PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 31 de outubro de 2020

Produtor Daniel Lanois relembra as gravações de 'All That You Can't Leave Behind' do U2 em seu 20° aniversário - Parte II


Independent

Daniel Lanois construiria uma amizade duradoura e uma parceria de trabalho com o U2 quando começou a trabalhar com eles em 'The Unforgettable Fire'.
"Eles eram apenas garotos naquela época, mas já haviam feito muito. E eu era apenas um garoto também - apenas alguns anos mais velho. Assim que terminamos 'The Unforgettable Fire', lembro-me de dizer a Edge que achava que ainda tínhamos algo a dizer e se eles quisessem fazer outra rodada, eu o faria".
Essa outra rodada, é claro, seria 'The Joshua Tree'. No início deste mês, os ouvintes da BBC Radio 2 votaram naquele álbum como o melhor dos anos 1980. Lanois está especialmente orgulhoso do trabalho que fez nele. "Foi um pouco lento no início porque eles queriam gravar em casas [a casa do Edge em Monkstown e a futura moradia de Adam Clayton em Rathfarnham] e isso leva tempo para configurar corretamente. É um pouco como uma instalação de arte. Você tem que ter potência e pensar em isolamento acústico.
"Mas, uma vez que tudo estava configurado, éramos muito prolíficos. Eno e eu decidimos adotar uma abordagem tag-team. Ele cumpria uma semana e ia embora. Eu faria uma semana e depois iria embora. E então trabalhamos juntos. Nessas semanas separados, muito foi feito. O som do disco foi formado bem no início".
Era muito diferente quando se tratava de seu trabalho em 'Achtung Baby', grande parte do qual foi gravado no Hansa Studios em Berlim.
"Gravamos na mesma sala em que Eno tinha feito aqueles álbuns com Bowie nos anos 1970", diz Lanois. "Havia muita história lá, mas eu também me lembro de comer a mesma comida todas as noites lá. Mas Berlim foi uma grande inspiração para eles".
O U2 estava em um ponto de ruptura nos primeiros dias daquele álbum, com os membros em desacordo sobre qual direção musical deveriam seguir. Lanois diz que propositalmente permaneceu alheio a tudo isso.
"Eu coloquei as vendas nos olhos", diz ele, com uma gargalhada. "Eu não queria tomar um lado específico".
Depois de 'All That You Can't Leave Behind', ele co-produziu os futuros álbuns do U2, 'How To Dismantle An Atomic Bomb' e 'No Line On The Horizon'.
"Trabalhamos muito bem juntos", diz ele sobre sua parceria de produção com Eno. "O que ele tem de bom é a rapidez com que trabalha. Ele sempre tem ideias".
O currículo de Lanois é notável. Além do U2, ele produziu todos, de Peter Gabriel a Emmylou Harris. Ah, e Hothouse Flowers também.
Ele está especialmente orgulhoso de seu trabalho no álbum muito amado de Bob Dylan, 'Time Out Of Mind'. "Quando trabalhamos nas demos, senti que poderia ser muito especial para ele", diz ele. "Havia algo sombrio, profundo e pesado".
Lanois diz que há muito aceitou que seu trabalho solo - incluindo uma trilha sonora conceituada para o filme cult Sling Blade - foi eclipsado por sua capacidade de produção para outros.
"Estou bem com isso", diz ele. "Agora, estou reservando mais tempo para meu próprio trabalho". Ele está animado para trabalhar em seu novo projeto, apelidado de Heavy Sun: "Somos quatro. É realmente envolvente".
Agora com 69 anos, ele não produz álbuns com a mesma frequência de antes. E se o U2 voltasse a pedir seus serviços? Há uma pausa. "Eu diria: 'Em que planeta estaremos fazendo isso?'", ele ri. "Se eu receber um convite, eu aceito um convite. Envie uma limusine!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...