PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 22 de outubro de 2022

Cochilo em bebedeira com Obama: um trecho do livro de memórias de Bono, 'Surrender'


Conheço Barack Obama desde que ele era senador. No começo eu o achei um pouco cauteloso, mas depois entendi que era apenas seu jeito. Durante sua presidência, passei a conhecê-lo um pouco mais; tomou consciência de uma integridade profundamente arraigada, viu a suavidade por trás da seriedade. Ouvindo com ele algumas das primeiras mixagens de novas músicas do U2, fiquei impressionado com sua curiosidade intelectual sobre como a música era composta. Mais escritor do que político, mas não narcisista como nós, compositores, percebi o quão profundo era seu compromisso com sua família, e deles com ele. Michelle era a definição do que o empresário de hip-hop Andre Harrell descreveu como "energia de leoa". Protetora de sua família e de seus ideais ao extremo, ela e Ali sempre se dariam bem – nenhuma delas disposta a deixar sua vida ser definida por seu parceiro.
Os Obamas eram uma Casa Branca cheia de alma, mas, mais do que isso, rigorosa e racional. "No Drama Obama" era o tropo da Ala Oeste.
Michelle e Barack Obama deixariam o cargo com uma dignidade silenciosa, a maior controvérsia de seu mandato foi a indignação que causaram simplesmente argumentando que todos os americanos mereciam acesso igual aos cuidados de saúde. O Affordable Care Act, "Obamacare", não seria tudo o que o 44º presidente queria, mas seria transformador para muitas vidas, a menos, é claro, que alguém tentasse destruir essas fundações recém-cimentadas.
Alguém avaliou a perda que a partida dos Obamas seria para o mundo? Nossa família, esquecendo que éramos irlandeses, encarou isso como uma perda pessoal. Em um último almoço na Casa Branca com apenas nós dois, tive que agradecê-lo adequadamente por dar continuidade ao trabalho revolucionário do presidente Bush contra a Aids. Ele acrescentaria US$ 50 bilhões aos US$ 18 bilhões de Bush. Os presidentes normalmente querem a posse de itens tão caros. Fazer o cheque para continuar o legado de seu antecessor não deveria ser extraordinário, mas é. Ele ignorou meus agradecimentos, mas então o homem que tinha uma fotografia do Rumble In The Jungle pendurada em seu escritório (Ali de pé sobre Foreman) deu um golpe final e mortal.
44: "Qual é o número máximo de mandatos que você pode concorrer como cantor no U2? Ha ha!"
Eu: "Cada novo disco é uma eleição, eu sempre digo. Dois álbuns ruins e você está fora".
Havia oito de nós nos aposentos privados do presidente e da primeira-dama quando seus oito anos estavam chegando ao fim. Como as crianças eram um pouco mais velhas, Michelle e Barack convidavam amigos para jantar com mais frequência. Se eu tivesse me apegado aos coquetéis, tudo estaria bem, mas me permiti um copo de vinho com a refeição. Ou foram dois?
Já mencionei que gosto de beber vinho? Isso vem com um aviso. Eu sou oficialmente alérgico a isso. Sou alérgico a salicilatos, alérgico ao ácido salicílico, que se encontra em tudo, desde frutas a aspirina e molho de tomate. O que é encontrado no vinho tinto e explica por que uma grande noite que inclui pizza, vinho tinto e uma aspirina pode significar que minha cabeça vai inchar e meus olhos desaparecerem. Ali diz que eu deveria dar uma dica, mas em vez disso tomo um anti-histamínico. Se eu não beber, se eu beber sem a medicação certa, eu posso cair. Em sono profundo. Onde quer que seja. Já dormi em capotas de carros e em portas de lojas. Uma vez eu adormeci na mesa de iluminação em um show do Sonic Youth. Não importa onde eu esteja. Eu poderia estar na Casa Branca.
Sendo preciso, 44 não bebe como um irlandês. Se ao menos eu tivesse ficado com os coquetéis.
Quando comecei a adormecer, pedi licença, e o que aconteceu a seguir é um pouco turvo, mas, segundo Ali, demorou cerca de 10 minutos até que o líder do mundo livre lhe perguntasse: "Bono se foi há algum tempo. Ele esta bem?"
"Ah, sim", ela disse com desdém. "Ele provavelmente foi dormir".
"O que você quer dizer? Ele foi dormir? Onde?"
"Bem, ele normalmente encontra um carro, mas eu não saberia dizer onde ele está agora. Não se preocupe, geralmente são apenas 10 minutos. Ele voltará".
"Espere um segundo", interrompeu o presidente. "Espere, espere, espere. Você acha que ele foi a algum lugar para dormir?"
"Sim". Então, percebendo sua preocupação, ela disse: "Ele não dormiu no voo de Dublin. Eu vou encontrá-lo. Não se preocupe com isso, senhor presidente".
Ela se levantou para ir, mas ele a seguiu. "Eu tenho que ver isso. Onde poderia estar?"
Ali disse: "Eu não tenho a menor idéia".
O presidente respondeu: "Ele estava me perguntando mais cedo sobre o discurso de Lincoln, o discurso de Gettysburg".
Bons instintos. Eles entraram no Quarto Lincoln, e lá estava eu, desmaiado, com a cabeça no peito de Abraham Lincoln, em sua própria cama. "Adormecer no conforto de nossas liberdades", enquanto eu girava depois.
O presidente me acordou e, quando me virei, tentei rir tanto quanto ele e Ali. Ele nem por um minuto acredita que eu tenho essa alergia. Ele acha que Ali inventou isso para me cobrir. Ele diz às pessoas que pode beber comigo debaixo da mesa. Bobagem. Mas ele faz um martini forte.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...