PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 24 de junho de 2021

A longa entrevista do The Artspace Art for Life com Adam Clayton - Parte II


As forças culturais também ajudaram Adam Clayton a encontrar um lugar no mundo, quando as pistas do sistema escolar começaram a falhar. "Desde os 13 ou 14 anos, eu sabia muito bem que não faria parte do mundo normal", lembra Adam. "Suponho que, se tivesse concluído minha educação, teria tentado ir para a escola de artes. Provavelmente não teria entrado e acabaria como fotógrafo comercial ou motorista de van! É difícil saber, mas deixei a escola aos 17 anos sem terminar meus estudos. Quando The Stranglers e Patti Smith e The Clash apareceram, isso pareceu ter um efeito profundo em minhas moléculas".
Esse efeito era auditivo e visual. "Acho que a capa do álbum teria sido a primeira coisa que teria influenciado meus olhos, porque as capas dos álbuns contavam uma história", diz ele. "Mas a outra coisa que acho que me informou visualmente foram os programas de TV americanos, porque nos anos 1970 ninguém sabia como era Nova York, ou Los Angeles, ou Miami. E então foi esse mix de América vindo pela música, entrando pela televisão e filmes, que tudo começou a me dar uma linguagem visual que era muito familiar, muito mais tarde, quando acabei indo para a América".
Na verdade, foi enquanto estava nos Estados Unidos que Adam começou a ver e comprar arte seriamente. "Quando comecei a olhar para a arte no final dos anos 80, início dos 90, fui influenciado ou atraído por aquele período em Nova York em que música e arte se misturavam e o movimento do graffiti estava apenas começando", lembra ele. "Acho que também fui atraído por artistas mulheres que pareciam muito subestimadas. Achei a ausência de testosterona muito boa e, quando comecei a me envolver com elas, percebi que seus critérios de criatividade eram muito diferentes. Certamente muitas delas costumavam dizer, 'tínhamos famílias; não podíamos sentar e perder nosso tempo criativo. Se tivéssemos duas ou três horas no dia, tínhamos que usá-lo'. Certamente, acho a arte gerada por mulheres muito mais envolvente, interessante e meditativa".
O foco em trabalhos meditativos e envolventes permanece fiel até hoje. 

Alexandre da Cunha - Public Sculpture (Drums1), 2016 - photo courtesy Adam Clayton 



A arte nas paredes da casa da família: "Minha mãe gostava de pensar que ela tinha um pouco de olhar artístico - e provavelmente tinha - mas não tinha recursos na época. Éramos uma espécie de família itinerante, morando primeiro na África e depois em Cingapura. Eu era um viajante bastante experiente. Nos meus primeiros dez anos, vivemos no Quênia, vivemos na Zâmbia, Cingapura e até mesmo Tel Aviv por um curto período. Em cada um desses lugares, minha mãe sempre colecionava uma escultura ou uma peça de arte popular. Acho que muito disso eram as coisas usuais que vendem aos turistas - esculturas em madeira de animais africanos e esse tipo de coisa. Mas sempre foram coisas lindas de segurar e manusear. Meu primeiro amor quando comecei a comprar arte era muito escultura e eu acho que você pode relacionar isso com aquelas primeiras experiências.
Meu pai tinha estado na RAF e vava em jatos desde muito cedo. Ele estava estacionado em Aden, no Iêmen, e estava envolvido na crise de Suez. Por estarem voando com esses jatos, alguém tirou fotos pela janela. Na época, eu não tinha percebido bem, mas agora, quando olho para trás, que era uma imagem visual muito forte para mim, essas fotos em preto e branco de aviões fazendo acrobacias.
Acho que elas sugeriram um mundo exótico - o Oriente Médio. E eu acho que provavelmente havia muita bagagem lá que eu devo ter me agarrado de alguma forma. Elas também eram bastante surreais. Algumas das fotos foram tiradas dentro da cabine, então você também teria todos os detalhes biográficos e documentais. Na verdade, eles ainda estão pendurados na casa do meu pai. Depois do tempo em Aden, ele saiu da aviação militar e foi para a aviação civil. Havia poucos empregos, e é por isso que acabamos nos mudando tanto, e acabamos nos estabelecendo na Irlanda quando eu tinha seis anos". 

 Jack Butler Yeats - Jazz Babies, 1929 - photo courtesy Adam Clayton
A primeira galeria ou mostra que me surpreendeu: "Eu cresci em Dublin e naquela época eu teria ido ao Museu Nacional e lá teria me deparado com as obras de Jack Yeats, que foi um pintor bastante influente. Visualmente, o trabalho era abstrato, mas expressionista. Ele era irmão de WB Yeats, então, culturalmente na Irlanda, fazia sentido. Também tinham trabalhos de William Orpen e Sir John Lavery, eram imagens que eu conhecia. Então, quando tive a oportunidade de comprar arte, foi por lá que comecei. E novamente minha mãe me encorajou a olhar para a arte irlandesa". 

Diane Arbus - Untitled 7, 1970-1971 - photo courtesy Adam Clayton

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...