PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

A explosiva entrevista de Bono para o The New Yorker Times - 3° Parte


Vamos voltar ao livro. Há algumas coisas para serem perguntadas. 

Nós os chamamos de momentos "huh" nas músicas. Nós não queremos um momento huh porque momentos huh te tiram da música.

Tudo bem, então o primeiro momento "huh" é quando você está falando sobre George W. Bush, e você diz que acredita que ele próprio teria lutado na guerra do Iraque se tivesse que fazê-lo. Isso é um pouco difícil de engolir, já que a guerra começou sob pretextos duvidosos.

E que ele não tinha ido para o Vietnã. Acredito que ele estava convencido de que invadir o Iraque era a coisa certa a fazer, e talvez eu tenha exagerado em seu nome. Mas é shakespeariano observar, como vi em primeira mão, suas pinturas de guerreiros feridos. Eu vi a vulnerabilidade deles gritando com ele na tela. Acho que ele foi sincero sobre suas intenções, embora, a meu ver, mal concebidas. O que me oponho é a caricatura fácil de pensar que foi feito para o petróleo, o enriquecimento de seus amigos no clube de golfe. Não acho que George Bush dê a mínima para seus amigos no clube de golfe.

Aqui está outra: você está escrevendo sobre Rupert Murdoch, e você levanta a questão sobre o que você pensa da moralidade dele e depois nunca responde. Por que não?

Eu estava me referindo a esse momento específico. Ajuda se você está pedindo às pessoas que venham em auxílio de centenas de milhares pessoas que elas não conhecem, talvez até milhões, para não chamá-las pelos nomes. Você deixa de lado seus próprios preconceitos. Você não precisa concordar em tudo, mas a única coisa com a qual concorda é importante o suficiente.

Parece meio que uma gentileza desnecessária dos ricos e poderosos, o que acho difícil de aceitar. 

Eu também. Eu também.

Admitindo os preconceitos aqui. Quando se vê bilionários, há uma inclinação a vê-los como problemas sistêmicos. E acho que quando você os vê, fica inclinado a vê-los como soluções. Então, quando se lê a adulação em 'Surrender' para Bill e Melinda Gates e Warren Buffett e Steve Jobs e assim por diante, sem acenar para a noção de que o poder e a influência dessas pessoas podem ser o sintoma de um sistema profundamente quebrado, faz pensar se você, o fã de punk-rock da Cedarwood Road, pode ver esse lado das coisas ou se acabou de se tornar um homem de Davos.

Ah, isso dói. Estou incomodando? Não quero incomodar. OK, é provável que eu tenha perdido de vista a questão da desigualdade dentro de nossos próprios países enquanto estou estudando a desigualdade em nível global. Talvez se eu não estivesse tão envolvido na defesa do projeto que é vagamente descrito como globalização, e porque eu entendo como isso reduziu a lacuna da desigualdade no mundo mais amplo – suponho que não sou tão lido sobre isso. Algumas das pessoas que são descritas são pessoas que disponibilizaram recursos não apenas para ONE ou (RED) e tentam entender a loucura de seu dinheiro da melhor maneira possível. Mas o projeto de globalização é muito complicado. Na Irlanda, a globalização ajudou a tirar nosso país do desespero e da extrema pobreza. Difícil para mim ficar com raiva disso. Uma ativista da AIDS que conheço chamada Agnes Nyyamayarwo — a conheci há 20 anos. Tivemos uma reunião e estávamos falando sobre como era para os profissionais de saúde distribuir os resultados dos testes de HIV e saber que era uma sentença de morte. Para as pessoas que crescem em extrema pobreza no mundo em desenvolvimento, não há diferença entre nossas contas bancárias. É tipo, vocês dois têm água, vocês têm calor.

A última, não do seu livro, mas do Jared Kushner. Aparentemente ele escreveu sobre estar com você e Ivanka e Billy Joel e os Murdochs na França. Do ponto de vista puramente social, logístico, como surge uma situação como essa? Existe algum Bat-Sinal de pessoa rica que sobe, e quem vê é como, "Vamos lá". O que todos vocês têm em comum além de riqueza ou celebridade? Ou isso é suficiente para passar por um almoço ou algo assim? Talvez eu seja apenas anti-social. 

Eu transgredi todas as linhas liberais, mas por causa disso, posso dizer que não me lembro de Jared Kushner ou Ivanka? Não tenho memória deles. E a razão pela qual não me lembro de eles estarem lá é porque foi uma grande reunião depois de uma reunião do conselho da ONE. O objetivo declarado era encontrar conservadores e trazê-los para a coisa. Agora, isso foi antes de Rupert Murdoch ser oficialmente mau. Ele havia se comportado muito mal, mas naquele momento não havia tentado desmantelar a democracia. Não me lembro dessas outras pessoas, mas foi a coisa certa a fazer.

Voltemos à música. É claro que 'POP' foi um beco sem saída conceitual para o U2 e que a banda se encontrou novamente em 'All That You Can't Leave Behind' e depois consolidou isso com 'How To Dismantle An Atomic Bomb'. Reencontrar-se também foi uma forma de contenção criativa? Porque há uma sensação de que, desde então, vocês estão relutantes em mexer com o estilo clássico do U2.

Bem, 'No Line On The Horizon' veio depois disso. Sonoramente é um álbum bastante experimental – e em termos de composição. "Moment Of Surrender" é a melhor música dessa e talvez daquela década. Mas o vírus do rock progressivo se infiltrou.

Rock progressivo é bom.

Todos nós cometemos erros. O vírus do rock progressivo entrou e precisávamos de uma vacina. A disciplina de nossas composições, a coisa que fazia o U2 – melodia de primeira linha, pensamentos claros – tinha ido embora. Com a banda, eu estava tipo, não é isso que fazemos, e só podemos fazer essas coisas experimentais se tivermos as habilidades de composição. Então fomos para a escola de composição, e estamos de volta e estamos bem! Nesses dois álbuns, 'Songs Of Innocence' e 'Songs Of Experience', nossas composições voltaram. Agora precisamos colocar o poder de fogo do rock 'n' roll de volta. Eu não sei quem estará fazendo a porra do nosso álbum de rock 'n' roll. Você quase quer um AC/DC, você quer Mutt Lange. A abordagem. Disciplina. A disciplina de composição. Isso é o que queremos.

Perto do final do livro, você escreve sobre rendição e como é um conceito que você está começando a entender. Como essa compreensão aparece em sua vida?

Não é um conceito natural para alguns de nós. Ainda me escapa. Estando em uma banda, você tem que se render um ao outro. No meu casamento é a mesma coisa. Você tem que chegar a esse ponto de entrega, para sublimar seus próprios desejos de sucesso.

Dá pra entender as implicações da palavra. Mas como você, Bono, se rendeu? 

Ainda é cedo. Escrevi o livro para tentar argumentar que uma vida é o ato criativo. A grande tela são todas as coisas que você faz com essa vida. Então cheguei a um ponto em que pensei, tudo o que quero é escrever a grande música e ser cantado por ela, porque é quando você se rende. Para mim, esse é o enunciado divino: a música pop. Eu não ficaria surpreso se o U2 fizesse o melhor álbum de sua vida nos próximos anos. Não porque o mundo precisa, mas porque a banda precisa. Essa é uma ótima razão para entrar no estúdio. Não está separado de querer se comunicar ou se conectar – porque você acreditava no grande rock 'n' roll dos 45 RPM. Eles mudaram vidas. Eu ainda acredito que eles podem.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...