PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Bono entrevistado no Morning Edition sobre 'Surrender: 40 Songs, One Story'


Bono escreve sobre seus relacionamentos fundamentais com sua esposa Ali e com o U2, em seu novo livro de memórias, chamado 'Surrender: 40 Songs, One Story', que será lançado nos próximos dias. Nele, ele também investiga outro relacionamento central: sua espiritualidade. Embora nunca tenha sido um tipo de católico de missa aos domingos, desde jovem ele era fascinado por misticismo e ritual – e Jesus.

Rachel Martin, Morning Edition: Você escreve no livro: "Se eu estivesse em um café agora, e alguém dissesse 'Levante-se se você está pronto para dar sua vida a Jesus', eu seria o primeiro a me levantar". Sua banda compartilhou seu foco, sua preocupação, com fé?

Bono: Eles ainda fazem. No começo, Adam era tipo "Ah, cara ..." Você sabe, ele tinha apenas uma coisa na vida, ele é um baixista - só quer estar na banda de rock and roll... Mas ele ficou ao meu lado, você sabe, e ficou ao nosso lado em nossa devoção.
Você pode imaginar a Irlanda nos anos 70, era uma guerra civil. O país está se dividindo em linhas sectárias. Eu estava muito desconfiado, e ainda estou um pouco desconfiado de... pessoas religiosas, quer dizer, religião muitas vezes é um porrete que as pessoas usam para bater na cabeça de outra pessoa. Aprendi isso muito cedo na Irlanda.

Você escreve que muitas músicas do U2 são baseadas no sentimento, na emoção, até mesmo na estrutura de um hino.

A família de Edge era galesa - se você já ouviu multidões cantando em uma partida de rugby galês-irlandesa, o estádio se enche de música. Eles cantam esses hinos enormes, e os galeses cantam como uma multidão muito, muito bem. "Bread of heaven, bread of heaven ... we'll support you evermore..."
E está nele, está no Edge. E esse é o sentimento que procuramos em nossa música - sim, queremos punk rock, queremos que seja brutal, queremos que seja na mente, queremos ter grandes músicas. Mas a música em êxtase é parte de quem somos.

Com "Still Haven't Found What I'm Looking For", você diz explicitamente que nessa música há algum tipo de raiz disso?

Sim. É uma música gospel - é um salmo, se você quiser...

Seu pai disse, perto do fim da vida, que a coisa mais interessante sobre você era sua espiritualidade, era sua religião.

Minha fé, sim. Ele foi brilhante. Ele tinha fé e a perdeu, você sabe, e as pessoas perdem – exatamente quando você precisa. Quando ele estava morrendo, eu escrevi no livro, eu fui vê-lo e eu estava lendo para ele pedaços de escritura e ele estava meio que me dando aquele olhar desconfiado. Um pouco de "Pare com isso, sim?" E eu estava tão triste por ele não ter isso, porque ele sempre me disse coisas como: "Você sabe, essas coisas, essas coisas de Deus, eu não experimento isso - mas você não deveria desistir disso, porque é a coisa mais interessante sobre você", disse ele. Algo clássico...

Quero dizer, isso foi uma espécie de provocação para você? Você é esse músico...

Agora você está captando – seus elogios chegariam com uma cócega ou uma luva de boxe. Eu me lembro quando estávamos gravando o primeiro álbum do U2, ele disse: "O que você está fazendo?" E eu disse que estava gravando o álbum, e ele disse: "Você está fazendo isso há semanas". E eu disse sim, são três semanas – esta é a última semana. E ele diz "quanto tempo dura um álbum?" Cerca de 40 minutos... "Oh Deus, você vai fazer isso direito? Faça direito".

Depois de 40 anos lotando arenas como músico, tentando erradicar a fome e a AIDS como ativista, e também sendo pai e marido, Bono está pronto para admitir que não fez tudo certo -- o garoto de Dublin que sempre têm sido a grande voz no centro está pronto para ouvir o que os outros têm a dizer.

"Apenas cale a boca e ouça" é meio que onde estou, no momento. Eu só preciso ser mais silencioso e me render à minha banda como sendo o cerne do que estou tentando fazer com minha vida, me render à minha esposa - e quando digo "render-se", não quero dizer fazer as pazes com o mundo. Não estou pronto para fazer as pazes com o mundo. Estou tentando fazer as pazes comigo mesmo, estou tentando fazer as pazes com meu criador, mas não estou tentando fazer as pazes com o mundo. O mundo é um lugar profundamente injusto, e estou pronto para resmungar. Estou mantendo meus punhos para cima para isso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...