PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 4 de março de 2023

Será muito difícil separar o U2: a entrevista de The Edge para Neil McCormick - Parte II


Do site The Telegraph - Por By Neil McCormick

Apesar do novo álbum e uma série de shows ao vivo que virão em breve, os sites de fãs do U2 estão repletos de rumores de que este é o começo do fim da banda. Quando eles começarem uma residência em Las Vegas no final deste ano (para as quais as datas ainda serão anunciadas), eles estarão sem um de seus membros fundadores, Larry Mullen, que passará por uma cirurgia e tirará uma folga para se recuperar. "Tenho algumas lesões, cotovelos, joelhos, pescoço", disse ele ao The Washington Post em dezembro, explicando o preço físico que uma vida de baterista cobra. "Houve algum dano ao longo do caminho".
Edge insiste que "ninguém está mais desapontado do que a banda por Larry não se juntar a nós em Las Vegas". As datas foram originalmente agendadas para 2021, para inaugurar um local construído propositadamente - o MSG Sphere de $ 1,7 bilhão - e marcar o 30º aniversário do álbum 'Achtung Baby' do U2, antes que tudo fosse destruído pela pandemia de Covid. Adiar novamente estava fora de questão. "Assumimos um compromisso", diz Edge. "Na história do U2, você pode contar nos dedos de uma mão os shows que não fizemos".
O substituto temporário de Mullen para Vegas será Bram van den Berg, da banda holandesa Krezip. "Temos sorte de tê-lo. Ele é uma potência", diz Edge. "Acho que as pessoas que mais sentirão falta de Larry serão Bono, Adam e eu. Vai ser estranho virar e não vê-lo atrás de nós depois de todos esses anos. Mas os shows serão incríveis".
Embora Mullen esteja ausente dos shows ao vivo, é sua bateria que você pode ouvir no novo álbum, embora com um toque muito mais leve do que os fãs do U2 podem estar acostumados. A ideia já existia há algum tempo "para ver se nossas músicas poderiam ser reimaginadas em um estilo mais intimista, como se Bono estivesse cantando em seu ouvido". A pandemia deu a Edge tempo para se concentrar neste projeto, experimentando novos arranjos "no estúdio do meu quarto, ou no piano da sala", experimentando diferentes tons, acordes e mudanças rítmicas. Houve sessões formais da banda em Londres e Los Angeles, mas a maior parte do trabalho foi feito à distância, enquanto Bono estava em Dublin, escrevendo sua autobiografia, 'Surrender', com capítulos baseados nas canções do U2. "Foi um processo muito alegre", diz Edge. "Nós nos demos permissão para desconsiderar qualquer senso de reverência pelas originais. O que aprendi foi que as melhores músicas são indestrutíveis".
Ele desdenha qualquer sugestão de que os tons mais baixos e os tempos mais lentos do novo álbum insinuem algum tipo de rendição à velhice. "Você serve a música servindo ao cantor. A voz de Bono tem uma ressonância mais profunda, ele tem acesso a tons que nunca teve antes", diz ele. "Ele também perdeu qualquer autoconsciência. Ele ainda tem as notas altas, mas aprendemos a usá-las com menos frequência. Ele sabe usar melhor a voz como ferramenta interpretativa, que vem com a experiência".
De uma banda que sempre teve os olhos fixos no futuro, 'Songs Of Surrender' é visivelmente retrospectivo. Mas quando eu lembro a Edge de uma letra do álbum 'Rattle And Hum' do U2 de 1988 – "Você glorifica o passado quando o futuro seca" (You glorify the past when the future dries up) – ele ri.
"Não acho que haja qualquer chance de o futuro secar!" ele diz. "Eu tenho trabalhado em coisas novas em paralelo que são muito mais vitais e requerem um som de banda do U2 para preenchê-lo".
O próximo álbum, ele promete, será cheio de grandes guitarras elétricas. "Não tenho certeza se o U2 vai se transformar exatamente em AC/DC. Ainda estarei tentando encontrar maneiras de usar o instrumento que sejam novas e desconhecidas. Mas estou absolutamente convencido de que a guitarra estará na frente e no centro da cultura musical mainstream em um ou dois anos, e quero fazer parte desse renascimento".
E ele insiste em querer que seus companheiros de banda também façam parte disso. "Ocasionalmente, quando fico realmente abatido, digo a mim mesmo: 'OK, estou fora. Vou fazer algo muito menos desgastante e mais divertido. Então, o que será isso?' Então eu penso: 'Bem, eu amo música, mas eu quero ser um artista solo? Não. Então eu teria que encontrar um cantor realmente bom. OK, então eu vou trabalhar com Bono. Mas nós absolutamente precisamos de uma seção rítmica completamente única que não soe como qualquer outra banda de rock. Eu acho que seria Adam e Larry'.
Então, toda vez que penso em desistir, meio que reinvento o U2. Todos nós sabemos que brilhamos mais quando estamos próximos uns dos outros", continua ele. "É por isso que vai ser muito difícil separar o U2 – simplesmente porque funciona tão bem para todos nós".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...