PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 30 de março de 2018

Revelações de Jake Berry, o diretor de produção dos shows do U2


Jake Berry, nascido na Inglaterra, é o diretor de produção dos shows do U2 desde a Elevation Tour em 2001. Ele revela:

"Eu acredito que a primeira vez que vi o U2 foi em 1993, quando eu estava em uma turnê com o Motley Crue em Adelaide, na Austrália. Se você entrasse e visse a Zoo TV pela primeira vez, sendo um gerente de produção, você a observaria mais do que ouviria. Eu já gostava da música do U2, mas essa produção foi incrível. Eu estava lidando com o Metallica e com grandes shows ao ar livre, mas nada tão tecnicamente sofisticado quanto a produção da Zoo TV. Surpreendente!
Conheci Paul McGuinness quando estava trabalhando para os Rolling Stones na Voodoo Lounge Tour e Paul compareceu a alguns shows. Provavelmente Michael Cohl - o promotor - nos apresentou. Ficamos conversando e um dia Paul acabou dizendo, quase de passagem, como uma piada: "Vamos contratá-lo um dia!" Eu disse: 'Um dia, Paul, você poderá me pagar!' Apenas brincando realmente! Então a Elevation surgiu em 2001 e a Clear Channel e Arthur Fogel queriam que eu participasse da turnê, então entrei como gerente de produção.
Então, quando a Vertigo veio, a banda me ligou e perguntou se eu estaria interessado em fazer isso. Se a turnê tivesse sido um ano antes, eu não teria problema - não havia uma turnê do Stones. Mas então a turnê do U2 foi adiada e eles sabiam que eu tinha um potencial conflito - com os rumores de que os Stones estariam na estrada em 2005 também. Então todos os quatro membros da banda me ligaram um dia, todos eles em um quarto com Bono dizendo: 'Jake, nós ouvimos um boato de que os Rolling Stones vão fazer uma turnê este ano e nós quatro queremos dizer isso, nós queremos que você venha e trabalhe para nós!'
Demorei um pouco para decidir. Deixar os Rolling Stones depois de dez anos foi um grande negócio, mas há razões para essas coisas e aqui estou eu. Eu não poderia te dizer o motivo principal - exceto que eu realmente gostei de trabalhar para o U2 na Elevation.
Você está no comando do dia inteiro do começo ao fim. Você está lidando com os prédios e trabalho local, certificando-se que tudo o que você organizou com antecedência está no lugar. Existe energia suficiente no local e há pessoas suficientes para montar o show? Estamos colocando partes do palco nas seções certas para que, por exemplo, não cubra assentos que foram vendidos. A quantidade de energia necessária para se colocar em um show é enorme - eu trabalhei com o equivalente a 75.000 tomadas de parede para executar um show do U2. São muitos cabos de extensão.
Há uma grande diferença quando se trabalha para uma grande organização e quando se trabalha para uma organização maior - e, nesse aspecto, não há muita diferença entre, digamos, trabalhar com o U2 ou com os Rolling Stones. A turnê é feita com um ritmo muito parecido e carrega muita gente e eu não acho que é otimista dizer que quando você faz uma turnê com uma banda que é muito bem sucedida e vende muitos ingressos, é muito mais agradável. Quando as luzes se apagam, há uma atmosfera diferente na equipe e na gerência quando você sabe que está vendendo seus shows. É mais como jogar por um time que vence o campeonato do que jogar pelo Norwich, que é o pior.
Nós estávamos em Boston na Elevation Tour e era meu aniversário. 49 anos, acho, e Bono costumava começar a turnê caminhando pela multidão pelos fundos. Eu sempre senti que deveria andar ao redor e ter certeza de que tudo estava bem. Mas nesta noite fui parado por um segurança. "Não me importa quem você é", disse ele. "Fomos instruídos pela banda que ninguém desce aqui." Ele me disse para ficar fora do caminho, porque Bono estava passando e ele não queria me ver, nem a ninguém.
Então Bono veio correndo e quando ele me viu, ele parou, veio até mim, me deu um grande abraço e me desejou 'Feliz Aniversário' - então ele continuou seu caminho para o palco. Eu não disse nada para o segurança que estava assistindo a cena - mas eu me senti muito bem quando eu chamei sua atenção!
Para mim, o melhor do show é a última música, porque podemos contabilizar mais um show. Eu sempre fui um grande fã de "Streets", um grande momento no set. Eu gosto de algo incomum que acontece em um show, como acontece muitas vezes com o U2.
Uma canção que adoro que a banda toque é "Stuck In A Moment You Can't Get Out Of".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...