PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 9 de março de 2018

Segredos Revelados: editando o videoclipe de "One" dirigido por Phil Joanou


99 Tigers é uma agência de serviços criativos servindo as principais redes de TV da América e marcas de entretenimento.
Em 2011, o VIMEO recebeu uma notificação da Recording Industry Association Of America, uma organização sediada em Washington que representa as gravadoras nos Estados Unidos, e deletou um vídeo do U2 de "One" em 1992 no National Video Center em Nova York.


Foi então que Glenn da 99 Tigers Films escreveu no site da agência:

Sim, isso existe. VIMEO removeu o vídeo à pedido da RIAA - a organização que controla o trabalho do U2.
Parece tolice para mim. Me lembra de um certo membro da organização U2 me dizendo, quando perguntamos se tínhamos os direitos para a transmissão de imagens de TV que usamos para o concerto da ZOOTV, "Está tudo bem. Estamos roubando dos ladrões".
Vamos relembrar uma história.
O diretor de 'Rattle & Hum', Phil Joanou, ligou e disse que estava vindo para Nova York depois de estar 2 semanas na turnê de 'Achtung Baby' do U2. Ele e eu trabalhamos juntos antes em seu filme 'State Of Grace'. Agora ele estava fazendo um videoclipe para a música "One" do U2. Dois outros vídeos já haviam sido feitos, mas a administração do U2 não estava feliz com eles. Phil perguntou se eu poderia iniciar na noite de sexta-feira e trabalhar durante o fim de semana para cortar o vídeo.
Às 18:00 da sexta-feira, Phil chegou com 10 horas de imagens que ele filmou: 5 horas de Super 8 gravado na turnê, 3 horas de filmagem de performance em soundstage e 2 horas de imagens que ele havia filmado de Bono no nightclub Nell's. Conheci Phil, o empresário do U2, Paul McGuinness, e Ned O'Hanlon da Dreamchaser, a companhia de vídeo de música do U2. Eles disseram que o vídeo tinha que ser concluído na tarde de domingo para que ele pudesse ser levado para Londres para sua estréia no 'Top Of The Pops' na noite de segunda-feira.
Só a filmagem do Super 8 foi transferida para a fita. Todas as outras filmagens tiveram que ser corrigidas as cores e transferidas para a fita antes que pudéssemos iniciar a edição.
Às 18h, Bill Willig, o colorista da National, começou a transferir as filmagens. Meu assistente, Scott Harrison (um editor fantástico hoje) começou a transferir todas as imagens de cores corrigidas para mim na minha sala de edição enquanto finalizavam cada fita de uma hora de duração.
Eles terminaram a transferência por volta da 1 da manhã. Phil, Ned e Paul McGuinness me deram uma direção e disseram que voltariam de manhã para ver como estava.
Quando eu comecei a correr através da filmagem, eu percebi que nunca ia fazer no prazo se eu tentasse incorporar todas as filmagens e manter a narrativa que Phil tinha imaginado. Decidi ignorar as 3 horas de filmagens do estúdio. Eu também ignorei a narrativa. Eu decidi que a narrativa não-linear era a única maneira de conseguir fazer o vídeo à tempo.
Comecei a cortar por volta das 23:30. Eu logo percebi que a filmagem do Super 8 cortou muito bem com os takes de Bono na boate. Era uma mina de ouro de pequenos momentos que acentuava lindamente as letras. Eu decidi construir o vídeo em torno da performance de Bono e usar o Super 8 para dar suporte às letras.
Phil ligou algumas vezes naquela noite e eu expliquei o que estava tentando fazer. Ele achou uma grande ideia e me deu permissão para ir em frente e continuar.
Por volta das 11 da manhã do dia seguinte, eu tinha o primeiro minuto e meio feito. Phil e Ned vieram vê-lo. Eles ficaram muito surpresos, e animados.
Eles estavam, no entanto, preocupados como o U2 reagiria. Nunca tinha havido um videoclipe do U2 sem a banda inteira tocando juntos nele. Eu também usei uma filmagem de uma garota que não era destinada para este vídeo. Nenhum vídeo anterior do U2 tinha uma mulher interagindo com Bono.
Phil adorou. Ele nos fez fazer uma cópia de 3/4 de polegada para ele levar para Boston naquela tarde para mostrar à Bono. Ele também fez uma gravação minha em áudio, em uma fita cassete, explicando o significado de cada edição e o raciocínio por trás dele. Eles foram embora e voltamos ao trabalho.
Sábado à noite Phil ligou para dizer que estava voltando para Nova York e que Bono gostou do corte. Continuamos cortando.
Em algum momento no sábado eu acidentalmente coloquei um take de filmagem onde Bono "perdeu" uma linha da letra durante as filmagens. Ele parou de cantar e olhou para a câmera enquanto a letra continuou. Depois de voltar e assistir isso novamente, Scott e eu sentimos que realmente funcionou e ajudou a tornar o vídeo único. Quando Phil chegou naquela noite e viu, ele achou que na verdade aquilo tinha sido um erro (você pode conferir aos 2 minutos e 43 segundos do videoclipe). Depois de algum debate, ele abraçou isso e vendeu a ideia para Bono. Eles finalmente gostaram bastante da técnica que, quando filmaram o vídeo para "Wild Horses", eles fizeram o mesmo intencionalmente.
Phil, Scott e eu trabalhamos direto pela noite pela segunda vez. Pela manhã, tivemos um corte quase completo. Phil levou para mostrar à Bono, que estava em Nova York até então, e nós continuamos cortando. Quando Phil voltou com a palavra que o vídeo foi aprovado, fizemos alguns poucos ajustes, colocamos uma ficha técnica nele (eu estou listado como "Glenn O'Lazzaro" por respeito à Emerald Island) e Phil o colocou em um avião.



Tínhamos trabalhado 48 horas sem parar do início ao fim. Mais tarde, o vídeo foi pirateado perfeitamente por Ben Stiller em seu programa de TV. Ele usou nosso vídeo como base, adicionando elementos dos dois vídeos anteriores. Você pode ver "Lucky Clovers" abaixo.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...