PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 19 de março de 2018

Revelações sobre o momento exato em que o The Hype foi transformado em U2 em um concurso em Limerick



Michael McNamara - Limerick Leader

Há 40 anos, no momento exato em que o The Hype foi transformado em U2 em um concurso em Limerick, o DJ Micky Mac estava lá como mestre de cerimônias. O resto é história.


Este domingo marca o 40º aniversário do momento que Adam Clayton descreveu como "o momento exato em que nos tornamos o U2" em um evento no Stella Ballroom em Limerick.
O Pop 78 foi uma competição como parte da Semana Cívica de Limerick para encontrar a banda irlandesa mais promissora. Foi realizada em 18 de março de 1978, no Stella Ballroom e foi patrocinado pela CBS, Harp Lager e Evening Press. Fui convidado pelo coordenador PJ Power para ser o mestre das cerimônias do evento.
Participaram 37 bandas de todo o país. Após as apresentações, o número de bandas foi reduzido para sete para a final. Eu estava bastante animado por me pedirem para ser o mestre das cerimônias porque um dos juízes era o lendário produtor de rádio, Billy Wall, que naquela época produzia o programa Gay Byrne Hour no rádio e tinha sido meu primeiro chefe na 2FM. Outros juízes foram Jackie Hayden, da CBS Records, Paul O'Brien, presidente da Limerick Chamber Junior que organizou o evento e Colm Clarke da Guinness.
Meu trabalho era apresentar cada banda, os juízes e manter a competição fluindo. Era uma noite de sábado amargamente fria, escura e chuvosa, em março, quando cheguei ao Stella Ballroom na rua Shannon. Fui bastante cedo para poder conhecer as bandas e fazer algumas pesquisas antes do show começar. Eu estava esperando um bom público, até mesmo filas, já Limerick tinha uma cena musical muito animada. Estava bastante tranquilo faltando uma hora para o início do evento e eu perguntei: "o que está acontecendo?"
Todas as bandas haviam chegado e estavam vagando pelos vestiários. Eu escutei uma mistura de sotaques e falei com o líder de cada banda para me informar sobre elas. Village Of Limerick, que eu sabia que era um dos favoritos, a única banda só de garotas na competição, Harmony Of Tallaght e East Coast Angels chamaram minha atenção com outras bandas de todos os cantos.
Enquanto passava de banda para banda, encontrei o The Hype. Eles eram Larry Mullen, de 16 anos, de Artane, Dave Evans, também 16, de Malahide, Adam Clayton, 18, um estudante de Leaving Cert e seu guru de 17 anos, Paul Hewson, de Ballymun, que também estava nos exames de Leaving.
"Ei, nós entramos como The Hype, mas agora nos chamamos U2", Bono disse com grande confiança. Olhei e disse: "U2 não é um grande nome, se não se importa que eu lhe diga isso."
Olhando para trás, eu acho que eu não estava legal, porque naquela manhã me disseram que eu tinha que apresentar um show na RTE Radio.
Os quatro meninos viajaram de trem e Larry Mullen conta na biografia autorizada da banda, U2 By U2 , que ele e seu pai quase perderam a competição. Um grupo de amigos se juntaram à eles para apoiar. Bono disse: "Foi muito emocionante estar em um trem com seus amigos indo a algum lugar para tocar na frente do negócio da música. Era rock n roll."
A competição estava marcada para começar às 20:00 - e não havia mais de 40 pessoas no local. Lembro-me de que a imprensa local não ficou impressionada quando o evento foi patrocinado e promovido pela Evening Press, e eu não culpo os jornais de Limerick por não dar suporte ou divulgá-lo. Lembro-me de dizer para PJ Power: vamos esperar chegar mais pessoas?
Com um público de cerca de 60 pessoas e juízes, o show começou. The Edge mais tarde admitiu que o U2 esperava que fosse uma sofrível batalha de amadores. E ele continuou: "uma vez que começou, era óbvio que o calibre do talento era de qualidade muito maior do que esperávamos".
Quando o The Hype / U2 foi apresentado, eles tiveram uma enorme recepção de muitos de seus amigos que viajaram de Dublin. Além disso, lembro-me de falar com o pai de Adam Clayton, que era um piloto da Air Lingus, e que estava na platéia.
