PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Paul McGuinness queria o produtor Jimmy Iovine para 'The Unforgettable Fire' do U2


1984. Havia chegado a hora do U2 escolher um produtor para substituir Steve Lillywhite. 
O U2 gostou de trabalhar com Jimmy Iovine, que se ofereceu para produzir 'Under a Blood Red Sky' por quase nada, apenas pela chance de trabalhar com a banda. 
Paul McGuinness, o experiente empresário do grupo, gostou das habilidades comercialmente comprovadas de Iovine, mas os membros da banda escolheram a dupla Brian Eno e Daniel Lanois.
"Decidimos que a música deveria decidir", explicou Bono. "E nós fizemos algumas músicas, e pudemos ver que era um álbum mais abstrato - ouso dizer, ambiente - que íamos fazer. E quem melhor?" 
Quem de fato? Mas Eno e Lanois impediram o U2 de aproveitar seus talentos em canções de rock & roll compactas e concisas e, em vez disso, encorajaram o grupo a preservar suas criações mais rudimentares exatamente como eram. 
Algumas faixas de 'The Unforgettable Fire' têm uma qualidade inacabada e descuidada, enquanto outras faixas - "A Sort Of Homecoming" por exemplo - parecem agitadas e desfocadas.
Mas está lá também o emocionante hino do LP a Martin Luther King, "Pride (In The Name Of Love)", apesar de uma imprecisão histórica (ele não foi assassinado pela manhã). Alcançando o Top 20, tornou-se o single de maior sucesso do U2 e ajudou a impulsionar 'The Unforgettable Fire' - nomeado inspirado em uma série de pinturas angustiantes desenhadas por sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki - para o Top 15.
O LP não foi o sucesso comercial que alguns esperavam, mas estava tudo bem para todos no campo do U2. Eles seguiram seu desejo e não se arrependeram.
Também em 1984, Paul McGuinness negociou uma extensão extraordinariamente lucrativa do pacto do grupo com a Island Records. Quase da noite para o dia, aqueles quatro rapazes de Dublin tornaram-se extremamente ricos, certamente milionários.
Bono se irritou quando falou sobre isso. "Não sei. Não tenho um milhão de dólares no bolso ou na minha conta bancária. Não quero dizer que o dinheiro não é importante para mim, porque é nojento para mim dizer isso numa época em que muitas pessoas não têm dinheiro. Então, eu sou grato por não ter que me preocupar com minha próxima refeição. É uma ameaça para a banda, porque não quero que nada tire o nosso foco. Mas eu simplesmente não quero ver".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...