PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de junho de 2021

A longa entrevista do The Artspace Art for Life com Adam Clayton - Parte I


Como membro fundador do U2, uma das bandas de maior sucesso do mundo, o baixista britânico Adam Clayton tem o capital e a visão criativa para coletar e apreciar a arte contemporânea. Só não o chame de colecionador. "Tenho uma relação desconfortável em ser chamado de colecionador por causa de tudo o que vem junto", explica o baixista de 61 anos. "Eu me considero antes de mais nada um entusiasta porque acho que isso implica que você é curioso e interessado na expressão e na prática. Depois de entrar em palavras como coleção, é quando o intelecto e o poder de fogo financeiro entram em cena".
Em vez de se ver como um caçador de troféus do mundo da arte, Adam prefere ver seu amor pela arte como um hábito agradável. "Se parte de ser um colecionador é adquirir coisas que são essencialmente puras e chegam em um certo tipo de ordem, ou contam um certo tipo de narrativa, então sim, eu acho que funciona na maneira como meu cérebro está conectado", ele continua. "Definitivamente tenho aquele vício de ir mais longe, de querer saber mais, de querer adicionar ao que já tenho. Provavelmente sou mais viciado do que colecionador".

Sonia Gomes - Weaving Tomorrow 1  2016 - photo courtesy Adam Clayton

Essa dependência da arte contemporânea levou o músico a estabelecer relações com alguns dos artistas cujas obras ele coleciona. "Tenho tendência a fazer trabalhos semelhantes", admite. "Eu não penso muito sobre o quadro geral. Muitas pessoas fazem de sua coleção o trabalho de sua vida e ela é curada e apresentada de uma determinada maneira. Eu simplesmente gosto da interação de artistas visitantes, conhecendo artistas e conhecendo seus trabalhos. Eu diria que tendemos a adquirir talvez quatro ou cinco coisas de um artista de que gostamos e então seguimos em frente. Não é feito de nenhuma forma com curadoria".
A esposa de Adam, Mariana, é brasileira, então ela tem um grande domínio sobre artistas brasileiros, explica ele. "A arte e a música brasileiras informam os olhos e os ouvidos ocidentais; realmente funciona junto", ele continua. "Se eu me descrever como um viciado, seriam todas essas coisas: móveis, vidro, cerâmica, pintura, escultura - todas as coisas que nos dão prazer".
Essa abordagem onívora da cultura remonta aos primeiros dias de Adam na estrada com o U2, mesmo que o lugar que ele procura para sua solução tenha mudado ao longo dos anos. "Percebi que desde o início aquela música fazia parte de um intercâmbio cultural, mas não era toda a história", diz ele. "É preciso levar tudo em consideração e à medida que vamos passando os anos e não vamos mais a baladas e bares como antigamente, procuro essas coisas em outros lugares agora. Ainda tenho necessidade da boêmia e acho isso em visitar estúdios de artistas, se estou na estrada e tenho um dia de folga ou algo assim, descubro quem está por perto e saio para comer ou visitar o estúdio ver quais exposições estão acontecendo e esse se tornou o diálogo que eu gosto agora. Em Londres, há várias galerias sem fins lucrativos que apoiamos: Delfina, Gasworks, Chisenhale e Studio Voltaire. Esses são lugares que gosto de fazer check-in, conhecer jovens artistas e ver o que as pessoas estão fazendo".
Depois de décadas colecionando arte e acompanhando artistas, Adam viu o mercado mudar. "Acho que o que aconteceu nos últimos vinte anos é que, na verdade, isso se filtrou um pouco, provavelmente porque as pessoas podem verificar as coisas online", ele argumenta. "As pessoas estão mais educadas visualmente agora e isso é ótimo, e o reaproveitamento de objetos para design e funcionalidade é algo que as pessoas entendem muito mais, não é mais tão intimidante. Acho que a dificuldade com grande parte do mundo das belas-artes é que ele pode colocar a cultura nas mãos dos museus e das pessoas ricas".
Embora Adam se sinta em casa entre a elite cultural, ele também valoriza seus primeiros compromissos com a arte, em um ambiente muito menos formal. "Eu sempre fui um pouco 'bagunceiro'; A sala de artes [na escola] sempre foi um lugar onde você podia escapar sem fazer nada, então era onde eu passava a maior parte do meu tempo. E nesses lugares eu encontrei garotos que gostavam de música, arte, roupas e todas essas coisas, então esse se tornou o lugar onde comecei a sair".
Na verdade, um olhar aguçado para a semiótica cultural ajudou Adam a sobreviver, quando ele foi mandado para um colégio interno, aos oito anos de idade. "Não sei se todos concordariam com isso, mas aos oito anos, um internato só para meninos pode ser um lugar bastante agressivo e assustador", diz ele. "Por alguma razão, eu fiquei muito bom em descobrir visualmente quem eram os meninos legais, quem eram os meninos maus e quem eram os meninos a serem evitados. Suponho que o código era realmente o que as pessoas usavam - como andavam e a forma que exibiam. Eu acho que se você tivesse a sensibilidade de olhar ao redor em seu ambiente, você descobriria qual era o sapato legal, ou formato para sua calça, ou o que quer que fosse - e esse era seu uniforme como tal. Eu sabia que não seria um atleta, não conseguiria entrar no time de rúgbi. Eu estava com os meninos que gostavam de fazer arranjos de flores, desenhar e coisas assim. E, como tal, tínhamos nosso próprio código sobre como sobreviver sem ser espancado!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...