PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

A explosiva entrevista de Bono para o The New Yorker Times - 1° Parte


The New Yorker Times

Existem diferentes Bonos para diferentes pessoas, incluindo o próprio cara. Ele é, como você deve saber, o vocalista do U2, uma das bandas de rock mais bem sucedidas e mais antigas de todos os tempos. Ele também é um ativista proeminente, tendo ajudado a liderar campanhas que resultaram em alguns dos países mais ricos do mundo por conceder empréstimos a alguns dos mais pobres do mundo e obter dezenas de bilhões de dólares em ajuda à AIDS para nações africanas. 
Apesar, ou de várias maneiras por causa de tais empreendimentos, ele também é uma figura um tanto polarizadora, visto em certos cantos como um benfeitor hipócrita, uma personificação do establishment musical e político. 
Seja qual for sua visão do cara, certamente há muito material para apoiar seus argumentos em seu novo livro de memórias, 'Surrender: 40 Songs, One Story', que será publicado em 1º de novembro. "Não há uma vertente única para a vida criativa", diz Bono, que tem 62 anos e, para dizer o mínimo, um conversador espirituoso. "Não é como se você fosse criativo quando está sendo músico e quando você é um ativista, você está sendo um ativista. É por isso que eu escrevi o livro: esses personagens diferentes são todos parte de mim".

Este é talvez um lugar estranho para começar, mas em uma entrevista com Eddie Vedder este ano ele disse que vocês dois conversaram uma vez sobre...

Eu empurrei o carro dele! Ele carregou nosso equipamento! Ele é um irmão de sangue!

Então ele estava dizendo que você descreveu fazer música para ele como possuir um cavalo de corrida e quando o cavalo do U2 está na corrida, eles querem que ele vença, enquanto sua banda, Pearl Jam, quer que seu cavalo corra a corrida e depois corra livre. Eu estava pensando sobre isso no contexto do novo livro e dos dois últimos álbuns do U2, cada um dos quais era sobre fazer um balanço ao invés de fazer afirmações sobre o presente ou olhar para frente. Isso sugere, de sua parte, um interesse em declínio em vencer a corrida? 

Boa pergunta, mas falta de inteligência. Não usei a expressão "corrida de cavalos" com meu companheiro, Ed. Usei a palavra "competição". Eu estava me referindo ao Festival de Cinema de Cannes. Eles têm uma frase: "em competição". Eles também exibem filmes em Cannes que não estão em competição. Eu queria ver as composições do U2 crescerem na competição. A arte não pode ser empírica, principalmente, mas às vezes você pode dizer que é uma música melhor do que aquela. Era disso que tratava aquela conversa com Ed. A segunda parte da sua pergunta foi: Você ainda está competindo? Sim, em termos de composição. Mas é o que Eddie e você estavam insinuando na promoção em torno da música?

É mais sobre onde sua música se encaixa na cultura. O mundo da cultura pop ainda é um lugar onde o U2 pode competir de forma realista por atenção? 

Agora sei que, com a cultura jovem, sou meio tolerado por ficar na parte de trás da festa, mas o show de mágica está acontecendo aqui para a garotada. Eu quis me conectar com as paradas pop nos últimos dois álbuns e falhei. Mas a composição ficou muito boa. 'Songs Of Experience' é uma ótima composição, mesmo que você não goste do som dela. Ou "Every Breaking Wave" ou "The Troubles" em 'Songs Of Innocence'. Eu adoraria ter uma música pop no rádio. Provavelmente nós pavimentamos uma estrada para isso. Então agora eu quero escrever a música de rock 'n' roll mais implacável, destruidora, desafiadora, fora das paradas pop que já fizemos.
Falei com Edge sobre isso esta semana. Ele disse: "É aquela chamada de novo?" "Que chamada?" "Aquela sobre nós vamos escrever a porra da grande música de rock?" E eu disse: "Sim, é o nosso trabalho!" Podemos tornar as músicas famosas agora, mas não acho que o U2 possa torná-las hits.

Isso muda alguma coisa na forma como você opera? 

É muito mais difícil entrar nas mentes inconscientes do seu público. A música tem que ser tão boa que seja repassada e as pessoas se apeguem a ela por toda a vida. Mas sim, temos que encontrar outras maneiras. Essa é uma razão pela qual fizemos 'Spider Man'.

Não é exatamente o seu momento mais alto. 

Você nunca nos ouviu fazendo essas músicas. Foda-se. "The Boy Falls From The Sky" é uma música incrível; assim como "Turn Off The Dark". A coisa que nos causa problemas.
Mas por que acabamos trabalhando na Broadway? O cancioneiro americano! Se eu pudesse compartilhar uma coisa com você nesta entrevista é que eu sou um estudante, e meu amigo Edge também. Somos estudantes de composição. Não nos importamos se formos humilhados por encontrar uma grande música.
Essas pessoas com quem trabalhamos em nossos últimos álbuns sabem muito sobre músicas. Você diz: "Mas vocês são o U2 – vocês não precisam disso". O interessante é que queremos isso.

Ouvir você dizer que o U2 ainda pode tornar uma música famosa, mas provavelmente ainda não pode ter um hit, indica um certo nível de autoconsciência. Estou curioso para saber se você é igualmente autoconsciente sobre como seu ativismo é visto por alguns. É fácil imaginar um jovem ativista lendo o livro e vendo elogios a George W. Bush e Bill Clinton - não exatamente figuras amadas nos dias de hoje - e pensando que você está fora de órbita. Ou lendo uma frase como "Por que há fome em um mundo de excedentes?" e se perguntando se você já fez essa pergunta a todos os bilionários sobre os quais escreve com entusiasmo. Então você dá credibiliade a mudanças de ideias sobre ativismo e mudança da mesma forma que você dá credibilidade a mudanças de ideias sobre o mundo pop?

