fama como líder do Sinn Féin e uma figura mundial o incomodaram muito mais do que o agradaram.
Bono também diz que o U2 pode muito bem ter custado o dinheiro de captação de recursos do IRA nos Estados Unidos. Mais uma vez eu realmente duvido.
Eu daria uma estimativa aproximada de que, de longe, a maior parte do dinheiro arrecadado era de expatriados, geralmente do próprio Norte, homens endurecidos que dificilmente parariam de doar porque Bono disse isso.
Pelo menos Bono não foi ao pote do pub cheio de dólares para doar ao IRA.
Essa é uma das histórias mais horríveis de todas. Patrick Radden Keefe até o usa em seu livro 'Say Nothing', escrevendo que seu pai testemunhou. Não, ele não testemunhou.
Se eu ganhasse um centavo por cada escritor ao longo dos anos que falou a mesma bizarrice, eu seria um homem rico. Simplesmente nunca aconteceu.
Na verdade, eu rastreei esse conto de volta à sua origem.
Havia um pub em São Francisco chamado Plough and the Stars, que se reunia abertamente para a causa, exceto que era para o IRA Oficial, um grupo dissidente de extrema esquerda.
Nenhum outro publicano em sã consciência que eu pudesse rastrear fez isso e eu perguntei muito. A maioria disse que estaria aberto a ajudar em acusações de terrorismo.
Não fique com a opinião de que eu não gosto do Bono. Ele alcançou um sucesso tão incrível e deu tanto de volta. Ele nunca se tornou um Sir Bob Geldof encantado pelos britânicos de classe alta com quem andava. (Ele avisou a Escócia para ficar no Reino Unido - como isso está funcionando, Bob?)
Uma das imagens icônicas dos Troubles é Bono levantando as mãos de John Hume e David Trimble em comemoração ao Acordo da Sexta-feira Santa. Se não estou errado, Bono também, para ser justo, admitiu que estava errado sobre Adams.
Claro, você tem que tornar interessante certas partes de um livro para fazê-lo vender (sim, eu fiz isso também) e Bono sem dúvida estava fazendo isso, mas apenas os fatos poderiam ter sido uma opção melhor. Sua história é incrível o suficiente para se sustentar por conta própria.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...