PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

A explosiva entrevista de Bono para o The New Yorker Times - 2° Parte


Esta é outra pergunta sobre como a música mudou e onde o U2 se encaixa. Então, há uma música sua muito significativa chamada "Kite". No meio disso, você atinge essa grande nota alta, e nessa nota se ouve toda uma maneira de sentir sobre o mundo e o lugar da música nele que praticamente desapareceu na música contemporânea. O que pode explicar isso? E você está ouvindo músicos mais jovens expressarem novas maneiras de sentir, que o intrigam? A pergunta é um pouco abstrata, mas acho que você entendeu.

Eu entendo. E quero dizer que li algumas entrevistas feita ao longo dos anos, e acontece que a curiosidade não está apenas em celebridades. A chegada ao por que de lados diferentes é porque há algo acontecendo. O "algo" é a pergunta que está tentando descobrir. É interessante tentar descobrir o que é esse algo com o U2, porque nunca falamos sobre isso. É mais fácil falar de política e da minha vida de ativista. Mas também escrevi o livro para tentar descobrir o que estava acontecendo com o U2. Eu queria me entender melhor, mas também queria entender melhor a banda e o lugar da banda na cultura. Queríamos que nossa música mudasse o mundo, por mais louco que pareça, e eu queria me divertir. Mas os sentimentos reais nela? Seria interessante se pudéssemos descobrir o que é isso.

Você quer que lhe diga o que há de bom no U2? 

Não, mas quais são as coisas que não são realmente escritas ou amplamente compreendidas? Alguns dos meus amigos me dizem que, em algumas partes de um show, eles desviam o olhar da banda - tenho certeza que estão entediados olhando para minha bunda gorda - e olham para o público, e eles vêem essa comunicação que nossa música oferece. Esses músicos bastante capazes que juntos se tornam muito mais do que jamais poderiam alcançar por conta própria - essa alquimia, há algo que eu adoraria entender sobre isso, que não entendo.

É impressionante que você esteja tentando convencer a uma explicação do por que o U2 é bom. 

Não, eu não queria isso. Desculpe! A descoberta de que sou tão raso como eu sou!

No livro, você diz que tem uma "necessidade de ser amado em grande escala". Acho que você está me dando um vislumbre em primeira mão. Mas eu vou te dar o seu mérito. É o óbvio: a força das melodias, o som distinto da banda, a comunicação com o público que seus amigos veem. A única outra coisa – isso talvez seja piegas, mas existe um termo irlandês, yarragh, e meio que significa quando um cantor pode ir além de si mesmo. 

A verdadeira resposta à essa pergunta é a própria música. E também porque fui transformado em um lambedor. Bem, isso é útil. Deixe-me voltar ao curso. A pergunta era o que estou pegando da nova safra de músicos.

Sim, você disse que o U2 queria mudar o mundo. Duvido que muitos jovens astros do pop ou do rock acreditem que mudar o mundo através da música seja possível ou mesmo necessariamente desejável. O que você acha? 

O que aconteceu com The Clash e com o punk rock foi que tínhamos a sensação de que o mundo era maleável. Que você poderia chutá-lo para dar forma e seduzi-lo. Esse sentimento pode não existir mais. Mas ouça Kendrick Lamar. Ele vê a mudança como uma força espiritual e não política, e acha que a política seguirá o espírito. Ou há uma revolução musical na intimidade que começou com Billie Eilish. Para a geração que ouviu música apenas em fones de ouvido, a intimidade é o novo punk rock. Essas músicas dessa jovem chegam e estão quase perfeitamente formadas e é como se viessem de outro lugar. Então você pensa, bem, isso não está ligado ao desejo de mudar o mundo. Sim, é isso. Essa família é esperta o suficiente para não querer fazer propaganda sobre isso. Há idealismo surgindo, mas é fácil zombar nestes tempos. Então as pessoas vão, eu não quero entrar nisso porque eu vou levar um chute certeiro. Suponho que o irlandes em mim é que estou pronto para o chute. Eu fico argumentativo, e eu gosto muito disso. Faz parte de estar totalmente atento às possibilidades do dia. O que eu amei no rock 'n' roll quando entrei nele foi essa sensação de possibilidade. Sim, vamos beber doses de uísque no caminho de volta do club para casa. E sim, vamos falar sobre política. E sim, vamos flertar com garotas. Isso se chama estar vivo. A ideia de que você tem que possuir apenas uma dessas coisas parece uma limitação real.

