PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 8 de março de 2018

A Entrevista: Bono sobre Mick Jagger e o The Rolling Stones - Parte II


Em 2013, para marcar o 70º aniversário de seu amigo Mick Jagger, Bono falou com o jornalista Martin Scholz para a Welt am Sonntag da Alemanha.
A dupla teve uma conversa de grande alcance que variou de como Bono conheceu Mick, para a contínua influência do The Rolling Stones e Martin gentilmente concordou em traduzir a entrevista em inglês para o site U2.COM

Die Welt: Em 2009, você tocou "Gimme Shelter" com o U2 e Mick Jagger no Madison Square Garden, um lugar onde você já caiu no sono ao ver os Stones...

Nós nos apresentamos com ele no 25º aniversário do Rock'n'Roll Hall Of Fame. Não apenas com ele, mas também com outros artistas que temos admirado por um longo tempo, Patti Smith e Bruce Springsteen, por exemplo. Eu acho que nós encontramos um novo sentimento para "Gimme Shelter" naquela noite, quase um sentimento marroquino. Estou muito satisfeito com isso e aliviado por termos acertado, porque estávamos tão cansados naquela noite. Não dormia há dias. Antes de chegarmos lá tínhamos acabado a primeira etapa da nossa turnê mundial, estávamos todos incrivelmente cansados.

Die Welt: Parece que há sempre algum tipo de cansaço envolvido se você estiver na mesma Arena com Mick Jagger.

O cansaço e exaustão de repente desapareceram, no momento em que ele se juntou a nós no palco. Mas isso é quase um eufemismo: nós já tínhamos começado com a música, quando me virei e vi como ele emergiu da escuridão na parte de trás do palco, um turbilhão, um furacão, movendo-se diretamente em minha direção.

Die Welt: O que passou pela sua cabeça naquele momento? "Eu vou ter que vir com algo espetacular também?"

Não, no começo eu estava um pouco perplexo, então eu instintivamente fui para o outro lado do palco e pensei, ele tem que ter isso. 'O palco é todo seu'.

Die Welt: Parecia um pouco como se um tigre e um leão fossem colocados juntos em uma arena de circo, quando os espectadores assistiriam hipnotizados e se perguntariam qual dos predadores usaria suas patas primeiro.

Tudo o que fiz foi tentar sair do caminho dele. Naquela noite eu não me considero um parceiro de dueto dele, mais como seu apoio que queria servi-lo. Eu queria estar lá para fazer isso acontecer para ele. Mas quem sabe, se eu tivesse dormido um pouco mais eu poderia ter pisado um pouco mais perto da frente do palco, mesmo em sua presença. Ouça. Se você ficar no mesmo palco que Mick Jagger só há uma coisa que você não deve fazer: dançar.

Die Welt: Bem, o que você deve fazer em vez disso?

Basta ficar parado, não se mexer muito, o melhor é ficar parado. Foi peculiar e maravilhoso para ficar lá, cantar sua canção com ele, e ser capaz de vê-lo tão perto.

Die Welt: Quando você está falando sobre este encontro você soa como uma mistura entre fã e etnólogo. Na verdade você é você mesmo um dervixe no palco, que é capaz de mover milhares de fãs com uma mexida de sua mão. Isso é repentino quando Mick Jagger está ao seu lado?

Naquele momento eu realmente esqueci de minha performance. Estava ali parado a observando ele. E eu realmente gostei disso. Mick Jagger adora dançar. E não só no palco. Eu estive com ele algumas vezes, em clubes. No momento em que chegamos, ele já estava dançando, com quem estava por perto. Ele é sempre muito desinibido em tais momentos. Eu também estive com ele antes dele ir para o palco, quando ele estava dançando com sua filha. Antes de ir para estes grandes palcos ele começa a cantar, ele tem que dar um passo para dentro dessa outra pessoa que compartilha o mesmo nome dele: Mick Jagger. Mas não é ele. É como um "ele", um alter ego. Ele tem que entrar na pele deste alter ego. E o jeito que ele faz isso é dançando. Ele dança com ele mesmo naquele lugar.

Die Welt: Como um xamã?

Sim, é muito xamã, e muito poderoso.

Die Welt: O que é Mick Jagger para você? Um amigo, uma espécie de figura de tio ou mais uma espécie de Yoda, o velho Jedi dos filmes Star Wars, que, apesar de sua idade, ainda é mais forte e poderoso do que todos os seus aprendizes?

Eu diria que mudei de fã para amigo e voltei novamente para fã. Eu também estou contente per ser os dois. O que o Mick alcançou é monumental, tanto como compositor como showman. Quando eu digo showman eu quero dizer que, no sentido de tanto construir um show e estar no show também, como um artista que move seu público. Estou admirado com o que ele fez. O que eu aprecio sobre ele como uma pessoa privada é que ele é muito franco, ele não fala muito sobre si mesmo, ele não é um homem narcisista.

