PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 27 de março de 2023

O Sound Mixer Brian Riordan fala sobre como ele tornou íntima, real e crua as performances em 'A Sort of Homecoming' de Bono e The Edge - 1° Parte


O documentário especial da Disney+, 'Bono and The Edge: A Sort of Homecoming, with David Letterman', dirigido pelo veterano do documentário musical Morgan Neville, mostra os bastidores do passado do U2 em Dublin e traz apresentações ao vivo em um ambiente intimista. É realmente algo especial.
O site The Hollywood Handle conversou com Brian Riordan - o mixer de regravação de 'A Sort of Homecoming'. Riordan, junto com sua equipe maravilhosa, incluindo Phil DeTolve (mixer de regravação), Josh Reinhardt (designer de som) e Lucas Recinos (editor de som) da Levels Audio fizeram um trabalho fantástico dando vida a este documentário.
Eles passaram no teste no que diz respeito ao trabalho que fizeram, mixando as apresentações ao vivo e entrelaçando-as com o restante do documentário.
Nesta entrevista, Riordan falou sobre ser um fã do U2 enquanto crescia, entrelaçando as apresentações ao vivo com os outros segmentos e lança alguma luz sobre se poderemos ou não ver a performance completa que Bono e The Edge fizeram em dezembro passado.

The Hollywood Handle: Qual é a sensação de divulgar o documentário para o mundo, vinculado ao lançamento de 'Songs Of Surrender'?

Brian Riordan: É ótimo. Quero dizer, estou muito, muito orgulhoso do filme. Eu acho que o timing disso - lançá-lo no St. Patrick Day - o tipo de mergulho profundo na história, origem da banda, bem como na própria Dublin e no país da Irlanda, eu acho que é apenas muito perspicaz.

THH: Não sei se você sabe disso, mas os fãs do U2 são bastante exigentes. Você sentiu alguma pressão dos fãs do U2 ou mesmo da Irlanda em geral?

Riordan: Eu não sabia disso na época. Eu entrei de cabeça, empolgado, apaixonado por fazer isso soar o mais incrível possível e grato por fazer parte disso. Então, eu realmente não senti esse tipo de pressão, mas obviamente, eu queria ter certeza de que faríamos um ótimo trabalho e que a banda e os fãs estivessem felizes, para que isso estivesse sempre em algum lugar na mente, mas não estava afetando a maneira como eu estava presente no momento.

THH: Eu não sei quando certas coisas foram filmadas - estou ciente de que o show em si foi filmado em dezembro do ano passado, então, para isso, três ou quatro meses foram um tempo normal para você poder terminar todo o trabalho do seu lado?

Riordan: Foi uma reviravolta apertada para a produção em geral. Do nosso lado, foi uma reviravolta apertada, mas estamos no ramo de reviravoltas apertadas. Mas em termos de Morgan e Dave e Bono e The Edge voando lá fora e vendo o que eles iriam conseguir sem realmente uma ideia clara do que eles iriam conseguir ou o que eles iriam conseguir, era uma espécie de "correr e atirar", improvisar, e algo realmente mágico saiu disso.

THH: Isso é interessante. Então, tenho certeza que você sabia que talvez eles gravariam um show, mas você tinha alguma ideia clara de quais músicas tocavam ou como você iria entrelaçá-las e outras coisas?

Riordan: Eu não estava completamente ciente, não. Eu tinha falado com Morgan antes deles porque estávamos trabalhando em outro projeto juntos aqui no estúdio e eu sabia que ele estava indo para Dublin para fazer isso e era sobre todo o conhecimento que eu tinha antes de eles voltarem com imagens e tudo.

THH: Então, no total, você tem uma estimativa aproximada de quanta filmagem você recebeu para trabalhar?

Riordan: Sim, o editor de vídeo offline estava lidando com tudo isso, então eu não poderia dizer com precisão, mas acho que eles rodaram câmeras praticamente todas as horas em que estavam lá, mas eles não ficaram tanto tempo. Então, obviamente, o aspecto do palco era muito mais controlado quando eles estavam no estúdio com a orquestra, o coral e tudo mais. Isso foi muito mais direcionado em termos de timeframe, o que eles iriam gravar, o que não usariam, ensaios, tudo isso, mas todo o resto foi meio que completamente selvagem.

THH: Os fãs do U2 sabem o quão envolvido The Edge geralmente está com a mixagem de álbuns e coisas assim, você trabalhou com ele durante a mixagem deste documentário?

Riordan: Sim, The Edge esteve muito envolvido. Assim como Alistair e Jacknife Lee, que têm uma longa história de trabalho com o U2. Então, sim, eles definitivamente estavam muito envolvidos no processo de aprovação e tudo mais.
E então, no final da linha, era Morgan aqui no estúdio - a banda acabou não vindo para os EUA para fazer uma revisão ... tudo foi feito remotamente. Falou-se sobre a vinda de The Edge e então acho que conflitos de agenda e coisas aconteceram. Estávamos realmente correndo e nos esforçando para fazer as coisas a tempo para o lançamento do St. Patrick Day - então meio que colocou um prazo muito apertado à nossa frente.

THH: Eu sei que você já mixou coisas antes, mas há algo único em editar algo como um show ao vivo que as pessoas ficariam surpresas em saber?

Riordan: Fazemos muita mixagem para shows e apresentações gravadas para transmissão e coisas dessa natureza. Com isso, uma das coisas realmente importantes era mantê-lo intimista. Você realmente quer que o espectador, o ouvinte, esteja presente naquela sala tanto quanto possível. Para que pareça imersivo, mas também próximo e íntimo e mantenha-o realmente dinâmico. E esse era o tipo de essência do que eu acredito que eles estavam buscando, que é despir essa coisa até seus ossos, essas composições incríveis, despí-las a essas versões acústicas, rearranjadas e de instrumentação completamente diferentes dessas obras-primas. Isso sempre esteve em mente durante todo o processo para nós aqui, que é como nos concentramos em tornar esse som incrível sem superproduzi-lo - sem torná-lo muito grande, sem torná-lo muito pequeno. É como uma constante oscilação e tecelagem e eu sinto que o resultado foi muito bom.

THH: Quando as pessoas assistem a um documentário intitulado 'Bono and The Edge: A Sort of Homecoming', elas vão ouvir Bono e The Edge, certo? Mas claro, há outros músicos neste concerto; há o coro e a orquestra e Glen Hansard, você sabe, todos esses músicos, você pode me falar sobre o equilíbrio de mixar tudo isso?

Riordan: Definitivamente, tem que apresentar Bono e The Edge o tempo todo - eles estão sempre na frente e no centro - mas aquele grande suporte, aquele som, aquele tipo de cama grande em que eles estão deitados com esses incríveis instrumentos de cordas e coro e violões adicionais e todos os vocais, acho que realmente permitiu que Bono e The Edge se sentassem lá e realmente se sentissem apoiados enquanto ainda ficavam muito na frente.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...