PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 21 de março de 2018

Daniel Lanois escolhe as suas preferidas do U2 - 1° Parte


Daniel Lanois, cantor e compositor canadense e extraordinário produtor, esteve no estúdio com o U2 em muitos de seus álbuns desde 'The Unforgettable Fire' em 1984.
Em 2008, quando ele estava trabalhando com a banda em 'No Line On The Horizon', o U2.COM lhe pediu para olhar para trás em alguns desses álbuns para chegar a sua playlist U2.

Danny fez suas escolhas:

1. Pride (In The Name Of Love)

Agora esta ocupa um lugar especial em meu coração, dado que devemos ter gravado pelo menos vinte vezes! Nós tentamos isto no Slane Castle e isso não parecia funcionar. Se eu me lembro bem, Bono queria trabalhar a bateria para o refrão - ele tinha uma memória relacionada aos ensaios - então nos encontramos na sala de mixagem no Windmill Lane e ainda não tínhamos a versão do Pride que satisfaria nosso aspirante a baterista. No Windmill eles não tinham um som de bateria que eu gostasse e eu insisti que nós construíssemos uma parede de cimento atrás da bateria de Larry para que pudéssemos obter aquele tipo de som de parede de pedra. Com certeza a equipe entrou e construiu uma parede de blocos de cimento atrás da bateria de Larry e esse som me satisfez - uma grande performance de Larry - então cortamos a versão que acabou no álbum. Sons de bateria à parte, eu acho que o que entrega a música de uma maneira tão grande é Bono atingindo as notas altas.

2. MLK

Esta canção tem uma doçura que me atrai. Eu usei este belo microfone Sony chamado um C500 que tem esta extremidade superior aveludada que soa muito bom para a voz de Bono e é um daqueles pequenos momentos que você quer continuar voltando nele.

3. I Still Haven't Found What I'm Looking For

A história já foi contada antes, mas vale a pena relembrar: a bateria, outra performance muito boa de Larry, era de outra música, que eu não queria perder e a bateria de Larry inspirou Edge a criar uma linda sequência de acordes de guitarra acústica, que parecia gerar boas melodias R'n'B de Bono. Mas nós ainda não tínhamos um refrão: isso veio uma manhã quando The Edge veio de casa com a linha 'but I still haven´t found what I´m looking for'. Então a música encontrou sua identidade, que foi um bom baixo de Adam, que deve ter tocado uma dúzia de vezes diferentes para acomodar as intermináveis mudanças de acordes. O fundo vocal é Edge, Eno e eu cantando no topo de nossos pulmões com muita energia. A música tem tanto sentimento nela que me sustenta mesmo agora.

4. Exit

Este foi um belo presente da sala da banda: o U2 tem a capacidade de ter combustão espontânea e esta canção é um belo exemplo desse tipo de trabalho onde você nunca sabe o que vai acontecer quando você se junta com eles na sala da banda. Chamamos de sala de metal e vidro quebrado! "Exit" foi, de fato, a extração de uma jam muito longa, a jóia brilhante daquela jam, e eu me lembro de algumas longas noites cortando a fita para retirar as melhores partes.

5. Mothers Of The Disappeared

Eu amo essa música, pois é um casamento de humanos tocando instrumentos, e tecnologia. Eno veio com uma espécie de metralhadora e sons de bomba, quase como uma trilha sonora de música, e pintura de uma imagem tão forte. É um assunto que deve ser analisado em todos os momentos - uma força poderosa indo para uma pequena comunidade e empurrando-a para servir às suas próprias necessidades, mesmo que o custo seja pessoas desaparecidas.

6. One

Que jornada incrível Achtung Baby foi. Os caras tinham em mente que eles queriam um álbum europeu de rock, então entraram no Hansa Studios em Berlim onde Iggy Pop, David Bowie e Eno tinham trabalhado. Eno encontrou-se sentado na mesma cadeira que ele se sentou na década de 1970 e foi um ótimo lugar para inovação. Aquela velha e maravilhosa sala de orquestra gerou a canção "One", uma das minhas favoritas. Essa canção começou com uma seqüência de acordes de Edge que, em seguida, veio com uma segunda seqüência de acordes, e quando eu sugeri uma mistura dos dois, permitiu Bono vir com sua melodia em cima disso. Foi uma canção construída através de vários capítulos. Eu me lembro que logo após uma pausa no Natal, Eno e eu chegamos no Hansa antes da banda, e eu tinha essa parte Les Paul que eu chamo de mantra e Eno a dobrou sobre o synth de modo que foi uma pequena surpresa para os caras quando eles entraram. Isso é uma coisa agradável de fazer por Bono, oferecer para ele mais sonoridade, dessa forma, ele geralmente vai para o microfone e vem com algo novo e que era o caso com isso.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...