É uma pergunta justa. A mudança sistêmica é necessária, mas eu levanto uma sobrancelha quando as pessoas querem uma mudança sistêmica, mas não querem se incomodar em comparecer à reunião. Coloquei alguns deles. Você sabe, eu contrabandeei algumas fitas da reunião do G8 em Gênova, onde os manifestantes antiglobalização estavam sendo expulsos.
Eles foram esmagados e vieram até mim e me pediram para contrabandear algumas fitas. Eu fiz, e quando eu devolvi as fitas para as pessoas, eu sentei e disse: "Olha, o que você está fazendo aqui? O que nós vamos fazer?" E eles diziam: "Somos anarquistas, cara. Não estamos nessa merda". Eu disse: "É apenas porque essas coisas são muito chatas para você? Podemos encontrar um modelo?" Você ainda tem que votar e se organizar. Acabei como ativista em um lugar muito diferente de onde comecei. Achei que se redistribuíssemos os recursos, poderíamos resolver todos os problemas. Agora eu sei que isso não é verdade. Há um momento engraçado quando você percebe isso como ativista: a saída da pobreza extrema é, ugh, o comércio, é o capitalismo empresarial. Eu passo muito tempo em países de toda a África, e eles ficam tipo: É, nós não nos importaríamos com um pouco mais de globalização, na verdade. Ressalto que houve muitos avanços ao longo dos anos.
Se você ler Thomas Piketty, a coisa toda dele é que em 200 anos um progresso incrível foi feito.

Citar Thomas Piketty não é um pouco arriscado para você, dado o que ele diz sobre tributação mais justa?

Sim, ele tem um sistema de tributação progressiva e eu entendo, mas a pergunta que sou obrigado a responder é: como estão as coisas para o bilhão de baixo? Tenha cuidado para colocar os mais pobres dos pobres na política quando eles estão lutando por suas vidas. É muito fácil tornar-se paternalista. O capitalismo é uma fera. Precisamos domá-lo. Mas a globalização tirou mais pessoas da pobreza do que qualquer outro ismo. Se alguém vier até mim com uma ideia melhor, eu me inscrevo. Eu não cresci gostando da ideia de que transformamos empresários em heróis, mas se você está trazendo empregos para uma comunidade e tratando bem as pessoas, então você é um herói. Foi aí que eu acabei. Deus nos livre de letristas que se citam, mas se eu escrevi apenas uma letra que tenha sido boa, pode ter sido: "Escolha seus inimigos com cuidado porque eles vão definir você". Transformar o establishment em inimigo — é um pouco fácil, não é?

Desculpe - você disse que contrabandeou fitas da cúpula do G8? 

Sim. Foi por isso que conheci Vladimir Putin. É daí que veio minha foto com Vladimir Putin. Não é só que eu o conheci; ele me fez rir. Ele me deu o abraço russo, falou algo e o tradutor disse: "O presidente gostaria de saber se você poderia ajudá-lo com a dívida russa". Eu ri, e ele tirou a foto. E um manifestante foi morto. As ruas estavam pegando fogo. A polícia italiana entrou em uma escola secundária que havia sido tomada por manifestantes antiglobalização e esmagou o lugar e as pessoas em pedaços. Havia um filme disso, e eu tive que contrabandear.

O que aconteceu com o filme?

Não tenho ideia. Eu conheci essas duas garotas e dei a elas o filme, e perguntei a elas: Qual é o seu programa? Elas eram anarquistas. Sou a favor de camisetas diferentes nos dias de hoje. Ainda não gosto de camisetas do Che Guevara. Porra de Che Guevara. Estar na companhia de pessoas dizendo: "De jeito nenhum, cara", não consigo ouvir.

Parece que você tem mais em seu livro sobre as especificidades da negociação com Condoleezza Rice no PEPFAR do que sobre fazer, não sei, "One". Os leitores devem considerar isso como um reflexo preciso do que você acredita ser mais importante para eles saberem sobre sua vida?

OK, há um histórico significativo nas sessões no Hansa Studios em Berlim e eu dou algumas informações sobre os relacionamentos na banda que estão um pouco congelados. Mas a história dessa música foi discutida, enquanto a história do PEPFAR não. Até esta pandemia, o PEPFAR era a maior intervenção da história da medicina para combater uma única doença. George W. Bush prometeu US$ 18 bilhões para combater o HIV/AIDS, e sua pessoa de confiança nisso, Dr. Rice, desempenhou um papel significativo. Ressalto que Obama deu continuidade a esse legado. Ele gastou US$ 52 bilhões. Fora da minha família e da banda, ser um catalisador para isso é absolutamente a coisa mais importante na minha vida. Achei importante mostrar isso e também como funciona ser ativista. Muitas vezes, em vez disso, uso a palavra "realista", porque os ativistas às vezes gostam de ficar do lado de fora e criticar, enquanto o "realista" quer fazer a porra funcionar. Descobri que, se estivesse pronto para abandonar alguns preconceitos, vindo da esquerda para trabalhar com a direita, poderíamos fazer as coisas. Eu sei que vou perder alguns fãs de música, mas era importante para mim ter isso lá.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...