Die Welt: Sério?

Posso imaginar que isso pode ser uma surpresa para você. Mas o Mick Jagger não é um narcisista, de um modo geral. A vaidade de um artista, o profissional é diferente. Não é quem ele é como uma pessoa privada. Como um homem ele não fala muito sobre si mesmo, ele é um bom ouvinte, está mais interessado em você e o que está acontecendo em sua vida. Quanto mais o conhecia, mais o admirava, porque percebi a profundidade que ele tem. Em seu último álbum solo houve uma canção notável, eu não consigo lembrar o título agora, ele disse algo como 'Deus me deu tudo que eu quero...'

Die Welt: '... Eu vou dar tudo para você'.

Exatamente, é a música mais notável, porque é bastante reveladora eu acho. Gravamos uma música juntos para um álbum, chamava-se "Joy". Eu estava em turnê com o U2 durante esse tempo, então Mick Jagger viajou para Colonia, onde estávamos tocando. E foi onde gravei aquela canção, num hotel muito bom, que era mais como um castelo, em algum na floresta que cercava Colonia.

Die Welt: Você aprendeu alguma coisa com Mick Jagger?

Ele me mostrou como desafiar a gravidade e que é importante manter o nariz do avião para cima.

Die Welt: Você tem sido um bom aluno de Mick Jagger, na medida em que o lado do negócio das coisas está em causa. A última turnê do U2 foi, segundo a Billboard, a maior turnê de todos os tempos com US $793 milhões e 7,1 milhões de espectadores. Você tem ofuscado os Stones que arrecadaram $558m em sua última turnê. Como essa rivalidade, essa ambição de apresentar de novo o maior show da terra, influenciou sua amizade com Mick Jagger?

Apenas em um nível de humor. Se você montar grandes shows, as pessoas entendem agora, melhor do que alguns anos atrás, que você está gastando o dinheiro com eles. Os custos de produção elevados são investimentos no público, porque você quer certificar-se de que eles ganham algo gastando seu dinheiro.

Die Welt: Para alguns observadores a competição entre os Stones e U2 parecia quase como uma corrida armamentista. Quando os Stones trouxeram uma gigantesca serpente de aço cuspindo fogo em seu palco, o U2 depois veio com um limão gigante, que levava para um mini palco no meio do público. O rock'n'roll para grandes multidões precisa de tais elementos?

Eu estive no fundo da pista de alguns shows de festivais, onde eu não podia ver nada, não havia nada acontecendo, e eu só ouvia um pouco da música. Isso não é uma experiência boa o suficiente para mim, para ir a um show ao ar livre. Grandes shows como dos Stones e U2 têm um custo fodido. E isso significa que você vai para casa com menos para si mesmo e entrega mais aos seus fãs.

Die Welt: Qual é o seu comentário sobre o debate sobre os preços muito elevados dos ingressos para a atual turnê dos Stones? Os preços tão elevados de mais de $600 chocou até mesmo os fãs mais devotos dos Stones, de modo que um monte de lugares não foram vendidos e a banda mais tarde reduziu os valores.

Para ser honesto, não ouvi falar disso até agora.

Die Welt: Sério?

Estou um pouco fora de contato com o resto do mundo no momento, estou em um grande buraco negro com o U2, como estamos ocupados trabalhando em nosso próximo álbum. Ainda não sabemos quando vai sair. Pode ser finalizado nas próximas semanas, talvez no final do ano. Estamos apenas perdidos nele, e nós certamente não queremos acordar fora disto até que o sonho esteja feito. Mas para voltar aos Stones e U2 mais uma vez, Mick foi a um dos nossos shows na Popmart na década de 90, em que o Limão que você acabou de mencionar foi usado. A Popmart até hoje ainda é um dos meus shows favoritos do U2. Após o concerto, Mick Jagger virou-se para o nosso empresário Paul McGuinness e disse: 'bem, isso é um pouco como Star Wars, não é?'

Die Welt: Isso foi um elogio?

Bem, ele não quis dizer o filme de ficção científica. Ele estava se referindo aos foguetes espaciais que Reagan uma vez quis montar, para proteger os EUA contra o antigo Império do Mal, a URSS.

Die Welt: Você fica nervoso quando, você sabe, Mick Jagger está de pé ao lado do palco e observando você?

Pode apostar. Também fico empolgado. Você quer estar em seu jogo se Jagger está por perto, você não quer estar fora de seu jogo. Eu quero ser tão bom quanto eu posso ser, com certeza.

Die Welt: Quando, em um prêmio da MTV, Mick Jagger lhe entregou um prêmio para o seu trabalho humanitário, ele estava ironicamente se referindo a você como um Jesus, perguntando se você também foi capaz de andar sobre a água ("Walk To The Water", b side do U2). Fazer tais observações o irritou?

