PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 15 de março de 2018

A história de Otto Kitsinger, que ficou famoso por suas fotos tiradas em shows do U2 no meio da multidão


Ele fracassou na fotografia no colegial, e teve que tirar todas as suas fotos do U2 no meio da multidão. Então, como é que Otto Kitsinger acabou indo para mais de 100 shows e sendo procurado por milhares de fãs on-line, bem como pela revista Rolling Stone e pelo Rock and Roll Hall of Fame, por suas fotos das performances do U2?
Em um especial para assinantes do U2.COM em 2013, Brian Draper falou com o fotógrafo que tirou algumas das fotos mais memoráveis ao vivo do U2... e Otto conta sobre algumas de suas fotos favoritas.

Como você começou a tirar fotos ao vivo do U2?

Eu comecei como um fã na multidão, e eu terminei como um fã na multidão. Eu fui a alguns dos shows da ZOOTV, mas sem uma câmera. Em seguida, na Popmart, eu levei uma câmera de plástico de $20 com filme, para obter algumas fotos do telão, para mostrar às pessoas, porque eu estava indo para muitos shows. Na época, não havia Flickr...

E não havia câmeras nos telefones.

É isso mesmo. Aconteceu de eu estar perto do trilho no B-Stage e alguém na equipe do U2 se afastou da minha frente para eu poder tirar uma foto. Apertei-lhe a mão e disse obrigado. Depois, eu encontrei esse cara de novo, e ele disse: "Se você quiser trazer uma câmera no futuro, está tudo bem - apenas sem teleobjetiva".
Então, no próximo show, eu levei a minha câmera com uma lente de 50mm, e eu tenho algumas boas fotos que eu coloquei na Internet. Eu não tinha o meu próprio nome de domínio na época, mas eu coloquei uma página das minhas fotos na minha página pessoal na internet, e eu contei isso em algumas listas de discussão ..

E...

Eu tive 24.000 visualizações de imagem no primeiro dia. Foi quando percebi que eu estava fazendo algo.
Na época não havia nada mais como aquilo na internet. Era aquilo. E assim, rapidamente todos sabiam quem eu era. Apenas aconteceu. Era apenas um site de fã.

Você era fotógrafo na época?

Não. Eu tinha ido para a escola de cinema, mas eu não era um fotógrafo. Na verdade, falhei em fotografia no ensino médio. Eu trabalho profissionalmente agora como um fotógrafo desportivo, mas eu nunca teria sonhado com isso naquela época...

Como você chegou perto o suficiente para tirar boas fotos sem um zoom? Qual é o seu segredo?

Foi pura sorte no início, quando eu conseguia ficar sentado. Eles nem sempre tinham certeza do que fazer ao redor do trilhos do B-stage até que eles o montassem, então você poderia aparecer no dia do show e se sentar bem ao lado dele. Mas também, nos tempos antes do U2.COM, se você pertencesse ao Wire (a comunidade de fãs on-line do U2), você conseguia obter um número e um adesivo, e ficar próximo...

O quanto você ficava restrito, sem um zoom?

Foi um limite que me fez pensar. A 50mm é uma lente normal. É similar a como você enxerga. Se você fotografar com uma Teleobjetiva ou uma Lente Grande Angular, eu sinto que você está chamando a atenção para esse processo e para a pessoa tirar a foto.
A foto "duas pontes" de Bono e Edge foi de fato tirada com uma lente angular mais larga, uma vez que para esse momento, de pé onde eu era capaz de ficar, tinha que ser assim. Eu tinha uma capacidade limitada para se mover. Eu estava na multidão, você não me via. Eu estava tentando deixar os momentos falarem por si próprios.
Mas os palcos eram muito bonitos. A Popmart foi uma das coisas mais legais de sempre, e para apreciar essa visão geral eu acho que você tinha que estar ali em volta de alguma maneira. Eu consegui chegar bem na frente de alguns desses shows, mas eu não gostei tanto quanto eu fiz pelo B-Stage.

Estar na multidão - em vez da grade - ajuda com a atmosfera de suas fotos?