Muitas vezes me perguntam como eles soaram naquela noite há 40 anos. Para colocar esse momento no contexto, "Rivers Of Babylon" de Boney M estava no topo das paradas e a jovem Irlanda já estava cansada. The Boomtown Rats estavam nas paradas com "Looking After Number One", uma revolução pós-discoteca estava se desenvolvendo no pop. O U2 naquela noite de fé soou diretamente conectado, particularmente com a confiança de Bono e a maneira como ele apresentou suas músicas. Ele olhou e se moveu como Rod Stewart, vestindo uma camisa cinzenta, enquanto os outros meninos tocavam com competência. Além disso, lembro-me do som incrível do baixo que Adam levou naquela noite, apesar do som naquela grande sala ficar tão vazio - você pode imaginar o eco em um recinto que geralmente atraia 800 dançarinos.
Parece haver alguma incerteza sobre o que eles tocaram na competição. Tanto quanto eu sei, todas as músicas foram peças originais - e o consenso é que eles interpretaram "Street Missions", "The TV Song" e "Life On A Distant Planet".
Depois de todas as bandas terem tocado, os juízes entraram em um conclave, e o futuro do U2 se juntou aos aproximadamente 18 fãs que haviam viajado de Dublin. Posso lembrar que Don O'Connor da banda Reform estava no público, bem como o DJ Nicky Woulfe. O resto do público eram fãs das outras bandas. Lembro-me de que um músico de uma banda de casamento local se aproximou de mim para me dizer que ele acompanhou Bono cantando em um casamento em que ele estava tocando no Limerick Inn na semana anterior à competição, onde ele cantou algumas músicas de rock and roll. Isso era verdade, já que o irmão de Bono, Norman Hewson, tinha se casado com uma jovem de Castleconnell na Igreja Monaleen uma semana antes.
Tive o privilégio de pedir a Jackie Hayden da CBS que anunciasse que o U2 ganhara a competição e seus fãs simplesmente explodiram em felicidade. Jackie fez referência à óbvia falta de ensaios e felicitou os vencedores, dizendo que esperava que um dia eles conseguissem o mesmo sucesso que o Reform.
Adam Clayton disse que era como ganhar na loteria - £ 500 como prêmio (lembre-se, era 1978) e um teste de gravação com a CBS - ele lembra de ter agarrado a cadeira na frente dele e com toda a emoção acertar o pé de seu pai. Edge saltou no ar - ele estava sentado com um amigo, pois estava convencido de que não ganharia.
Eu apresentei o prefeito Frank Prendergast que entregou o troféu. Em segundo lugar, ficou a banda Rockster de Dublin, enquanto a excelente Village Of Limerick terminou em terceiro lugar. Nenhum de nós sabia o quão importante e histórico era esse momento. O U2 ganhou essa competição em um momento em que reconheceram o quão importante era ter fé em seu projeto.
Após o concerto, as celebrações foram bastante moderadas, uma vez que os meninos eram menores de idade e não podiam participar do Festival Club no Royal George Hotel, onde eu era o DJ no Fernando's Night Club. Eles ficaram no Royal George, foram ao Wimpy Bar e voltaram para seus aposentos onde ficaram acordados a noite toda. Esperando o trem na manhã seguinte, foram para Furderland em Arthur's Quay como convidados da família Bird e Adam foi buscar o cheque com seu pai para mantê-lo seguro.
Olhando para trás, estou surpreso de como esse evento, que o U2 reconhece como tão significativo, passou despercebido. Naquela época, a música pop e rock não era transmitida através de rádios irlandesas e era ignorada pela TV. Tanto quanto eu sei, o concerto não foi gravado nem filmado, então não há registros disso. Ganhar o Pop 78 foi fundamental para lançar a carreira da maior banda de rock do mundo. Algumas semanas depois, o U2 reservou o Keystone Studios em Dublin para audição para cumprir o acordo com a CBS. Pelo que eu ouvi, essa sessão foi desafiadora para eles - eles estavam muito nervosos e só queriam gravar duas ou três faixas. A CBS queria que eles fizessem sete ou oito. O resto é história.
Muitas vezes penso que, se o Prefeito Prendergast e a PJ Power não tivessem a previsão de incluir o Pop 78 na semana do festival em Limerick, que geralmente tinha competições de vozes clássicas e tradicionais, o U2 talvez nunca tivesse dado seu salto. Fui nocauteado quando ouvi as primeiras demos de "Boy-Girl", "Stories For Boys" e "Out Of Control", e eu me perguntei se isso teria acontecido tão rápido se eles não tivessem ganhado em Limerick.

Michael McNamara ou Micky Mac é um ex-DJ da 2FM
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...