Não. Acho que ele entende, ele sabe que não é postura. Ele também sabe que eu levo a luta contra a extrema pobreza extremamente à sério, e que temos realmente lutado contra as coisas com a nossa organização One e em conjunto com outras ONG's. Ele também entende a caricatura que eu me tornei aos olhos do público por causa do meu trabalho na campanha. Mas como ele mesmo foi uma caricatura, ele sabe o quanto uma caricatura pode ser enganosa.

Die Welt: O fotógrafo Anton Corbijn tem muitas vezes tirado fotos de você e de Mick Jagger - e mostrou retratos incomuns de vocês dois. Uma vez que ele retratou o Jagger e você vestido de mulher. O que ele tentou revelar? Até mesmo os artistas com testosterona têm um lado feminino?

Se é isso que você vê nele. Mais importante do que essas fotos são as fotos com máscaras que Anton tirou tanto dos Stones quanto do U2. Adoro estas fotos dos Stones usando máscaras. Na verdade, não me importei que parecesse muito com a nossa sessão em Santa Cruz para a capa de 'Achtung Baby'.

Die Welt: Se deixarmos de lado os recordes de turnês, os shows gigantescos, o que é que conecta Mick Jagger e você, Stones e U2?

Robert Hilburn, o grande crítico musical do Los Angeles Times, uma vez tratou desta questão e chegou à seguinte conclusão. Ele disse que os Rolling Stones fazem você se sentir muito bem sobre quem você é o U2 faz você se sentir muito bem sobre a pessoa que você está ao lado (risos). Foi uma visão engraçada. Os Stones e U2, nós dois gostamos do grande carnaval, nós colocamos a morte e ressurreição nos shows. Jagger e eu, somos xamãs, somos showman.

Die Welt: Você já tem uma ideia para um presente que você gostaria de dar-lhe no seu 70 º aniversário?

Eu gostaria de vê-lo no dia, e eu espero que eu faça isso. No que me diz respeito, no seu 70 º aniversário, eu carregaria seu case de guitarra. Uma vez fui convidado para uma de suas festas de aniversário, deve ter sido seu aniversário de 50 ou 55 anos, não me lembro exatamente. Mas eu me lembro do lugar, foi no sul da França, na casa de Johnny Pigozzi.

Die Welt: O empresário francês e colecionador de arte.

Sim. Na festa havia um bando de trovadores. Eu fui tolo o suficiente para participar por um momento e cantar com eles. Eu não sei mais quem mais se juntou a mim, mas eu cantei uma versão morta em câmera lenta de "Satisfaction". Foi provavelmente a versão mais lenta que já foi tocada dessa música: ' I.... caaaaaannnnnnn't geeeet no.... '

Die Welt: Essa é provavelmente uma boa maneira de cantá-la quando você tem 90 anos.

Foi uma coisa muito engraçada, e Mick também se juntou a mim nesta versão em câmera lenta. Foi uma ocasião memorável, por muitas razões.

Die Welt: O que mais aconteceu?

Naquela ocasião eu também percebi o quão antiquado e tradicional Michael Philip Jagger é. Por acaso eu testemunhei uma conversa entre ele e Jerry Hall, que estava ficando acalorado sobre a questão se um namorado de uma de suas filhas poderia passar a noite lá. Achei maravilhoso, a coisa mais linda que já ouvi. Estas duas pessoas estavam lá e conversando como qualquer outros pais em tais momentos, os melhores pais do mundo. Como eu conheci Mick ao longo dos anos, eu percebi que quando se trata de coisas muito importantes, como a família e seus filhos, ele é muito old school, muito rigoroso, muito inglês. É simplesmente adorável.

Die Welt: Os Stones têm escrito um monte de músicas sobre envelhecer ou sobre a passagem do tempo. 'Que saco é ficar velho', cantou Jagger em "Mother's Little Helper", mais tarde "Time Is On My Side" e então 'o tempo não espera por ninguém'. Qual dessas músicas melhor se adequa a ter 70 anos de idade, do jeito que você o conhece?

Eu diria que "Time Is On My Side" acaba por ser um enunciado muito profético. Ninguém sabia que haveria tanto tempo do lado dele. Ele próprio não poderia ter sabido que haveria tanto tempo em seu lado. É interessante que os heróis dos Rolling Stones eram todos os caras mais velhos, velhos músicos negros de blues, que é um anacronismo interessante desde que eles eram jovens rapazes brancos. Parece que eles de alguma forma completaram o círculo. Cada cicatriz, cada contusão, cada linha em seu rosto, cada cabelo grisalho apenas os torna melhores, tanto quanto eu estou preocupado. E eu sou tão grato e todos nós devemos ser gratos que estivemos, que estamos, tanto tempo do seu lado.

Die Welt: Alguma vez você já contou para Mick Jagger que você adormeceu em um de seus shows?

Não, o que você acha? Eu tento não contar aos colegas e aos amigos quando eu durmo durante seus concertos.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...