Absolutamente. A banda está tocando com a multidão. A grade é apenas um espaço entre eles. Eu fiz algumas fotos assim, na verdade, no início da turnê Vertigo, da grade. Mas, estranhamente, senti que era melhor estar na multidão, porque é ali que está toda a energia.

Existe um estilo particular para sua fotografia?

Eu amo tirar fotos com holofotes voltando para a fonte. Parte dessa restrição de fotografar com uma 50mm é que se eu estiver fotografando o palco principal, devo preencher o clique. Mas é isso que parece quando você está na multidão. É assim que um fã veria, e eu sou fã.

Falando de holofotes, você tem uma foto clássica de Bono tirada entre dois holofotes: foi cuidadosamente planejada?

Não. Essa foto é um snapshot (registro instantâneo): o frame antes e o frame depois são de Adam no palco principal. Olhei para o meu lado, vi o momento, capturei, e olhei de volta.

E como se sentiu quando conseguiu?

Não sabia que tinha esta foto por meses! Naquela época, as resoluções do monitor não eram grandes, telas eram menores, e eu cortei os holofotes quando eu editei a foto, caso contrário, ia parecer minúscula. Eu não pensei nisso até meses depois, quando alguém me perguntou sobre isso. Eu fui atrás, dei uma olhada melhor, e pensei: "Eu tenho algo aqui!"
Uma vez que eu coloquei a imagem completa, ela decolou. Acabou numa capa de livro, e o Rock and Roll Hall of Fame imprimiu-a com 12 pés de altura.

O que suas fotos revelam, que não possamos ver, apenas assistindo um show?

Para mim, uma coisa agradável sobre as fotos de um show ao vivo é que elas podem isolar um momento e deixar você pausar e refletir sobre isso, o que você não pode fazer quando estiver lá. Afinal, um show ao vivo pode ser alucinante. Está ao seu redor, e é uma experiência muito grande. A imagem dos dois holofotes de Bono - é uma fração de segundo. Eu fiz uma pausa. É um momento tão breve, mas agora eu posso ver isso para sempre. Na verdade, é a única imagem do U2 que fica exposta na minha casa.

Você foi a 102 shows até agora. Quanto eles variam de um lugar para outro?

Eu noto que em certas cidades o público é diferente. Boston e Chicago são incríveis cidades para o U2, o que não quer dizer que as outras não sejam, mas algo acontece lá. E isso acaba refletido nas fotos algumas vezes. A foto de Bono segurando a mão de uma garota, olhando nos olhos dela, que foi tirada em Boston. Ela encontrou a foto na Internet não muito tempo depois. Ela morava na Índia e tinha ido para Boston para o show.

Pedimos-lhe para escolher algumas das suas fotos favoritas para o U2.COM. Como está o processo de seleção?

Bem, eu compartilhei 3.000 fotos on-line, então eu tive alguns problemas para decidir. Algumas podem não ser artísticas, mas elas têm uma história por trás delas. Estou feliz que as pessoas gostem delas. Mas nunca foi realmente sobre as fotos; era sobre a música, e tentar capturar isso.
Eu adorava que em cada turnê, há visuais que ninguém nunca viu antes: o palco em forma de coração na Elevation; as cortinas de vídeo com contas na Vertigo; e a garra e esta tela incrível na 360. Eu me sinto estranho comentando sobre isto; é o trabalho de uma equipe criativa incrivelmente talentosa e inovadora e todas as minhas fotos são cuidadosamente consideradas retângulos selecionados a partir desses shows.
Se eu trouxe alguma coisa para este outro momento que fosse deste enquadramento, foi timing. Mas todo o resto era trabalho de outra pessoa.

Você acabou ganhando em 2009 o Sports Illustrated Picture Of The Year. Essa grande conquista teria acontecido se aquele membro da equipe do U2 não tivesse se afastado para você tirar aquela sua foto?

Não. Há uma linha direta nisso. Toda a minha carreira vem dessas imagens. Então, obrigado por isso ...

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...