PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de junho de 2021

A longa entrevista do The Artspace Art for Life com Adam Clayton - Parte IV


A única peça que eu compraria se ficasse disponível: "Sou um grande fã de Wilhelm Sasnal. E o que eu gosto em Wilhelm é que culturalmente ele é polonês, o que eu acho uma estética interessante por causa do que a Polônia passou. Mas ele é influenciado pela cultura pop. Eu amo o fato de que ele trabalha a partir de fotografias para suas imagens originais e ele sempre coloca algum tipo de viés político em qualquer show de trabalho que está fazendo. 
Qualquer que seja a história política do momento, você descobrirá que Wilhelm a abordou de alguma forma em uma obra de arte. Eu acho que é uma ótima coisa para os artistas fazerem e aplaudo isso em seu trabalho. Um de seus assuntos favoritos é sua esposa Anka. Há uma imagem dela em uma praia de biquíni e essa é a única imagem de Wilhelm que, se estivesse disponível, eu definitivamente iria quebrar o banco para adquirir".

A peça que escapou: "Eu acho que ele é possivelmente um artista, mas Thomas Schutte fez uma série de peças há alguns anos que eram esculturas muito grandes sentadas em bancos de aço que pareciam muito funcionais, feitas com ferro e vigas e com um monte de ângulos retos. Quando você as coloca ao ar livre, elas enferrujam rapidamente e ficam vermelho alaranjado. Gosto delas por causa de sua dualidade - a diferença entre esses bancos de trabalho sólidos e essas formas femininas delicadas sentadas sobre eles. Muito poderoso. Se eu tivesse uma, teria que colocá-la na Irlanda, acho que se adequaria muito bem a esse clima, pois não é tão diferente do clima da Alemanha do Norte". 

Fender Precision bass guitar - photo courtesy Adam Clayton


Aquilo que não é arte, mas é para mim: "Para mim, tem que ser a guitarra elétrica - no meu caso o baixo elétrico. Lembro-me de quando meus avós compraram pela primeira vez uma televisão. Vendo Top of the Pops ou Ready Steady Go e vendo esses homens engraçados com guitarras elétricas que eram todas brilhantes e cintilantes. E isso deve ter realmente funcionado. Existem muitas opções de instrumentos que um baixista pode escolher, mas eu voltei para o baixo Fender Precision - o primeiro baixo elétrico projetado por Leo Fender que está praticamente inalterado. Ele faz o mesmo trabalho hoje que fazia em 1950, quando foi inventado. Isso finaliza o trabalho. Há uma beleza nas curvas para mim e na maneira como elas se encaixam no corpo. Então, há algo glorioso sobre aqueles acessórios de níquel cromado brilhante. E então, finalmente, é o som disso! Não sei por que essas baixas frequências de baixo significam tanto para mim, acho que é apenas a maneira como alguns de nós são conectados - ouvimos esse tipo de coisa. Acho que o poder da música é vodu - você não sabe por que ela se comunica, mas comunica. E, é claro, passei a ter muitos baixos - você nunca terá o suficiente!"

O que alguém pode deduzir sobre mim de minha coleção: "Tenho a tendência de gostar de trabalhos figurativos! Não sei por que sou constantemente atraído de volta ao trabalho figurativo - o rosto ou o corpo ou o que quer que seja. Talvez você esteja constantemente em um diálogo com sua própria humanidade quando tem esse tipo de trabalho ao seu redor. Para mim, o trabalho da arte é nos conectar à nossa humanidade e nos fazer honrar isso de alguma forma. Obviamente, o trabalho figurativo também aquece os espaços. Se você olhar as coisas em um sentido arquitetônico, eu sinto que se você tem linhas retas quadradas, você não quer obras de arte feitas de linhas retas ou quadradas também".

A peça que reflete onde estou agora: "Há alguns anos, Marlene Dumas fez uma exposição de heróis tombados. Era sobre a vulnerabilidade das pessoas terem falhado consigo mesmas e com todos os outros. Havia duas fotos de Phil Spector na série. Uma dele com uma aparência descolada e legal como um dia o conhecíamos e amávamos, e depois havia sua foto policial - sem a peruca. Essa foi o que eu fiquei atraído por causa da vulnerabilidade dele. E aquela foto está em nossa sala de estar e eu olho para ela todos os dias. O que é interessante para mim é que este é Phil no final de sua vida percebendo - se é que ele percebeu - que o que ele fez iria mudar absoluta e cataclismicamente sua vida. Não importava quão bons eram seus discos; não faria nenhuma diferença.
Eu amo a aparente velocidade de criação da imagem; ela não parece ter trabalhado muito nisso, é emocionalmente direto dela para a tela. Embora eu ache que jamais estarei na mesma situação, eu sinto essa situação. E quando eu olho para essa foto, lembro que é sempre bom estar ciente de que sim, você pode fazer ótimos discos, pode fazer grandes turnês e pode significar muito para muitas pessoas, mas ainda assim não pode perder isso, a noção de quem você é. E essa vulnerabilidade que temos é algo a ser apreciado e mantido. Nunca tenha medo de perguntar por quê, nunca tenha medo de pedir ajuda. Você sabe que este é um bom conselho para qualquer pessoa em qualquer estágio de sua vida. O direito é o inimigo. Isso causou tantos estragos e é tão feio". 

Marlene Dumas - Phil Spector - Without Wig, 2011 - photo courtesy Adam Clayton


A arte que deixarei para alguém que amo: "Extremamente difícil de responder. Mas provavelmente seria uma das peças originais de Louise Bourgeois que comprei em Nova York no início dos anos 90, Nature Study 4. Não é necessariamente uma peça burguesa importante, mas tem muito poder e força. Eu adoraria poder passar isso para nossa filha Alba, que agora tem três anos e meio. É como uma estrela de três pontas, envolta nesta substância parecida com alcaçuz que para mim representa o nosso pequeno núcleo de uma família - nós três. E adoro a forma como este tipo de material preto envolve esta família de três pessoas e surge como um braço com uma mão na extremidade. Para mim, isso representa tudo o que o trabalho de Louise envolve - família, criação e algum tipo de intimidade e carinho. Sempre sinto que isso engloba sua mensagem e sua arte, que trata de nutrir a alma". 

Louise Bourgeois - Nature Study 4 (Scroll with Hands) 1985 - photo courtesy Adam Clayton

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...