PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Histórias De Inocência: Rowen, Hewson e Hanvey


Andy Rowen (a inspiração da letra de "Bad" e "Raised By Wolves"), Peter Rowen (o garoto das capas de 'Boy' e 'War) e Derek Rowen (Guggi, o melhor amigo de Bono) fazem parte da incrível família que morava na rua de Bono quando ele estava crescendo. Bono escreveu sobre a família Rowen do número 5 da Cedarwood Road nas notas do álbum 'Songs Of Innocence' do U2.
"Os Rowens do N°5 tinham uma árvore de flor de cerejeira que era a coisa mais luxuosa do mundo para mim. Aquela família era como uma tribo do velho testamento. Eu aprendi muito com eles. A profundidade e o profundo discurso de todas as escrituras.
Em sua companhia, vi alguns dos grandes pregadores, que abriram estas bíblias pretas e era assustador vê-los dançar com a palavra de Deus, para eles e para nós. Às vezes penso que deveria ser o contrário, em um minuto você está lendo, no minuto seguinte você está nela. Lou Reed, Deus tenha sua alma, disse que precisava de um ônibus lotado de fé para sobreviver. O ônibus dos Rowens estava cheio de fé e eu estava com eles".
Guggi quando criança, sabia quando seria sábio manter distância - como a maioria dos filhos com seus pais. Ocasionalmente, quando ele ou algum de seus irmãos voltavam de brincadeiras na Cedarwood Road, a primeira pergunta para quem atendia a porta era: "Papai está de bom humor?" (Um cenário comum na maioria das famílias na Irlanda).
Nas ocasiões em que o pai estava de bom humor, os benefícios para todos eram tangíveis, incluindo Bono.
"Ele consertava ciclomotores e pequenas motocicletas à noite para várias lojas diferentes. Isso basicamente deu a ele a oportunidade de comprar ciclomotores pelo preço certo, o que ele fez. Em certo momento, ele tinha 26 motocicletas no galpão do fundo. Ele costumava levar os quatro meninos mais velhos - Clive, Derek, Trevor e Andrew - e nosso amigo Paul Hewson para o outro lado da estrada e nos dava uma motocicleta para passar a tarde para subir e descer uma estrada que não tinha sido aberta ainda ao público".
"Uma das memórias que me vem à mente sobre meu pai", continua Guggi, "foi quando eu tinha cerca de 13 anos e tinha que ir de bicicleta para a escola todos os dias. Meu pai ouviu que eu estava economizando para comprar uma bicicleta. Ele me perguntou quanto eu tinha economizado e disse que tinha dois xelins e três pence economizados". 
Não muito depois, ele o levou à loja de bicicletas MacDonald's na Wexford Street e comprou para seu filho a melhor bicicleta de corrida de dez marchas da loja.
"Custou muito dinheiro para aquela época".
Seu pai trabalhou duro para cada centavo que ganhou. A natureza workaholic orgulhosa de Robert Rowen garantiu que seus 10 filhos fossem cuidados. Ele foi o primeiro vendedor ambulante de baterias Ever Ready no país. Tentar sustentar tantas crianças não poderia ter sido uma tarefa fácil para o Sr. Rowen nos melhores momentos. "Sim, ele tinha muitas contas a pagar. Era incrivelmente difícil e ele trabalhava duro", diz Guggi, "mas estava sempre estressado. Ele podia mudar muito rapidamente. Claro, ele perdia a paciência. Mas que pai não perdia?"
Querendo que seus 10 filhos tirassem o máximo proveito da vida, Robert Rowen era implacavelmente rígido com os filhos. Esperava-se que eles se conformassem aos seus requisitos morais e religiosos sem questionar. Eles foram criados em Plymouth Brethren depois que ele se converteu na Igreja da Irlanda em 1960. Ele impôs uma rotina exaustiva. 
Guggi (apelido dado à ele por Bono em 1971) e seus irmãos iam à igreja o dia todo aos domingos e a várias reuniões cristãs de crianças durante a semana.
Guggi descreve os irmãos Plymouth Brethren como muito protestantes. "Outras pessoas diriam que é como os Quakers. Suponho que sejam puritanos nesse sentido, mas baseariam suas crenças na Bíblia e no Novo Testamento", diz ele.
"Havia muitas pessoas sérias do Velho Testamento. Pessoas do Norte vinham e gritavam muito alto e falavam sobre o fogo do inferno. Quase sempre os oradores eram da Irlanda do Norte e eles assustavam as crianças. Não acho que teria fé se não fosse pela minha educação", disse ele mais tarde. "Não foi uma coisa negativa. Foi martelado em nós um pouco demais, eu acho, e acho que me rebelei contra isso. Acho que nunca perdi minha fé, mas certamente, até recentemente, eu não ia à igreja. Era realmente pelo bem dos meus filhos que eu queria voltar à igreja".
Quando Guggi completou 17 anos, ele saiu de casa com seu irmão mais novo Trevor (também conhecido como Strongman, com 15 anos na época).
