PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 5 de março de 2018

Sobre 'Songs Of Experience'


Tematicamente, 'Songs Of Experience' do U2 explora a maturidade e também, uma coleção de cartas escritas por Bono à pessoas mais íntimas. Bono reescreve as letras com um contexto político, afirmando refletir uma "luta mortal" durante o período de gravação do álbum.
Em uma entrevista com Jonathan Dean, da revista The Times, Bono fala sobre sua preocupação com relação ao legado de seu trabalho, afirmando: "No seu funeral, ninguém fala sobre o que você conquistou [...] Eles falam se você era engraçado ou não. Você era gentil com seus filhos? Então, estou me afastando cada vez mais e, me preocupando muito com o legado da banda ou com meu próprio trabalho, com o que meus filhos e amigos pensam a meu respeito".
Em outra entrevista com Andy Greene, da Rolling Stone, ao ser perguntado sobre o critério de escolhas e processos das canções, alegou: "Ainda parece muito moderno, mas parece que tem mais influências do hip hop ou rhythm and blues, do que o rock em si. De qualquer forma, essas canções às vezes, fazem você pensar: 'Uau, OK! essa é a síntese que estamos tentando alcançar aqui".
A canção "Love Is All We Have Left" fala sobre o amor que nos resta. Fazendo um trocadilho, um recém-nascido que vem ao mundo indefeso, chorando e largado a beira da porta; ao mesmo tempo, fala sobre um telescópio em metáfora às estrelas e o modo de enxergar o mundo: "Agora, você está na outra extremidade do telescópio, sete bilhões de estrelas em seus olhos, tantas estrelas, tantas maneiras de ver".
O frontman explica que a canção é também uma forma de dialética, com o 'inocente' falando com o 'experiente' e dizendo que está tudo bem".
A canção "Lights Of Home" faz uma referência a "Señor (Tales of Yankee Power)", do álbum 'Street Legal' (1978), de Bob Dylan. Em tradução, a canção possui trechos que falam sobre a vida e morte: "Eu não deveria estar aqui porque eu deveria estar morto, eu posso ver as luzes na minha frente, eu acredito que meus melhores dias estão à frente, eu posso ver as luzes na minha frente. Oh, Jesus, se eu ainda sou seu amigo, o que diabos, o que diabos você tem para mim?". Em entrevista, Bono revela que durante as gravações do álbum, teve uma experiência em que quase morreu, afirmando: "As pessoas passam por eventos de extinção de suas vidas, pode ser psicológico ou físico. E sim, para mim foi físico, mas eu me poupei de toda essa novela", o que de certo modo de forma traduzida, explica o verso de abertura da canção: "Não deveria estar aqui porque eu deveria estar morto".
A canção "You're The Best Thing About Me" diz respeito, tanto ao relacionamento da esposa Ali Hewson quanto aos filhos de Bono, com relação ao seu distanciamento dos entes queridos devido ao trabalho.
As letras da canção "Get Out Of Your Own Way" são direcionadas às filhas de Bono, Eve e Jordan Hewson, como conselhos em suas desilusões da vida.
"American Soul" fala sobre o ideal de "América". Em uma entrevista, o vocalista diz que a "Irlanda é um país muito agradável. A França é um país excelente. A Grã-Bretanha também é um país excelente, mas não são um ideal. O pensamento de América é um ideal, e é um ótimo ideal. E o mundo sente uma participação desse conceito [...] Por isso que nos tornamos desagradáveis em relação a isso, pois o mundo precisa da América para obter sucesso".
Com o contexto político, a canção "Summer Of Love" aborda os refugiados da guerra civil na Síria, afirmando: "O problema é a Costa Oeste da Síria, e não a Costa Oeste da Irlanda ou da Califórnia, como muitos pensaram".
"Red Flag Day" retrata o contraste entre um casal privilegiado tentando recuperar o romance no litoral, enquanto que do outro lado da margem, uma família tenta embarcar em uma jangada improvisada para atravessar o mar".
A música "The Showman (Little More Better)" manifesta a auto-estima e auto-depreciação, "não ficar melancólico é a coisa mais importante a se fazer, caso você esteja lutando para sair dessa situação. Auto-piedade? Nós irlandeses, somos recordistas mundiais nisso. É nossa característica nacional menos interessante. E eu nunca quis me render a isso, então de repente o punk rock se tornou realmente importante", afirmou Bono.
"The Little Things That Give You Away" exprime uma missão não específica, a busca de algo, como no verso "O que era liberdade, pode custar-lhe seu privilégio".
Em "Landlady", ao contrário do que o título possa transparecer — uma dedicatória a Ali, também possui um contexto da história de Bono, no período em que saiu de casa após o falecimento de sua mãe quando tinha 14 anos, fazendo uma breve referência da canção "This Is Where You Can Reach Me Now", do álbum 'Songs Of Innocence'. A canção possui influências de Dylan, dizendo: "Aprendi muito com Bob [Dylan] ao longo dos anos, e uma coisa que aprendi é que, no auge de sua seriedade, você precisa de humor. Você precisa de um bom humor. É por isso que estou tão orgulhoso do álbum [...] Espero que tenha apenas humor e humildade suficiente para que ele não seja excitante".
A canção "The Blackout" reflete a relevância e a atual atividade do U2. Em uma analogia, os membros do grupo se aplicam ao dinossauro – denotando o longo período que a banda está ativa – como no verso de introdução da canção: "Um dinossauro se pergunta por que ele ainda anda pela Terra".
"Love Is Bigger Than Anything In Its Way" possui um tema introspectivo e otimista, com Bono tendo uma espécie de "epifania ao anoitecer na sua casa de praia".
Por fim, a canção de encerramento, "13 (There Is a Light)" também gira em torno de 'Songs Of Innocence', como sendo uma versão "madura" da canção "Song For Someone" – tomando como base a temática do álbum, a maturidade.
Ao contrário da dedicatória de "Song For Someone" ser para Ali, "13 (There Is a Light)" é uma "renovação do compromisso com o propósito e o sustento que ele ainda encontra na música, composição e performance".

Wikipedia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...