PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 8 de março de 2018

A Entrevista: Bono sobre Mick Jagger e o The Rolling Stones - Parte I


Em 2013, para marcar o 70º aniversário de seu amigo Mick Jagger, Bono falou com o jornalista Martin Scholz para a Welt am Sonntag da Alemanha.
A dupla teve uma conversa de grande alcance que variou de como Bono conheceu Mick, para a contínua influência do The Rolling Stones e Martin gentilmente concordou em traduzir a entrevista em inglês para o site U2.COM

Die Welt: Bono, é verdade, que, quando jovem, você uma vez adormeceu enquanto estava em seu primeiro show dos Rolling Stones?

É verdade. Isso foi no Madison Square Garden, em Nova York. Mas não teve nada a ver com a performance dos Stones. Tinha a ver com o fato de que naquele dia eu tinha acabado de chegar em Nova York, vindo do outro lado do mundo. E durante o concerto o jet lag acabou por me colocar de joelhos, eu estava muito cansado.

Die Welt: Um concerto dos Stones em geral não está associado com o silêncio, você tem que estar bastante exausto para adormecer com todo esse barulho ao seu redor.

Mesmo se isso possa soar estranho para você, eu posso facilmente adormecer quando a música é muito alta. Uma vez eu adormeci durante um show do Sonic Youth: que não teve nada a ver com a sua música também, mas com o meu cansaço naquela noite. No que diz respeito ao concerto dos Stones no Madison Square Garden, lembro-me de que achei muito emocionante quando os vi pela primeira vez ao vivo. Eu pensei comigo mesmo: "Ok, Bill Wyman é a mãe, Charlie Watts é o pai. E então, estas três crianças indisciplinadas, Mick, Keith e Ron, correndo ao redor do palco".

Die Welt: Quando você e Mick Jagger se conheceram pela primeira vez?

Eu acredito que deve ter sido em 1983 em um estúdio de gravação em Nova York. Lembro-me que ele estava usando o que parecia ser uma espécie de jaqueta de gola da marinha e sapatos de iates. Ele era muito inglês e antiquado de uma maneira boa e tradicional. E esse Mick Jagger diante de mim era muito diferente da persona que ele é na frente de seu público. Me impressionou, essa diferença entre o seu eu privado e a persona pública. Anos mais tarde, quando nos conhecemos e nos tornamos amigos, esta discrepância muitas vezes me surpreendeu.

Die Welt: Mick Jagger terá 70 anos no dia 26 de julho. Até há pouco tempo ele esteve em turnê por várias semanas. O que passa pela sua cabeça quando você vê este homem correndo pelo palco por mais de duas horas, dançando, chacoalhando, cantando sem parar, como ele fez isso por mais de, bem, 50 anos agora?

Sabe, há muitas coisas que admiro no Mick Jagger. Ele se parece com Baryshnikov, ele é como um dançarino de balé de outra era. E ele tem um rosto muito bonito, e se torna ainda mais bonito por todas as linhas em seu rosto. Porque? Porque ele as usa tão bem. Adoro as linhas no rosto dele.

Die Welt: Por um lado, estamos acostumados ao fato de que as antigas estrelas rebeldes do rock estão ficando velhos e continuam fazendo música. Mas quanto mais velhos ficam, mais perguntas urgentes ocorrem: quanto tempo isso vai continuar? Ou, mais cínico: quando é que vão finalmente parar? E nenhum outro ícone nesse processo esteve em uma vigilância mais crítica pela mídia do que Mick Jagger. Os músicos de blues e de jazz, mesmo pessoas como Joe Cocker, têm permissão para envelhecer sem serem avaliados ou julgados pelo público. No caso de Jagger a pergunta "quanto tempo?" surge de novo a cada vez. Por que isso?

