PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de junho de 2021

A longa entrevista do The Artspace Art for Life com Adam Clayton - Parte III


Adam Clayton with Wilhelm Sasnal Anka, 2001 - photo by Ross Stewart 

As primeiras peças que comprei: "O primeiro quadro que comprei foi um quadro de Jack Yeats. Chamava-se Jazz Babies e era uma imagem do que chamaríamos de shebeen, mas era um clube de jazz no porão. Mas, em vez de ter uma banda de jazz de Nova Orleans, tinha uma jukebox com discos de jazz. 
Essa foi a minha primeira obra de arte de verdade e adorei aquela imagem! Foi certamente a maior quantia de dinheiro que eu havia gasto em qualquer coisa até aquele momento! Eu não acho que isso mude, aquela ligeira dificuldade de tentar descobrir como ou por que uma obra de arte vale tanto dinheiro. E, claro, você sempre tem que concordar que vale a pena essa quantia de dinheiro e você pode pagar ou não. Isso foi em meados dos anos 80 e foi o começo de eu realmente comprar bastante arte irlandesa: Jack Yeats, William Orpen, John Lavery, Colin Middleton, Walter Osborne Paul Henry. Mas então, depois de um tempo, comecei a pensar: isso não representa realmente quem eu sou, não é realmente minha paixão ou no que estou interessado.

Herb Ritts - Louise Bourgeois, New York 1991 - photo courtesy Adam Clayton 

Então me mudei para Nova York no início de 1990 e naquela época o mercado de arte não estava tão desenvolvido como agora e você poderia fazer muitas perguntas e descobrir as galerias para visitar e obter uma introdução. Havia uma artista irlandesa amiga minha chamada Catherine Owens, que posteriormente fez grande parte do design para nossos shows ao vivo. Ela me levou para a galeria de Robert Miller, que eu adorei. Ele era o galerista de Louise Bourgeois e Robert Mapplethorpe. Ele tinha Joan Mitchell na época também e, embora naquela época eu talvez não entendesse seu trabalho, isso definitivamente abriu meus olhos. Ele também tinha Jean-Michel Basquiat, que eu diria ser o próximo artista significativo que comprei, junto com Louise Bourgeois. Eles foram dois dos artistas que absolutamente moldaram a maneira como olhei para o mundo a partir de então. Eu simplesmente amei a rebelião do que Basquiat estava fazendo. Uma história trágica, uma vida trágica e, em seguida, Louise Bourgeois, essa mulher francesa mais velha que estava apenas tentando retomar sua família e cuidar de si mesma e de todas as outras pessoas com quem entrou em contato. 

Robert Mapplethorpe - Cock and Devil, 1982 - photo courtesy Adam Clayton


No início dos anos 90, eu morava no Upper West Side, que ainda era bastante sujo na época - os preços dos imóveis não haviam subido. É por isso que muitas pessoas interessantes escolheram morar lá. Não foi transformado na coisa yuppie de classe média que se tornou. De uma forma engraçada, os apartamentos lá se prestam realmente a esse tipo de arte. Era muito fácil colocar as coisas e acho que naquela época minha farra de compras, se é que se podia chamar assim, consistia em escultura, Basquiats, fotografia, Mapplethorpes.
De certa forma, Robert Mapplethorpe era pouco apreciado na época, ou talvez as pessoas estivessem apenas com medo do poder de suas imagens. Suponho que, por crescer em um colégio interno, nunca deixei meus olhos repousarem por muito tempo em um pênis ereto ou flácido. Mas quando você vê seu trabalho e a maneira como ele ama o corpo masculino - como um homem, de repente você fica, ooh! Eu posso ser lindo. É lindo; na verdade, é uma coisa boa.
Acho que provavelmente em homens, você sabe ... amadurecemos bem tarde! E se você estiver em uma banda em turnê pelo mundo, leva ainda mais tempo para amadurecer. Nos anos 90, eu devia ter cerca de trinta anos, mas de repente comecei a ver a forma masculina de uma forma que nunca havia apreciado antes. Mapplethorpe me ensinou isso.
Comprei um lindo retrato de Ken Moody, um dos modelos de Mapplethorpe, que ainda amo. Seja qual for a forma como Mapplethorpe iluminou a pele, e como ele imprimiu, você obtém essa grande profundidade e calor com ele. Também Mapplethorpe foi interessante porque foi o primeiro fotógrafo a dizer: 'Não, sou um artista plástico, quero ser levado a sério como artista. Não quero ser visto como um artista comercial'. Todos os que vieram depois dele, e que foram considerados bons artistas, até Wolfgang Tillmans, hoje têm uma dívida com Mapplethorpe. 

Stan Douglas - Pembury Estate, 2017 - photo courtesy Adam Clayton


O melhor da fotografia, de certa forma, é que ela é tão imediata. É sobre a habilidade intelectual do fotógrafo de editar que se torna importante, ao invés de apenas sua habilidade de ser criativo, então são sempre vibrantes. E se eles estão nisso, eles estão realmente nisso. Na época, havia um fotógrafo chamado Lee Friedlander, eu vi alguns de seus trabalhos, obviamente conhecia Herb Ritts por seu trabalho de moda. Sua habilidade é ótima, mas não era necessariamente uma habilidade de belas-artes. Eu vi Diane Arbus naquela época e descobri um fotógrafo de Nova Orleans chamado Clarence John Laughlin. Ele era na verdade um arquiteto que, quando a fotografia começou a surgir como um processo químico, ficou muito interessado nela. Ele fotografou as mansões do sul em mau estado, em um mundo pós-escravidão onde as plantações não eram mais funcionais. São imagens muito, muito poderosas. Essa foi uma daquelas ocasiões em que encontrei algo que era evocativo e articulado, mas ao mesmo tempo não era mainstream. Eu gostaria que o mundo da arte ainda fosse um pouco assim - que tudo não fosse tão mainstream.
O outro fotógrafo de que gostei na época, mas talvez não tenha apreciado o suficiente na época, foi William Eggleston. Ele é um gigante, mas na época a fotografia colorida não era muito considerada. Eu estava viajando para LA para fazer algumas gravações e me desviei para Memphis e dei uma passada nele e ele é um personagem e tanto. William tinha alguns interesses pouco saudáveis - nada politicamente corretos - mas era assim que as coisas eram naquela época. Mas ele adora sua música, adora tocar piano. Mais recentemente, comecei a me interessar por Richard Mosse e Stan Douglas". 

Roni Horn - Water Double, v.2, 2013 - photo courtesy Adam Clayton

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...