PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 22 de junho de 2021

Daniel Lanois fala sobre sua canção favorita em 'No Line On The Horizon' do U2 e sobre a surpresa de ter recebido créditos de composição


O canadense Daniel Lanois trabalhou pela primeira vez com o U2 em 'The Unforgettable Fire' e é creditado por ajudar a ampliar seu som. Famoso por usar uma atmosfera sutil, ele falou sobre seu trabalho em 'No Line On The Horizon':

"Em meados dos anos 1980, eu estava trabalhando com Brian Eno em gravações ambientais. Ele estava pronto para fazer o álbum 'The Unforgettable Fire' e me pediu para co- produzir. Eu não tinha ouvido uma única nota de sua música nesta fase. Lembro-me de ouvi-los quando mandaram algumas fitas demo para o Canadá - achei que o cantor tinha uma nota alta interessante.
Eu acredito muito na mudança no estúdio - mudança de todos os tipos. Estou muito interessado na atmosfera de um disco, em todos os vários sons. Mas suponho que minha grande coisa é sempre tentar encontrar aquele momento comovente. Já vi o termo "som de Lanois" ser usado, mas não acho que haja um.
Eu nunca gostei muito da sensação de um estúdio acolchoado. Com o U2 eles podem ir para Berlim ou, no caso, ir para o Marrocos, que foi ideia do Bono.
Neste, eu e Eno recebemos os créditos de composição - a primeira vez que o U2 permitiu isso, pelo que eu sei. Suponho que seja isso que 20 anos de maturidade fazem. É bom ser reconhecido, seja fazendo arranjos ou contribuindo para a própria música. Sempre fiquei feliz em dar qualquer contribuição que pudesse sob o termo "produtor".
É encontrar aquele momento cheio de alma quando algo tem uma vibração imparável. Lembro-me de nós seis sentados no estúdio, e isso aconteceu com "Moment Of Surrender". Isso veio de nós seis.
Pode ser difícil. Existem tantas ideias flutuando por aí. O truque é permitir que tudo seja levado a uma conclusão para ver como soa. Então você consegue um consenso ou não. Às vezes, alguém realmente luta para que uma música ou parte seja mantida e essa chance deve ser dada a essa pessoa.
Surpreende a todos que ainda não consideram nada garantido, apesar de tudo o que fizeram".

"Moment Of Surrender" é a canção favorita de Lanois do disco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...