PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 29 de março de 2023

The Edge fala com a MOJO sobre o coração partido por trás de 'Achtung Baby', ativismo político da banda e o próximo álbum do U2


Neste trecho da entrevista exclusiva da MOJO com The Edge, ele discutiu o coração partido por trás de 'Achtung Baby', o ativismo político da banda e o que esperar do próximo álbum do U2. "Eu quero fazer parte do fluxo…" ele diz a MOJO.

Bono disse que teceu o colapso de seu primeiro casamento nos temas líricos de 'Achtung Baby'. Você gostou dessa exposição?

Eu definitivamente estava prestando atenção. Mas rapidamente cheguei à conclusão de que havia referências a outros amigos que passaram por coisas semelhantes. Então foi bem obscuro e um ótimo combustível para as letras. Então eu estava bem com isso. E acho que ele teria entendido naturalmente quando recuar se estivesse ficando muito pessoal. Foi uma época muito difícil para mim, mas… Há uma grande piada e acho que explica a diferença entre música e intensidade emocional. Eu estava fazendo o solo de guitarra para "Love Is Blindness", esse momento catártico para deixar tudo acontecer através da minha guitarra. Toquei o que pensei ser um solo louco e emocionalmente motivado. Depois, Danny entrou no interfone e disse: "Sim, Edge, isso foi bom, mas acho que você poderia fazer melhor. Você poderia tentar de novo?" O solo que acabei tocando expressou bem melhor o que eu queria dizer. Mas tinha de ser feito com um estado de espírito frio e desapaixonado. Se você deixar suas emoções tomarem conta, não vai funcionar.

A música e as campanhas extracurriculares do U2 já atrapalharam uma à outra?

Essa é uma pergunta difícil. Por estarem tão misturados, seria muito difícil imaginar um sem o outro. Obviamente, houve momentos desafiadores, particularmente quando Bono estava fazendo grandes progressos na América e percebeu que seu superpoder era ser capaz de trabalhar nos dois lados e persuadir políticos de diferentes partes do espectro a trabalharem juntos. Mas isso significava que ele estava tendo reuniões com pessoas como Jesse Helms, que desmantelou o National Endowment for the Arts por causa das fotos de Robert Mapplethorpe e fez alguns comentários terríveis sobre a pandemia de AIDS. Então, isso foi difícil. Mas nós entendemos a lógica. E se você julgar o ativismo com base nos resultados, em vez de ser algum tipo de tentativa de sinalização de virtude, então Bono estava absolutamente certo. Bobby Shriver diz – e não me lembro, mas tenho certeza de que ele está certo – que eu disse: "Olha, se você conseguir isso, eu vou conhecer Jesse Helms, vou apertar a mão dele, nos bastidores. E foi exatamente isso que aconteceu. Eles aprovaram o projeto de lei, conseguiram uma quantia enorme de dinheiro para a AIDS na África. E com certeza, Jesse Helms veio a um show do U2 e eu apertei sua mão.

Então é uma questão de ser lúcido sobre os fins e os meios?

Sim. Se você pode persuadir um político de que ele não vai sacrificar seu apoio existente, mas potencialmente aumentará, é difícil recusar. E Bono se tornou muito bom, eu acho, em advogar com base nisso. "Olha, isso vai significar pontos políticos para você". Mas muitas vezes isso significava que ele estava na fotografia. Então isso exigiu muita coragem da parte dele. Algumas pessoas não percebem isso – elas apenas acham que ele violou seus princípios. Ele não fez nada. O que ele comprometeu foi seu perfil de relações públicas e sua posição com o tipo de fundamentalista que nunca estaria aberto a receber ajuda de pessoas com as quais não concordava. No final, acho que os fatos confirmam sua abordagem.

Então, e o próximo álbum do U2? Eu gosto do som do "disco de guitarra irracional" que Bono recentemente aspirou a fazer.

Bem, eu adoraria que esse fosse o próximo disco do U2! O lockdown foi um período muito criativo para mim, apenas na composição de músicas. Eu não quero precipitar.. mas há muito material bom na espera. Acho que a guitarra está voltando. Eu realmente sinto isso. E eu gostaria de fazer parte disso.
Eu gostaria de ser a vanguarda desse ressurgimento das guitarras! Não me interpretem mal – conversando com pessoas que conheço que trabalham na Fender, eles estão vendendo mais guitarras agora do que jamais venderam. Mas em termos de cultura popular, houve um afastamento do instrumento, seria justo dizer. E acho que o pêndulo vai começar a balançar na outra direção. Porque é um instrumento incrivelmente expressivo. As poucas bandas que estão usando bem ainda estão com esse frescor. Não precisa necessariamente sentir que já ouviu tudo isso antes.

O U2 realmente precisa se preocupar com o pêndulo da cultura popular? Você não pode simplesmente fazer o que quiser?

Nós também fazemos isso. Não sei… Não ter ouvido para o que é relevante dentro da cultura é simplesmente estar fora de contato. Você pode fazer coisas totalmente contra a corrente, mas ainda quer saber onde está a corrente. Eu penso nisso em termos do fluxo de um rio – se você não está no fluxo, você faz parte de um lago. E eu quero fazer parte do fluxo...
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...