PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Bono fala com a PEOPLE sobre 'Surrender: 40 Songs, One Story'


Para Bono, havia uma resposta óbvia quando se tratava de escolher quem seria a primeira pessoa a ler o primeiro rascunho de seu novo livro de memórias 'Surrender: 40 Songs, One Story'.
Quem mais além de Ali Hewson, sua esposa há 40 anos, viria equipada com as mesmas lembranças dele, pronta e disposta a oferecer uma experiência esquecida aqui ou um esclarecimento ali?
"Uma vida compartilhada dá a você uma memória compartilhada", Bono disse à PEOPLE na edição desta semana. "Ali vai se lembrar de coisas que eu me lembrei pela metade e me lembrar de conversas que quase esqueci. Ela esteve em todas as cenas importantes da minha vida desde que eu era adolescente e muitas vezes ela terá uma visão melhor da minha vida do que eu. Ela é minha testemunha. Eu sou dela. Isso dói às vezes".
Eles se casaram em 1982 e tiveram as filhas Jordan, 33, e Eve, 31, e os filhos Elijah, 23, e John, 21. Seu romance de décadas é narrado em 'Surrender', que divide a vida de Bono em capítulos refletindo e intitulados com 40 músicas diferentes do U2.
"Eu estava nervoso, ela é uma pessoa extremamente reservada, e fiquei surpreso quando ela quase não queria nenhuma mudança, exceto a ortografia", diz Bono. "Ela pesou em minha cabeça sobre algumas das ortografias".
O livro de memórias também cobre outras partes da vida de Bono com uma reflexão pungente, incluindo a formação do U2 com colegas de escola e o choque de saber em 2000 que seu primo Scott Rankin era na verdade seu meio-irmão, resultado de um caso secreto entre seu pai Bob e a esposa do irmão de sua mãe Iris.
Embora Bono esteja acostumado a canalizar seus pensamentos em músicas, criar frases mais longas - e fazê-lo sozinho - foi um ajuste, especialmente porque Bono diz que suas ideias para letras ou melodias geralmente evoluem para ideias mais completas "da alquimia do banda junta no estúdio".
"Quando você está escrevendo músicas, você pode imitar a abordagem de outro músico, mesmo inconscientemente, o que infelizmente não é uma opção ao escrever um livro de memórias", diz ele. "Não há escapatória. Você está fazendo isso sozinho, e você não tem som, apenas linguagem. Isso foi assustador no começo. Mas eu realmente gostei do luxo de poder escrever frases longas e parágrafos inteiros. Talvez um pouco demais olhando para o tamanho livro!"
Ele também observa que 'Surrender' funciona não apenas "como um único arco do começo ao fim, mas também funciona como 40 contos para pessoas que só podem mergulhar e sair".
Enquanto ele refletia sobre seu passado para o livro, Bono olhou para dentro e disse que a introspecção inspirou alguns sábios conselhos que ele daria ao seu eu mais jovem.
"A ingenuidade não é negativa. Uma visão mais em preto e branco do mundo tem seus atrativos", diz. "A resposta curta? Não duvide tanto".

Abaixo, trechos selecionados de 'Surrender' detalham a jornada de Bono para a paternidade, a criação de "With Or Without You" e muito mais.

Capítulo 1 — "Lights Of Home"
Em uma das câmaras do meu coração, onde a maioria das pessoas tem três portas, eu tenho duas. Duas portas de correr, que no Natal de 2016 estavam se soltando das dobradiças. Então aqui estou. Hospital Monte Sinai. Cidade de Nova York. Sangue e cérebro são o que é necessário agora, se eu quiser continuar a cantar minha vida e vivê-la. Eu sei que não vai parecer um bom dia quando eu acordar depois dessas oito horas de cirurgia, mas também sei que acordar é melhor do que a alternativa.

Capítulo 16 - "With Or Without You"
Dividido entre a vida doméstica e o estrelato do rock, ele compôs um clássico do U2 para sua esposa: "With Or Without You".

Queríamos um som que ninguém tinha ouvido antes, e conseguimos. Exceto por uma coisa. Ultrapassamos a pista e pousamos em um lugar chamado sacarina. Tornou-se aquela coisa terrível que um verdadeiro grupo de artistas nunca poderia admitir. Uma música pop feia. Abandonamos "With Or Without You". A pessoa que a tirou do lixo foi Gavin Friday, mais indie do que todos nós e igual em sedição ao insurrecionista da arte que é Brian Eno. A música que se tornou uma das nossas mais conhecidas abre com um sussurro, subindo lentamente para a ópera de um grande refrão, que só acontece uma vez no final.

Capítulo 17 - "Desire"
Ali e eu estávamos começando a aceitar que nosso casamento poderia lidar com os desafios que enfrentaríamos à medida que a banda se tornasse cada vez mais popular. As crianças eram uma questão diferente. Mesmo depois de seis anos de casamento, aos 28 eu não tinha certeza se poderia ser tão ambidestro a ponto de ser líder de banda e pai. Eu estava com medo de tais responsabilidades e de descartá-las. Quando Ali e eu voltamos da casa de Quincy uma noite, um interruptor invisível foi acionado. Estávamos falando sobre crianças e como a vida convencional não é o único caminho para a paternidade, como as pessoas que vivem em sua imaginação também podem viver no mundo real de reuniões de pais e professores, férias escolares e estar lá para aniversários. Um mês depois e Ali estava grávida.

Capítulo 18 - "Who's Gonna Ride Your Wild Horses"
Espero ter sido um bom pai, mas outros terão uma visão melhor. Não tenho orgulho das vezes em que não fui um bom pai, quando perdi a paciência, quando não consegui controlar minha raiva. As meninas viram isso. Os meninos mais raramente. Isso era um retorno ao meu pai e meu relacionamento com ele? Eu estava consciente de que não queria o tipo de relacionamento com meus filhos que tive com meu pai e talvez tenha sido a estupidez que me salvou. Esses foram anos felizes em nossa família e deixar as crianças na escola antes de sair para passear em Killiney Hill ou na praia com Ali era uma maneira tão boa de começar o dia quanto eu poderia imaginar.

Capítulo 37 - "Love Is Bigger Than Anything in its Way"
Desde essa revelação, Scott e eu nos tornamos ainda mais próximos. Ele é inteligente, sincero. Em paz com seu passado e presente. Ele me disse ultimamente que não quer fazer parte de nenhuma fabricação de fatos para seus filhos ou por eles. Ele quer que seus filhos se sintam confortáveis com sua dupla identidade Rankin/Hewson. Eu agora honro isso. Provavelmente é muito mais difícil para Scott e sua família terem um nome barulhento ligado ao nome quieto. Eu sei que sua discrição o fez proteger a privacidade da minha família tanto quanto a dele, o que às vezes era difícil.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...