PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 15 de março de 2023

A Entrevista: Bono e The Edge no LA Times sobre 'Songs Of Surrender' - Parte II


Quais versões dessas músicas você tocará ainda este ano em sua residência em Las Vegas?

Edge: Provavelmente uma combinação. Vai ser um show de rock 'n' roll, com certeza, e provavelmente vamos mergulhar nessas interpretações em parte dele.

Bono: Algumas pessoas dizem que a força vital do U2 são os shows, não nossos álbuns - o que é muito doloroso.

Sua residência em Las Vegas será seus primeiros shows ao vivo desde dezembro de 2019. Você está inaugurando o MSG Sphere, que está sendo apresentado como uma sala de concertos de última geração. O que há de diferente nisso?

Bono: No Sphere, todo o prédio é um alto-falante. Devemos ser capazes de chegar a níveis de intimidade que nunca tivemos antes em concerto. Isso vai ser interessante. Edge me disse: "Sabe, temos uma perda no nosso sinal quando nos ouvimos". Eu disse: "Acho que sei o que você quer dizer, mas continue".
Ele disse: "Se tivermos plena fidelidade, podemos não gostar de como soamos". Não colocamos ingressos à venda porque ainda não sabemos se podemos aproveitar o potencial do local. Edge entrou lá com seu capacete - e sua cabeça dura - e até agora, os resultados são bons.

Para os shows de Las Vegas, você tem Bram van den Berg na bateria em vez de Larry, que não pode tocar, supostamente devido a lesões no pescoço e cotovelo. Em novembro, ele deu uma entrevista espinhosa na qual descrevia a banda como uma ditadura e não como uma democracia e parecia muito infeliz. Larry está de fininho, deixando o U2?

Bono: Todos nós deixamos o U2 de fininho ao longo dos anos. Depois que o artigo apareceu, Larry me mandou uma mensagem e disse: "Você provavelmente não vai me pedir para fazer muitas entrevistas depois disso". Ele tem um lado engraçado, apesar de ser caricaturado como um cara mal-humorado. Quando estou falando sobre algum desastre no mundo e como podemos ajudar, ele olha para o relógio e diz: "Apresse-se. Eu quero ver meus filhos, Bono". Isso é em parte humor.
Na entrevista, ele disse que a banda havia se transformado em uma ditadura, ao que Edge respondeu: "Existem quatro ditadores no U2".

Larry também disse: "Todo mundo tem seus limites. E você só faz isso se estiver se divertindo", o que soa como uma ameaça, não é?

Edge: Qualquer um pode ter um dia ruim, e tenho certeza que Larry ficou frustrado por não poder se apresentar conosco em Las Vegas.

Existe uma chance de eu acordar uma manhã e 'Songs Of Surrender' ter sido baixado automaticamente no meu iTunes, como você fez em 2014 com 'Songs Of Innocence'?

Bono: Deus abençoe a Apple por me permitir convencê-los disso, mesmo que tenha ido muito além de onde deveria ir. Espero que não paremos de procurar maneiras de divulgar nossa música. Deslizá-lo para baixo dos travesseiros do nosso público seria melhor para 'Songs Of Surrender' porque são sussurros, não gritos, essas músicas.

Já se passaram 45 anos desde que o U2 tocou pela primeira vez em público. O que é preciso para manter as mesmas quatro pessoas juntas por tanto tempo?

Edge: É preciso muita sorte. No nosso caso, as origens da banda foram baseadas na amizade. À medida que envelhecemos, havia um senso de propósito de grupo. Assumimos um ego de banda e deixamos nossos próprios egos na porta porque se o coletivo vencer, todos nós ganhamos. Isso torna muito mais fácil lidar com as idiossincrasias uns dos outros. A maioria das bandas termina porque um ou mais membros decidem que seria melhor seguirem carreira solo. É mais cada um por si.
Há uma citação de Gore Vidal: "Não basta ter sucesso, o que você realmente quer é que seus amigos fracassem". Não é o nosso caso.

Gore Vidal também disse: "Nunca perca a chance de fazer sexo ou aparecer na televisão".

Edge: Eu discordo fundamentalmente. Acho que você tem que ser superseletivo em ambos os casos. 

A banda mencionou dois novos álbuns em andamento: 'Songs Of Ascent' e algo que Bono chama de "álbum de guitarra barulhento, intransigente e irracional". Qual a diferença entre os dois?

Bono: 'Songs Of Ascent' é um álbum reflexivo e lírico, muito diferente do disco de guitarra irracional, o que não quer dizer que eles não possam acabar se juntando. Não queríamos lançar nenhum álbum antes de podermos tocar ao vivo, então estávamos esperando nosso baterista se recuperar.

Edge, aqui estão três coisas que Bono escreve sobre você em suas memórias: "Edge é o silêncio dentro de cada ruído", "Edge não reclama e não faz melodrama" e "Edge é do futuro". Todas elas são verdadeiras?

Edge: Os dois primeiros eu confesso. E "do futuro" é uma piada que já usamos algumas vezes. Bono acha que eu vivo no futuro. Voltei aqui para tranquilizar as pessoas de que o futuro vai, de fato, ser bom.

Ele também diz que quando você tinha 15 anos, seu álbum favorito era 'Close To The Edge' do Yes. Isso é verdade?

Edge: Foi um dos meus favoritos. Provavelmente aprendi a tocar harmônicos por causa de Steve Howe. Estranhamente, meu apelido foi dado a mim um pouco mais tarde, e não acho que foi em referência a esse álbum.

A maior mudança em 'Songs Of Surrender' está em "Walk On", que você lançou em 2000 e escreveu para Aung San Suu Kyi, a prisioneira política birmanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz e mais tarde foi criticada, depois de assumir um cargo importante na Myanmar, por não se opor à perseguição do país aos muçulmanos. Você a reescreveu e agora é sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Por que você fez essa mudança?

Bono: Assim que entendi a frase "Se o comediante subir ao palco e ninguém rir", tive que terminá-la. O presidente Zelensky, a pessoa mais importante em defesa da liberdade, era um comediante de stand-up. Não estou surpreso, porque os comediantes são os contadores da verdade de nosso tempo, mais do que os astros do rock.
Eu me senti tão decepcionado com Aung San Suu Kyi, como muitas pessoas. Então eu dei a música para outra figura. Então o presidente Zelensky nos convidou para ir a Kiev e fomos para a Ucrânia para cantá-la para ele. Você não pode fazer muito como artista, mas pode mostrar solidariedade.
O mais engraçado foi que estávamos tocando na plataforma de uma estação de trem e estava perfeitamente iluminado. Estamos no meio de uma guerra! Quem está iluminando os buskers assim? Mas, claro, Zelensky é um ator e comediante. Seu segundo em comando é produtor de cinema. Contar histórias é essencial para sua sobrevivência, e ele queria que parecesse certo.
Mesmo antes do U2 ter um contrato com uma gravadora, nós fizemos um show anti-apartheid. Nós éramos insuportáveis desde muito cedo. Essa é a arrogância de uma grande composição. John Fogerty tinha. Bob Dylan, Kendrick Lamar, John Lennon, Bob Marley… Se o U2 passou alguma mensagem, fora das conversas pessoais de nossas músicas, espero que tenha sido: O mundo é mais maleável do que você pensa. Esses objetos imóveis não são imóveis.

Então sempre foi importante para você que a música tivesse alguma utilidade?

Bono: Nós tentamos, mas se for uma música de merda, é como: "Não! Não piore as coisas! Chega de músicas do U2!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...