Eu acho que tem a ver com o fato de que ele ainda está notavelmente em forma. E para conseguir isso ele está trabalhando muito duro, há uma disciplina incrível no trabalho. Seu pai era um instrutor de ginástica, e eu acho que é apenas parte de quem ele é. Não só ele está mantendo seu corpo em forma, ele também conseguiu manter sua voz na melhor forma, bem, ainda é muito poderosa. Mas ele está trabalhando muito duro para conseguir isso. Ele leva a sua aptidão e formação vocal muito a sério. E é essa disciplina que fez os Rolling Stones o fenômeno que eles são. Mick assegurou que a banda não estragasse tudo nos anos sessenta ou setenta como tantas outras grandes bandas naquela época, em que as primeiras foram tomadas pelo tempo e, em seguida, foram expelidas por ele. Os Rolling Stones tiveram momentos muito difíceis, por exemplo, com o seu antigo empresário, Allen Klein.

Die Welt:... Que arrancou deles todos os direitos autorais de muitos dos seus mais importantes discos do início.

Sim, naquela época os Stones perderam muito dinheiro. Mas neste período, havia alguém na banda, que os trouxe de volta para o curso e que era Mick Jagger.

Die Welt: Qual é o maior equívoco de Mick Jagger no olho do público?

As pessoas muitas vezes se perguntam por que Mick é tão experiente, eles criticam que ele é tão bom com os números e dinheiro. Por que? Porque os Stones perderam muito dinheiro em anos anteriores. E acredite em mim, nessa banda todos sabem, que Mick é a razão pela qual eles têm a vida que eles fazem em termos de sua remuneração. Agora ele sabe que ele não poderia ter a vida artística que ele tem sem seus companheiros. É aquela coisa parte esquerda do cérebro, parte direita do cérebro, que eu particularmente admiro, a combinação do criativo e da gestão - que é uma coisa rara entre artistas, músicos - não entre cineastas ou arquitetos.

Die Welt: Steven Spielberg, por exemplo, é alguém, que muitas vezes reclama que, como diretor, ele sofre por ter muitas ideias, enquanto que, como produtor, ele tem que assumir o papel oposto, quando ele tem que supervisionar os orçamentos e se certificar que eles são atendidos.

Sim, é um pouco assim, Spielberg é um bom exemplo, Mick é uma espécie de um personagem Spielberg do rock. Com a exceção que no olho do público ele é percebido de forma diferente. De cuidar do lado do negócio, bem como também de estar destruindo a imagem do boêmio despreocupado. A imagem do trovador que é apenas soprado na estrada por qualquer vento ou inspiração que está levando. Mas não é quem o Mick Jagger é. Ele é responsável pelo vento e pelo tempo.

Die Welt: Soa como uma fantasia sobre a onipotência.

Deixe-me colocar desta forma: alguns artistas são feitos por seu tempo e alguns artistas fazem seu tempo. Ele é o último. Ele tem um dom incrível como letrista para descrever o momento em que ele está, as vezes em que ele estava. Suas letras na década de sessenta foram muito hábeis e detalhadas, descrevendo o mal-estar psicológico da época - seja "Mother's Little Helper" ou "Street Fighting Man", uma canção que o fez tornar-se uma parte de todo o movimento de revolta estudantil de 1968 em Paris.

Die Welt: "Street Fighting Man", em particular, foi usada por um longo tempo como uma metáfora para o próprio Jagger. Uma das muitas romantizações míticas de Mick Jagger, da qual me distanciei nas últimas décadas. Ele nunca foi um Street Fighter, nem ele tinha sido sua voz, ele costumava dizer.

Ele pode ter crescido fora de algumas das posturas. Mas não era a isso que me referia. Se, hoje, você quiser ter um sentimento daqueles tempos, então ouvir essas gravações, elas são como pequenas Polaroids. Mas canções como "Street Fighting Man" são apenas uma faceta da variedade de expressões que os Stones tinham em suas canções. Há outras canções mais intemporais como "Gimme Shelter", que são realmente difíceis de entender em sua grandeza.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...