PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 1 de abril de 2024

A entrevista de Adam Clayton para a Bass Player em 2006 - Parte II


No dia 13 de Março, Adam Clayton completou 64 anos de idade! No ano de 2006, ele deu uma entrevista para a Bass Player.

Em músicas mais lentas, como "Sometimes You Can't Make It On Your Own", você mantém notas longas. Quando você não tem ritmo de condução, como você sente o ritmo?

Essa música era muito problemática, porque era uma música midtempo com uma sequência de acordes descendentes. Acho que são como buracos negros; você tem que ir com eles! Quando estávamos trabalhando nisso no estúdio, Edge estava mudando alguns acordes fundamentais para tentar separá-los, mas ainda era uma sequência descendente. Foi frustrante, porque não consegui fazer com que uma parte do baixo funcionasse.
Queríamos dar uma reviravolta, ir contra a previsibilidade e a inevitabilidade de acabar naquele F#. O resultado final é um híbrido. Segui a raiz e, durante o playback, criei algo em torno da 12ª traste que poderia percorrer toda a música. Tentamos usar apenas esse algo, mas estávamos perdendo as mudanças de acordes. No final juntamos as duas partes.
Não existe uma maneira real de tocar isso ao vivo, então temos um sequenciador que cobre a raiz enquanto eu toco a parte melódica mais aguda. É uma bela e pequena contramelodia. Isso faz parte do que faço tanto quanto as eighth-notes – sempre tive o desejo de extrair alguma melodia, de dar algum contraponto ao que está acontecendo.

Que outros baixistas você acha que são realmente bons nisso?

Sempre respeitei muito Peter Hook. Ele sempre conseguiu tecer um fio melancólico e melódico através do Joy Division e do New Order. O problema é que às vezes a raiz não está lá, e isso não é o U2 – precisamos da raiz para o que fazemos.

Em 'Boy', você tocou drones open-string como Peter Hook, em "Out Of Control" e "The Electric Co".

No início não tínhamos equipamentos muito bons e o baixo raramente estava no PA. Então eu sempre pensei que se duas cordas estivessem em vez de uma, você teria um pouco mais de volume. Além disso, na época, Edge tocava melodias de guitarra mínimas, e essa era uma forma de dar mais poder a essas músicas. Isso foi ótimo para o que éramos, que éramos essencialmente uma banda de três integrantes.

Como isso afetou seu modo de tocar?

Estou muito grato por nunca termos tido um tecladista até muito mais tarde, porque os teclados simplesmente cobrem tudo. Com apenas Edge e Larry, se havia coisas que não estavam sendo exploradas, era muito óbvio. Produziu uma economia no meu início de tocar, mas também produziu uma atmosfera de risco – para tentar fazer com que algo mais acontecesse naquele espaço.
Mas parte do som do U2 é essa abertura. Às vezes é uma grande decisão dizer: 'Quer saber, vou apenas fazer boom-boom aqui, e nada mais'. Sinto-me muito mais confortável fazendo isso agora do que naquela época, onde tudo tinha que contar. Como "Vertigo", que é apenas um riff sem mais nada acontecendo: é uma situação pura; Está perfeito.

No entanto, você tem sua própria maneira de formular essa linha.

Essas são as coisas que, como baixista, quando você encontra algo como aquele riff, você pensa: 'Oh, posso fazer disso uma parte de baixo em vez de uma parte de guitarra'. Isso dá um pouco mais de dimensão.

Você se apega emocionalmente aos instrumentos que toca?

Realmente não. Eu tenho um Precision Bass '73 que uso desde o primeiro dia. Eu costumava pensar: 'Este é o velho burro de carga – velho fiel'. Ainda adoro e toco o tempo todo, mas não sou tão apegado a nenhum dos outros. Vou tocá-los um pouco e depois seguirei em frente.
Há uma diferença incrível entre os baixos vintage e os instrumentos normais. Adoro encontrar instrumentos que já tiveram vida antes de você adquiri-los. Eles trazem algo para você.

O que você procura nos baixos?

Eu adoro produtos de baixo custo – sou um viciado em produtos de baixo custo. Mas para esse tipo de show, e por estar em uma banda de rock, preciso de um pouco de arrogância – o som de Entwistle e J.J. Burnel costumava chegar onde o baixo é forte nos upper mids, quente e gutural. Eu não gosto muito de high-end – os high-end me machucam. Especialmente quando estávamos experimentando o som de danceteria, eu estava procurando um grande bottom-end. Eu queria realmente entender tudo.

A banda tem consciência de ter "um som"?

Sim, acho que temos, mas não porque queiramos permanecer fiéis a isso – queremos saber até onde podemos ir. Nós realmente levamos as ideias ao extremo para encontrar sons diferentes. Depois, uma vez conscientes das diferentes possibilidades, perguntamos o que nos representa e de onde viemos.

Vocês geralmente estão na mesma página quando se trata disso?

Geralmente. Às vezes há um pouco de dificuldade para que todos concordem, mas geralmente, se uma pessoa não concorda, ela cede para as outras três. É um processo muito bom para proteger a capacidade da banda de tomar decisões.

Como você progrediu como músico e baixista ao longo dos anos?

Às vezes sinto que não progredi muito. Mas eu sinto que há uma precisão na minha forma de tocar que não existia antes.
Não tenho certeza se essa precisão é crescimento ou atrofia. Mas Edge sempre diz que as notas soam diferentes quando eu as toco. Acho que é isso – sem pensar, só sei quais notas tocar, com que força acertá-las e por quanto tempo mantê-las. Agora tomo decisões melhores com mais rapidez.
O que eu faço provavelmente não é tão extraordinário – tenho certeza de que outra pessoa poderia fazer isso. Mas eles fariam escolhas diferentes. No final, é apenas personalidade.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...