Você disse que esteve no telefone com o Edge sobre novas músicas. Vocês normalmente passam alguns anos entre gravar e lançar álbuns. Gravar com tanta frequência não torna a busca de inspiração, esses momentos de magia, mais difícil do que se você estivesse criando com mais frequência? Ou tornar mais fácil voltar atrás em velhos hábitos?

Sim é a resposta, e tem que mudar. Na mente de Jeová estava, eu te dei um violão e você não pratica essas escalas e está vagando pelo deserto? Você está correndo por aí, e agora você está querendo milagres? Me dá um tempo! Mas agora o sentimento do Edge e meu de composição juntos está em um nível muito alto. Meu telefone aqui está cheio de músicas novas. Ficamos tentados a lançar elas - fora da competição. Mas sentimos que o material era tão bom que merecia tempo para garantir que as pessoas ouvissem sobre eles, bem como os ouvissem. Quando estamos na sala junto com Larry e Adam, é ótimo. Estou animado. Eu vou mostrar uma aqui. Esta é ótima. Honestamente, há cerca de 20 delas finalizadas. Esta é a minha favorita no momento. Ah, é tão emocionante!

Você vai tocar sua nova música no seu telefone? Isso vai ser estranho. Mas, claro, vamos. 

Sim! Chama-se "The Bard's Last Breath". Estamos quase terminando este álbum chamado 'Songs Of Ascent', que não iremos lançar ainda. Vamos lançar um álbum de rock 'n' roll. Então não vamos lançar essa ainda, mas estou dizendo que é incrível. 

[Bono toca a música de seu telefone, cantando junto com seus próprios vocais gravados]: "It’s a matter of degrees, but the bard was never pleased to wake up in the morning/And he said, 'Rise, rise, the sun will rise and will set. It will rise, rise, and it hurries to forget'. He said, 'Rise! Rise! All are leaving just not yet'. He said, 'Rise! Rise! With his very last breath'." 

É pura alegria. Eu vou tocar mais uma. É incrível. Chama-se "Smile".

Estamos falando sobre sua personalidade, que veio daquela pergunta semi-cética para você sobre inspiração, e sua resposta de alguma forma envolve me deixar com vergonha ao tocar sua nova música enquanto você canta junto? 

Não! Não fique com vergonha! Essa se chama "Smile". É uma coisa muito legal, estilo Beatles. [Bono novamente toca a música de seu telefone, cantando junto com seus próprios vocais gravados] [Uma parte de guitarra entra] Edge! É estilo o pop adocicado de 'Rubber Soul', não é?

Parecem músicas do U2. Elas soam como músicas do U2? 

Mas a composição está lá, você vê.

Então você tinha um álbum inteiro do U2 que foi descartado? 

Não foi descartado, apenas estamos segurandi. Chama-se 'Songs Of Ascent'.

E você decidiu que um álbum mais energizado fazia mais sentido? 

Um álbum de guitarra barulhento, intransigente e irracional. Em meio a essa irracionalidade, é provável que eu faça bom uso de parte de mim, a raiva que não foi controlada. Enquanto estou, com este livro, tentando fazer as pazes comigo mesmo e com meu criador, não tenho a intenção de fazer as pazes com o mundo. Isso não está na agenda. Gosto de pensar que tenho a liberdade de ser o que quiser. Minha raiva pela desigualdade se concentrou em uma comunidade longe de casa. Você sabe, você tem que escolher suas lutas.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...