PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Bono revela 'U2:UV Achtung Baby Live At Sphere' - 1° Parte


Em entrevista exclusiva para India Nye Wenner, Bono refletiu sobre a inauguração da arena de entretenimento Sphere pelo U2. Ele meditou sobre os temas emocionais, espirituais e políticos de seu show inovador 'U2:UV Achtung Baby Live At Sphere'.

Wenner: O primeiro assunto que quero discutir é a relação do U2 com o público na nova produção de 'Achtung Baby', e como você lidou com a imersão do Sphere.

Bono: Originalmente, quando 'Achtung Baby' foi lançado, fizemos uma turnê chamada Zoo TV. Parte disso era deliberadamente desorientadora. Queríamos não ter um relacionamento amigável com nosso público. Foi uma espécie de relação de confronto. Bombardeamos nosso público com mídia. Eu me transformei na sua estrela do rock do pior pesadelo. Era a época do grunge e todo mundo pensava: "Somos muito autênticos, cara, usamos xadrez e não acreditamos nem em show de luzes". Dissemos a nós mesmos: "Iremos exatamente na direção oposta e seremos o oposto da autenticidade, e bombardearemos nosso público". Estes eram mais princípios artísticos do que princípios musicais.
Com esse show é a mesma coisa. Tudo começa no que é conhecido como Caverna de Platão. Mas tudo começa, na verdade, com a invenção do fogo, se quisermos pensar assim – experiências iniciais de pinturas rupestres, solidão. Entro no palco sem óculos e canto uma antiga melodia irlandesa, e parece que você está em uma caverna. E então isso rapidamente se muda para uma boate em Berlim nos anos 90 e fica tudo muito decadente, divertido e brincalhão, e nos tornamos o pior pesadelo das estrelas do rock - o que é divertido também, porque brincar disso é diversão. Então, deixamos o ego correr solto por um tempo, para que mesmo isso não fique superconectado. No meio você tem músicas como "One", que conectam. Mas isso não se torna verdadeiramente íntimo até chegarmos ao ponto em que desligamos a tecnologia.

Wenner: Como fui em dois shows do U2 no Sphere, posso atestar a mudança de energia que acompanhou a metade do show.

Bono: Nós dividimos as coisas nesse tipo de intimidade acústica e radical, eu diria. Devido à tecnologia acústica do Sphere, o próprio Sphere é um alto-falante. E não importa onde você esteja no Sphere, você obtém um som perfeito. Você é capaz de sussurrar e ser ouvido bem no fundo. Então percebemos que o set acústico onde tocamos apenas violão e essas versões desconstruídas de nossas músicas é tão poderoso quanto a grande extravagância visual. Porque foi tão desorientador a primeira parte do show chegando a todo vapor, que quando chegamos a esse momento de intimidade, foi realmente íntimo. As pessoas começaram a cantar, as pessoas ficaram muito emocionadas e se abriram mais.
Então chegamos a essa parte da qual estou falando: o colapso acústico do palco de Brian Eno, um toca discos com algoritmos que mudam suas cores. Depois voltamos a mais recursos visuais e, finalmente, a esta catedral do mundo natural, que Es Devlin projetou com todas as espécies ameaçadas de Nevada. E as pessoas ficam muito emocionadas nesse ponto. E estou olhando para lá e há pessoas com lágrimas nos olhos – muitos deles são homens. E às vezes sou um deles.

Wenner: Cada show do U2 no Sphere durou pouco mais de duas horas. Com mais de 20 músicas, 120 minutos, 18.600 participantes e 1,2 milhão de LEDs, estou curiosa para saber como você entendeu esse vasto potencial.

Bono: O arco do show é o que faz mais sucesso. No teatro, você tem uma espécie de arco. E para chegar ao que os gregos chamam de catarse, é preciso fazer uma viagem. Então eu acho que é por isso que esse show funcionou bem. Acho que você permite que o visual domine a música porque no final a música volta e vence. Eu me perguntei: se fosse assim o tempo todo, teria sido tão poderoso? Eu não acho. É o arco, esse arco teatral.
Você sempre gosta de uma estrutura de três atos, acredite ou não, mesmo que a maioria das bandas de rock 'n' roll sejam como jukeboxes. Eles apenas tocam suas músicas, e isso é ótimo, porque pode ser diferente a cada noite. Com Bruce Springsteen, você nunca sabe o que vai acontecer ao vê-lo tocar, o que é incrível. Bruce é tão inteligente. Ele cria uma estrutura de três atos apenas com sua música todas as noites. Mas para fazer isso com recursos visuais dessa escala, você precisa definir algumas coisas. E nesse sentido, é um pouco restritivo. Mas acho que é um compromisso que vale a pena fazer.

Wenner: Em sua turnê Zoo TV de 'Achtung Baby', você tinha 32 anos. Agora você tem 63 anos e acabou de tocar as mesmas músicas que escreveu há 31 anos.
Além de revisitar o passado, como vocalista, você teve a tarefa de manter a harmonia como um pilar em meio ao tsunami do visual do Sphere. O U2 eram apenas quatro homens dentro do universo das luzes. O que você aprendeu sobre você como artista durante o show?

Bono: Devo confessar que ainda sofro de uma espécie de medo do palco. Posso acordar de manhã, e não é que eu não consiga cantar as músicas - é só que me pergunto se terei a energia essencial para realmente fazer desta noite a melhor noite. A grandiosidade ou arrogância do U2, ou como você quiser chamar, é que queremos que cada noite que tocamos não seja apenas uma noite de sexta-feira, queremos que seja na véspera de Ano Novo. Toda noite. Essa é a nossa insanidade. Saímos com esse tipo de compromisso.
O que mais me surpreendeu ao fazer esses sons foi entrar nas músicas. Descobri a pessoa que as escreveu há 20 anos, 30 anos atrás, seja lá o que for. E foi um desafio – você conhece seus diferentes eus. Pude ver algumas maneiras pelas quais cresci e me tornei, eu acho, uma versão melhor de mim mesmo. Mas pude ver em outras onde não havia crescido.
Para cantar essas músicas, eu realmente tenho que entrar nelas. As músicas no final são muito emocionantes; eles são bastante operísticas. Para poder cantá-las, dei tudo de mim — e descobri que não queria sair depois do show. Ou não consegui encontrar ninguém antes. Quando eu era mais novo, há dez anos, eu era o cara que cumprimentava todo mundo, saía depois, dava risada. Mas esse show era muito exigente, então aceitei que enquanto estou aqui, esse show me domina. Meus melhores amigos passavam por aqui e eu não conseguia vê-los. Eu estaria preservando minha voz. Portanto, tem sido bastante desafiador nessa frente. Mas quando estou no palco e com a banda, estou tão vivo. E estou bem se apenas duas horas por dia estiver totalmente vivo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...