PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 22 de outubro de 2022

Bono está de volta: a entrevista para o The Irish Times - Parte 1


Em entrevista exclusiva sobre seu próximo livro de memórias, Bono fala sobre a perda de sua mãe, seu longo casamento com Ali, o irmão que ele não sabia que tinha, e a complexa relação do U2 com a Irlanda.

Bono aparece em nossa mesa, passando por um movimentado restaurante de Dublin na hora do almoço até uma mesa reservada perto de uma janela para um café e uma conversa profunda.
Não há barulho e não há muita atenção de outros clientes. É uma cena de indiferença, exceto por uma mulher que se aproxima para cumprimentá-lo em seu recente encontro com estudantes em sua alma mater, Mount Temple Comprehensive, a escola ao norte de Dublin onde o U2 foi formado.
Em casa, o frontman do U2 – vestido de preto com seu cabelo ruivo e óculos coloridos de assinatura – gosta assim: em grande parte despercebido ao fundo.
"Gosto que a Irlanda tenha uma relação mais horizontal com o U2", diz ele.
Esta é uma das razões pelas quais Bono e Ali Hewson, sua esposa há 40 anos, moram em Dublin com sua família e escolheram criar seus filhos aqui.
"Eu desconfio muito de relacionamentos verticais – daí meu casamento, daí estar em uma banda. Eu não quero ter um chefe. Não quero ser chefe", diz.
Bono está sentado para a segunda de duas longas entrevistas com o The Irish Times, uma por Zoom de Nova York e a outra pessoalmente no restaurante Charlotte Quay, a uma curta caminhada do antigo Windmill Lane Studios onde o U2 gravou alguns de seus maiores álbuns. Este é o território de origem.
Ele está aqui para falar sobre seu livro de memórias – 'Surrender: 40 Songs, One Stor'y – a história de sua vida e música, sua família e amizades, contadas através de 40 músicas do U2, cada uma com um capítulo.
Bono admite que está "bem com medo" antes da publicação de seu primeiro livro no próximo mês, mas pretende abordar as próximas semanas como um caixeiro-viajante, seguindo uma linha de muitos do lado materno de sua família. Este é um terreno novo, no entanto. Antes, ele vendia músicas, álbuns ou shows, ou ideias como ativista.
"Agora, sou um vendedor de livros", diz ele.
Ele aceita que o livro pode não cair bem com alguns em sua terra natal. O "relacionamento horizontal" também vem de ser diminuído de tempos em tempos, e o cantor está muito consciente do relacionamento inconstante da Irlanda com ele e a banda.
"Pode ser mais saudável do jeito que é. Não tenho certeza se é mais saudável para os invejosos. Não tenho certeza se é útil para a Irlanda ter uma relação incomum com o sucesso, mas é útil para criar uma família", diz ele.
A fama, às vezes, não se assenta facilmente, mesmo em casa. Bono lembra com um pouco de humor seu filho mais novo, John, perguntando a ele na ida para a escola: "Você se importaria de me deixar na esquina?" A escola que os quatro filhos de Bono frequentavam, Dalkey School Project, era "como uma Mount Temple para o primário" e "muito correta"; e ele "não ficou impressionado da melhor maneira possível", diz Bono.
Nos primeiros dias do U2, ele costumava tomar como "o maior elogio" que a banda "aborrecesse as pessoas", diz ele. Pouco mudou em mais de quatro décadas: ele ainda está bem se as pessoas estão irritadas vendo o mesmo rosto e ouvindo a mesma voz depois de todos esses anos.
"Acho que vou gostar bastante do 'Já cansei do U2; são os mesmos jogadores do mesmo time dos anos 80; não importa se eles estão trazendo a prata para casa'", diz ele.
Ele está em paz com a visão doentia deles que alguns têm.
"E agora nós temos a porra do ME-moir!" ele diz, imitando um crítico de rua imaginário de Dublin falando sobre a chegada de seu "livro (que eu mesmo escrevi)".
O livro abre as cortinas sobre o que transformou um "garoto comum comedor de feijão da Cedarwood Road" em uma estrela do rock itinerante; o que transformou Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen jnr no U2; e o que faz o vocalista ainda funcionar.
O livro é profundamente pessoal, extremamente honesto e às vezes engraçado. Parece uma lição anatômica; ele se abre para que todos possam espiar dentro.
"Anatômico é uma boa palavra porque não é confessional", diz ele.
"É muito mais a anatomia de um compositor e um cantor e um hooligan e um peregrino e um marido e um pai e tudo isso".
Ele vê o livro como um olhar "transversal" de si mesmo como artista e ativista, mostrando como ele "saltou a barricada" em sua campanha política contra o HIV/Aids e a pobreza, e contrastando a "vida monótona de um ativista" com "a mais excitante" vida da estrela do rock.
"Eu escrevi o livro para me explicar para mim mesmo e para minha família, para meus amigos e para descrever o que fiz com minha vida e [minha] família, o que fiz com suas vidas porque eles me 'permitiram' ficar longe de casa e deles", diz.
O livro é uma calorosa homenagem à esposa Ali, que conheceu aos 12 anos na Mount Temple e com quem tem quatro filhos: a ativista e empresária Jordan (33), a atriz Eve (31), Elijah (23), vocalista e guitarrista da banda de rock Inhaler e o jogador de rugby John (21). O livro explora a "grande loucura" de seu casamento e as pressões que ela experimentou por ter que dividir um marido com três homens e uma base de fãs global.
"Ali me cobriu em casa. É uma carta de amor para ela, mas quero que meus filhos saibam o que eu estava fazendo comigo mesmo. Passei muito mais tempo com meus filhos do que a maioria, porque quando estou em casa, estou realmente em casa. Quando estávamos fora porque o U2 tinha tanta sorte, podíamos trazer nossos filhos conosco. Então eu não sinto que eles perderam tanto quanto poderiam ter perdido, mas eles perderam um pouco de mim e é por isso que eu escrevi o livro", diz Bono.
Ele atribui a força de seu casamento de quatro décadas a uma mistura de "amizade e amor romântico". Como casal, eles tinham paixão, mas também amizade que estava "evoluindo lentamente", diz ele. Às vezes, cada um buscava uma vida mais modesta para "passar mais tempo crescendo um com o outro".
"Mas eu não era tão modesto e definitivamente falhei em apreciar o quanto minha vida como artista e ativista estava sendo coberta por minha parceira e, embora quando eu estivesse em casa, estivesse realmente em casa, havia momentos em que eu estava em casa e eu não estava. Eu estava em outro lugar na minha cabeça. E isso quase afastou Ali. Mas nós dois, em momentos diferentes, testamos nosso amor, e a sensação de que um vai ter o outro em casa supera todos os outros desejos", diz ele.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...