PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 27 de março de 2023

O Sound Mixer Brian Riordan fala sobre como ele tornou íntima, real e crua as performances em 'A Sort of Homecoming' de Bono e The Edge - 2° Parte


THH: Imagino que você tenha filmado todo o show - sei que o show completo não foi necessariamente incluído neste documentário, e algumas músicas foram deixadas de fora - você conseguiu o show na íntegra para mixar?

Riordan: Eu não. Acabei obtendo o corte final do editor offline e dos editores de vídeo, e apenas mixamos essa parte. Agora, Alistair e Jacknife Lee podem estar mixando todo o show… Não tenho ideia, mas provavelmente há muitas coisas incríveis no chão da sala de corte que não foi mixado, que talvez seja mixado e lançado em algum momento.
Nós apenas mixamos as coisas que entraram no documentário, e muito disso foi devido a limitações de tempo também.

THH: Bem, você meio que respondeu à minha outra parte da pergunta porque até esta manhã, ironicamente, vi no Twitter alguém perguntando se algum dia veríamos o show completo. Mas eu não vou pressioná-lo sobre isso.

Riordan: Sim, eu gostaria de saber a resposta, cara. Espero que a resposta seja sim. Eu gostaria de ver mais de Dave interagindo com eles. Quero dizer, todo o humor e provavelmente há muitas locações para as quais eles foram e muitas coisas boas que simplesmente não entraram. Você sabe, você tem que encaixar tudo em uma hora e meia.

THH: Hipoteticamente, se eles lançassem mais, isso envolveria você?

Riordan: Eu espero que sim!

THH: Em preparação para 'A Sort of Homecoming', você ouviu/assistiu algum outro show do U2 para ter uma ideia de como mixar o som ao vivo? 'A Sort of Homecoming' é tão único com seus arranjos e o cenário do show, e o único show comparável em que consigo pensar é o Abbey Road em 2017.

Riordan: Não, nós realmente tratamos este filme como uma peça única. Contamos muito com Alastair McMillan e Jacknife Lee para manter as especificidades da banda fiéis ao seu som característico, e eles fizeram um trabalho fantástico.

THH: Eu sei que perguntei sobre a inclusão dos outros músicos nas apresentações do show, mas também fiquei curioso sobre algumas das vezes em que isso ocorre entre o documentário, como você disse, David Letterman andando na rua ou até mesmo o tempo corta do show para Bono no estúdio gravando "Every Breaking Wave" para o novo álbum, então nem todas as músicas são tocadas na íntegra e ininterruptamente. Alguma vez foi difícil seguir entre dois segmentos diferentes?

Riordan: Sim, com certeza. Muitas vezes havia esses elementos em que entrelaçaríamos performances completas com vocais por baixo. Você sabe, segmentos e coisas assim onde é Dave falando ou é Glen e Dave falando, ou todos esses momentos diferentes e você quer manter a energia alta com a música, mas clareza e o que eles estão dizendo é tão importante. Então, fizemos o possível para criar ambientes de Dublin para que você realmente se sentisse lá e estivesse imerso nesse tipo de atmosfera de Dublin, quando a filmagem for fora e quando for dentro do pub. Estamos realmente tentando colocar você lá.
Mais uma vez, remonta ao que eu disse anteriormente, que é realmente o objetivo sempre tentar levá-lo junto com eles, porque é onde todos nós queríamos estar, certo? Queríamos estar lá, então fizemos o nosso melhor para manter tudo isso realmente equilibrado e entrando e saindo enquanto continuamos sendo dinâmicos e divertidos e mantendo a energia viva.

THH: Eu sei que em um ponto algumas das versões do álbum 'Songs Of Surrender' estão entrelaçadas no filme. É sutil, mas se ouve "Red Hill Mining Town" lá em algum momento, mas você foi a pessoa que selecionou quais músicas iriam nessas situações?

Riordan: Isso foi feito por Morgan e sua incrível equipe e todos os produtores - eles foram os únicos a decidir como tudo isso se encaixaria. Nosso trabalho era meio que limpar tudo e fazer com que soasse bem. Mas eles são as visões criativas com isso, e eles estavam fazendo isso durante o processo de edição.

THH: Há uma cena em um pub onde Bono e The Edge tocam com outros músicos. Estou muito interessado nisso porque o cenário é muito diferente e tenho certeza que a acústica é muito diferente. Essa sequência foi mais difícil de mixar?

Riordan: Sabe, não. Isso, ironicamente, foi muito fácil porque a banda brincou com a ideia de remixar todas essas coisas e, no final das contas, para muito disso, optamos por algo super cru, um tanto orgânico para aquele momento, ao vivo, com muitas dessas seções de pub, porque parecia mais real – parecia mais cru naqueles momentos. E também a justaposição entre aquela crueza no pub e as coisas lindamente produzidas e polidas que estavam no palco criaram um bom contraste.

THH: Você era fã do U2?

Riordan: Ah sim, cara. Eu sou um desde muito jovem, quando, você sabe, 'Boy', 'October', 'War', quando esses álbuns foram lançados - eles mudaram minha vida. Eu era um guitarrista desde muito jovem, e quando ouvi aqueles delays sendo tocados por The Edge, isso simplesmente me surpreendeu. Esses álbuns eram apenas obras-primas. Obviamente, sempre fui um fã do U2, mas realmente fiquei viciado desde muito cedo.
Quero dizer, nos anos 80, o U2 estava lançando outra obra-prima todos os anos por um tempo. Eles faziam intervalos de um ano entre os álbuns, mas era como se todo ano você tivesse um novo álbum matador. Então isso realmente me trouxe de volta porque reconhecidamente, eu sempre amei o U2, mas não tenho sido esse U2 constante fã das coisas mais novas por alguns anos, pelo menos. Isso realmente despertou meu amor por isso - eles são uma banda incrível.

THH: Nesse caso, você tem uma música favorita que conseguiu mixar desse especial?

Riordan: Elas são todas tão boas à sua própria maneira - quero dizer, elas realmente são. "Invisible" é realmente especial - acho que uma realmente se destacou, mas todas elas eram tão boas. "Vertigo" foi incrível. Quero dizer, cada uma delas era realmente poderosa. Mas se eu tivesse que escolher, diria "Invisible".

THH: Do outro lado da moeda, havia alguma música que você já cansou de ouvir? Você pode ser honesto.

Riordan: Não. De jeito nenhum.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...