"A palavra de meu pai na minha vida acabou completamente naquele ponto", diz ele. Strongman e Guggi conseguiram um apartamento na New Cabra Road. Eles destruíram o lugar.
"Nós destruímos muitos lugares para os quais nos mudamos".
Um lugar que eles não precisaram destruir, no entanto, foi em um dos apartamentos Ballymun onde os irmãos Rowen viveram por seis meses.
O endereço não era muito bom, diz ele, mas havia calefação de graça e água quente. Eles derrubaram uma porta para entrar.
O mesmo fizeram os ladrões que invadiram o apartamento uma noite enquanto Guggi e seu irmão mais novo Guck (Andrew) estavam no pub. Eles roubaram a coleção de discos de Guggi e, dolorosamente para Guggi, seu tanque de salamandras. Cada posse que ele tinha no mundo se foi.
"Eu tinha uma cabecinha de raposa desde a minha infância e muitas coisas minúsculas e preciosas também foram roubadas", diz ele. Para piorar a situação, sua namorada também tinha terminado com ele. Tudo o que havia sobrado para Guggi era sua van Fiat 900.
Quando bebê, Guggi adorava desenhar. Sua mãe Winifred o encorajou desde a adolescência a continuar desenhando e pintando. "Ela sempre olhava para o meu trabalho. Ela sempre o admirava".
Guggi era o único filho entre os 10 que frequentava a Plunkett's Comprehensive School em Whitehall; os outros nove foram para a Mount Temple na Malahide Road. Foi um dos maiores erros de sua vida, ele diz. Ele foi para a escola com muitas crianças muito rudes que tiveram uma infância muito difícil, diz ele.
"Na escola, eu queria desenhar o tempo todo", ele continua. "Desenhava em todos os meus cadernos e fui martirizado por isso, mas não poderia evitar se tivesse um lápis na mão. Não queria escrever. Não queria fazer matemática. Só queria desenhar coisas. Era essa coisa compulsiva que remonta à minha memória mais antiga. E é algo que fiz durante toda a minha vida. Tenho que agradecer a minha mãe por isso".
Seu pai era claramente um homem intrigantemente complexo. Guggi afirma que ele "não foi uma grande inspiração", mas certamente afetou sua vida de uma forma importante. Guggi reagiu contra ele de várias maneiras.
The Virgin Prunes, a resposta da Irlanda aos Sex Pistols, o grupo que formou com Gavin Friday em 1976, foi uma reação muito grande a seu pai. Deixar seu cabelo crescer foi outra reação. Seu pai cortava o cabelo dos filhos na cozinha: o resultado era um penteado tigela.
"Papai era particularmente péssimo no corte de cabelo. Também tinha a ver com o fato de que o garoto comum da nossa rua tinha esse corte de cabelo normal e eu não queria ser assim. Eu me sentia preso".
Guggi recebeu seu último corte de cabelo em tigela de seu pai quando tinha 16 anos.
Assim que pôde, Guggi deixou seu cabelo crescer. Tornou-se sua marca registrada, tão distinta quanto suas pinturas. A coisa do cabelo comprido, diz ele, provavelmente remete de volta ao seu pai, que o fazia usar terno, camisa e gravata com calça curta, quando menino. Foi, em muitos aspectos, sufocante. 
"E quando você fecha a gola, qualquer coisa que toca meu pescoço me apavora", lembra ele. 
Guggi tinha dois anos quando a família se mudou de Walkinstown para uma casa maior em Ballymun porque sua mãe estava grávida do irmão mais novo de Guggi, Trevor.
Eles se mudaram para o número 5 da Cedarwood Road. Do outro lado da rua, no número 10, morava Paul Hewson; no final da rua, no número 140, vivia o incomparável Fionan Hanvey.
No final da rua também ficava o asilo para doentes mentais atrás do muro; os três amigos brincariam ali - atirando facas nas árvores no terreno. Fionan, Paul e Derek achavam que os internos do asilo eram, diz Guggi, mais interessantes do que as pessoas comuns. 
Rowan, Hewson e Hanvey se tornariam amigos para o resto da vida. "Meu pai provavelmente teria encorajado minha amizade com Bono porque ele era da Igreja da Irlanda. Ele provavelmente teria medo de que se eu andasse com um católico eu perdesse a fé ou entrasse em uma igreja católica", diz Guggi.
Com Fionan, um católico romano, a história era completamente diferente. Vendo seu filho de vestido e maquiagem, a reação do pai de Guggi foi culpar seu amigo do final da rua: "Aquele tal de Hanvey o desviou! Ele é estranho!"
Eles criaram seu próprio mundo imaginário, Lypton Village. Nele, Derek deu ao amigo Paul Hewson o nome de Bono - em homenagem à loja de aparelhos auditivos. Em troca, Hewson apelidou Derek de Guggi.
"Tratava-se de encontrar uma palavra que soasse como alguém", explica Guggi. "Eu parecia um Guggi. Discutíamos a cabeça um do outro. Gavin tem uma cabeça quadrada e Gavin é uma palavra que soa muito quadrada".

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...