PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Pete Maher conta como foi trabalhar na masterização para o U2


Do site Right Chord Music:

"Eu sou Pete Maher e sou um engenheiro de masterização de Brighton, Inglaterra. Meus clientes incluem U2, Jack White, Katy Perry, The Killers e Beady Eye.
Acho que os artistas devem se concentrar em fazer boa música e os produtores devem se concentrar em criar mixagens bem equilibradas. Nunca ouvi ninguém descrever a masterização como uma relação ruim com a mixagem, mas muitas vezes é esquecido quando os produtores levam todo o crédito por seus sucessos! Todo mundo sabe que George Martin produziu os Beatles, mas alguém sabe quem masterizou para eles? A verdade é que a masterização faz com que boas gravações pareçam ótimas!
Mixar e masterizar é uma parceria sônica, então é importante que os produtores e engenheiros de masterização trabalhem juntos e construam confiança. Infelizmente, alguns produtores competem com o processo de masterização e executam suas mixagens por outros meios. Isso resulta em mixagens muito altas com headroom zero. O oposto também acontece quando os produtores passam horas ajustando uma mixagem apenas para vê-la esfolada por um engenheiro de masterização ansioso e empenhado em fazer sangrar os ouvidos das pessoas! 
Masterizei um álbum tributo ao U2 da Q Magazine, apresentando The Killers, Garbage, Damien Rice, Snow Patrol e Depeche Mode. O problema é que duas músicas chegaram a mim já masterizadas. Uma era do Garbage e a outra do Depeche Mode.
A faixa do Garbage tinha sido explodida e estava 6dbs mais alta do que todas as outras e a faixa do Depeche Mode estava ligeiramente abaixo do nível de -1db. Para equilibrar o volume de saída do álbum, decidi reduzir a faixa Garbage em todos os 6dbs, senão o Depeche Mode seria espremido.
Acho que nunca desejei masterizar uma música, mas existem alguns grandes artistas por aí com quem eu adoraria trabalhar. Lembro-me de ouvir que o U2 estava procurando um novo engenheiro de masterização e pensar 'uau, eu adoraria trabalhar com eles'. Graças ao seu produtor Flood, isso aconteceu.
A maioria das gravadoras apenas me deixa ir em frente, mas às vezes uma banda vai querer aprovar tudo ao longo do caminho. Eu geralmente defino a masterização de primeira, mas sempre fico feliz em ajustar uma mixagem se necessário. O U2 é muito prático no bom sentido. Eu trabalho principalmente com o produtor Declan Gaffney, mas a banda dá a aprovação final. The Edge odeia compressão, mas adora volume, o que realmente diz tudo!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...