PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 13 de março de 2018

58 Anos de Adam Clayton - Parte III


O baixista Adam Clayton completa hoje 58 anos de idade! Bono o chama de "consciência musical da empresa familiar"!

O Jazzman revela:

"Minha mãe trabalhou durante os anos 80 no comitê de angariação de fundos no St. Patrick's University Hospital e me apresentou à Dr. John Clooney. Ele disse para minha mãe: 'Se Adam quiser saber onde investir seu dinheiro, ele deve olhar para a arte'. Ele realmente sabia das coisas e me guiou e assim eu construí a minha coleção. Também conversamos sobre a taxa de suicídio entre os jovens rapazes irlandeses sendo o mais alto da Europa -ainda que a depressão e a esquizofrenia e similares são doenças tratáveis.
Para mim, o resto da banda e muitos da "geração sem esperança", a música era a nossa salvação. Gostei da ideia de continuar, de uma pequena maneira, o trabalho da minha mãe com o St. Patrick's University Hospital e, claro, eu tenho minha própria história com drogas e álcool.
Comecei a fumar e a beber quando tinha por volta de 15 anos. Toda vez que eu tinha um sentimento desconfortável ou problema, em vez de descobrir como resolvê-lo eu me auto-medicava. Cigarros e cerveja foram como eu lidei com essa depressão de baixo nível que você recebe quando adolescente, e que pode se desenvolver em algo mais sombrio, se não tratada adequadamente.
Eu experimentei uma quantidade de bullying quando criança. Eu usava óculos e era um pouco gordinho. Achei que a melhor maneira de ficar fora de problemas era tentar fazer as pessoas rirem. Que era uma espécie de minha técnica - mais tarde, mudei para ficar magro e livrar-me dos óculos.
Cheguei aqui com 5 anos de idade, que foi uma experiência muito estranha. Estávamos morando no Quênia, então eu estava acostumado com cheiros ao ar livre e do sol e falando em Swahili, que não estava no currículo da Escola Nacional de Howth! Você tinha que pedir permissão para ir ao banheiro, ou fazer qualquer coisa, em irlandês. Eu não conseguia entender. Foi um verdadeiro mistério para mim estar neste país frio, escuro e úmido. Talvez tenha sido o começo da minha depressão.
Eu acho que todo viciado se convence - e todos os outros - que algo será diferente na próxima vez. No meu caso, eu consegui beber de forma destrutiva e prejudicial para a minha saúde - mas sempre consegui fazer o show, até não poder fazer o show.
Foi na Zoo TV. Isso foi apenas um período de confusão para mim. Suponho que tenha começado com o sucesso de 'The Joshua Tree'. Olhando para trás agora, sendo tão bem sucedido, levou cerca de 10 anos para eu me acostumar.
Todo mundo diz: 'Bem, não é isso que você queria?' Mas há coisas que você não pode fazer mais. Algumas das quais eram muito importantes para mim.
Sentar-se em transportes públicos e observar as pessoas; ir em shows e não ter pessoas falando com você o tempo todo sobre sua vida na banda. Eu achei difícil estar nessa situação onde todo mundo na sala sabe mais sobre você do que você sabe sobre eles. A boa notícia é que se você tiver sorte o suficiente para se tornar bem sucedido, você pega o jeito!
Se você coloca limitações em si mesmo, você pode removê-las também. Hoje em dia, se é a maneira mais rápida de chegar em algum lugar, pego o trem em Londres ou o metrô em Nova York.
Você está na posição de sorte de trabalhar na música e começar a entreter as pessoas... Foi uma sensação horrível e você promete a si mesmo que não voltará a acontecer. Eu tive sorte - eu percebi que se eu não fizesse algo sobre meu vício eu perderia tudo. Eu ficaria sem desculpas.
Nem todo mundo entende o vício, mas meus companheiros de banda estavam começando a perceber: 'Ele não está lidando com isso muito bem'. Eu me tornei um cara muito amargo e uma pessoa que não estava cumprindo com meu potencial. Isso não é nada gracioso.
Eu estava em uma banda bem sucedida com pessoas ótimas, cujas vidas eram funcionais. Eles estavam em relações de longo prazo e criando famílias, eu os olhava e pensava: 'Qual é a diferença aqui, o que há de errado com esta foto?' Eu odiava não me sentir bem o suficiente. Eu não era muito bom em relacionamentos.
Eu só posso especular, mas eu tenho um sentimento que eu tinha uma predisposição. A primeira vez que tomei uma bebida ou droga ou tive qualquer experiência de excitação, a minha reação imediata foi: 'Eu quero fazer isso de novo, dê-me mais, o dobro!' Isso provavelmente não teria mudado se eu fosse um encanador.
Eu costumava ser muito mais liberal sobre isso. Você não quer criminalizar pessoas, mas... eu sou muito respeitoso com as drogas e eu sou muito respeitoso com o álcool e sinto que não estamos devidamente educados sobre qualquer um deles.
Esse lado sombrio estava relacionado à minha incapacidade de argumentar psicologicamente comigo mesmo. Eu trabalhei arduamente para adquirir as ferramentas para superar minhas inseguranças e baixa auto-estima. Ao contrário de 20 anos atrás, eu vou para a cama agora ansioso para o próximo dia. Minha esperança é que a 'Walk In My Shoes' quebre qualquer tabu restante em torno de problemas de saúde mental. Se as pessoas acharem que precisam de ajuda, não devem se envergonhar de pedir isso. Todo mundo deveria ter acesso gratuito e fácil ao tratamento de saúde mental."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...