PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Lux In Tenebris Lucet: as canções do U2 prediletas da jornalista Cathleen Falsani - Parte I

U2.COM

'Lux In Tenebris Lucet'

'Há uma luz que você nem sempre pode ver...'

Cathleen Falsani é autora e jornalista que escreve sobre a música e o ativismo do U2 há mais de 20 anos. A playlist do U2 de Cathleen foi inspirada por uma conversa com Bono durante um período de sua vida em que ela enfrentava 'tristeza, doença, perda e incerteza'. 'Preste atenção à luz', disse ele. 'Está aí, mesmo nos momentos mais sombrios. Procure por isso. Deixe isso iluminar você'. 
Em tempos de pandemia, os dias são sombrios para muitas pessoas, mas Cathleen acredita que 'a música tem o poder de impulsionar nossos espíritos'.
'Atrai a luz e pode ajudar a definir uma visão para o tipo de mundo que queremos reconstruir. Para mim, a música do U2 tem sido uma tocha que atravessa a escuridão, mostrando um caminho a seguir e trazendo esperança para a jornada. Aqui estão 14 canções que me lembram que existe uma luz e para continuar procurando por ela. 

1. A Sort Of Homecoming (from Wide Awake In America)

Minha versão ao vivo favorita de qualquer música do U2. Eu adoro desde que deixei pousar a agulha no EP de vinil, quando eu tinha 14 anos. Embora eu não pudesse articular então por que isso me comoveu tanto, olhando para trás à distância de meia vida, acredito que é a urgência da performance ao vivo combinada com a imagem de fugir de algo doloroso para o abraço de segurança e conforto no luz (de casa).

Através dos campos de luto para uma luz que está à distância ...

Também há algo poético em uma música que foi inspirada nas palavras de um poeta. Como diz a história, Bono se apaixonou pela poesia de Paul Celan, um judeu romeno que foi um poeta de língua alemã preeminente da era pós-Segunda Guerra Mundial. Em um discurso de 1960 conhecido como 'O Meridiano', Celan, cuja obra muitas vezes lutou contra a vida e a perda, a fé e a arte, disse que os poemas nos levam por caminhos onde nos encontramos. Os poemas são, disse ele, "uma espécie de retorno ao lar".
Talvez seja por isso que tantos de nós nos voltamos para a poesia - sejam palavras de um poema ou de um poeta-letrista - nesta época de angústia global. Eles consolam e iluminam, neles nos vemos com clareza, mesmo na escuridão.

Oh, não fique triste, não, não chore
Pois esta noite, finalmente, estou voltando para casa.

2. Walk On (from All That You Can't Leave Behind)

Quando o primeiro avião atingiu a primeira torre do World Trade Center em Nova York na manhã de 11 de setembro de 2001 e o mundo girou fora de seu eixo, eu estava saindo do chuveiro para me preparar para trabalhar no jornal Chicago Sun-Times, onde fui repórter de religião. Dez dias depois, depois de estar na redação quase 24 horas por dia, voltei do trabalho na sexta à noite e desmaiei na frente da televisão, corpo exausto, mente e coração. Liguei a televisão e lá estavam eles - minha banda - tocando "Walk On" durante a maratona America: A Tribute to Heroes, e entregando uma mensagem de esperança teimosa que fortaleceu meu espírito decadente.

E se a escuridão for nos separar
E se a luz do dia parece estar muito longe
E se o seu coração de vidro for quebrar
E por um segundo você quiser voltar atrás
Oh, não, seja forte

Eu chorei e chorei. Essas foram as palavras de consolo e encorajamento das quais meu coração dilacerado mais precisava. E eu sei que não estava sozinha. Serei eternamente grata pela luz que a banda nos trouxe naquela noite.

3. Song For Someone (from Songs of Innocence | Original Edition)

Eu estava em Roma naquela manhã de terça-feira em setembro de 2014 quando 'Songs Of Innocence' apareceu no meu iPhone como um presente surpresa de aniversário. A música se tornou a trilha sonora de minhas férias romanas (de trabalho), enquanto eu caminhava pela Cidade do Vaticano colecionando histórias sobre o Papa Francisco com "Song For Someone" tocando em um loop pelos meus fones de ouvido.

Se existe uma luz que você não pode sempre ver
E há um mundo que não podemos sempre ser
Se houver uma escuridão dentro e fora
E há uma luz não deixe-a se apagar

Mais tarde, quando o vídeo de "Song For Someone" foi lançado, apresentando Woody Harrelson como um homem sendo libertado da prisão após anos de encarceramento e recebido em um carro por sua filha (interpretada pela filha na vida real de Woody, Zoe), a música assumiu uma nova pungência para mim. Meu marido, um jornalista investigativo, passou grande parte dos últimos 25 anos contando histórias de homens e mulheres encarcerados, às vezes injustamente condenados, que tiveram que se agarrar à luz (de esperança) que nem sempre podem ver, apenas para sobreviver tempo suficiente para sair livremente.

4. Indian Summer Sky (from The Unforgettable Fire | Deluxe Version, Remaster)

Eu sou o tipo de pessoa que opta pela estrada menos percorrida. Eu amo azarões e obscuridades. E embora "Indian Summer Sky" não seja exatamente o último - se você é fã do álbum 'The Unforgettable Fire' como eu, você já ouviu muitas vezes - é uma música que a banda não toca ao vivo desde 18 de outubro de 1984 no Espace Tony Granier em Lyon, França. (Considere este meu apelo público oficial para trazê-la de volta ao vivo, por favor, obrigado. Se essas súplicas funcionaram para "Acrobat", a esperança é eterna.)
Algumas músicas têm letras que ficam com você. Para outros, é um som ou uma sensação. Com esta, para mim, são todos os três. A forma como a música desaparece em nove ou 10 segundos na faixa, com a linha de bateria e baixo vibrando como uma batida de coração, a guitarra de Edge explodindo em faíscas sônicas e os vocais melancólicos de Bono criando uma espécie de meditação do ritmo cardíaco - respirando amor e luz no coração e alma. A história contada me lembra de estar perdida em uma floresta, tendo um vislumbre do céu azul e seguindo-a para fora da escuridão.

Na floresta há uma clareira
Eu corro até a luz...

Para perder ao longo do caminho a faísca que provocou a chama
Para piscar e desaparecer neste dia mais longo.

Enquanto escrevo isto, aqui no sul da Califórnia, estamos entrando na estação liminar entre o verão e o outono, onde os dias ainda são longos, mas estão começando a ficar mais curtos. A luz muda - o pôr do sol sobre o Pacífico fica rosa e fúcsia, uma bela vista até você perceber que as cores espetaculares são o produto da fumaça e das cinzas dos incêndios florestais que assolam o norte. O céu, a luz são um clima nesta época do ano, especialmente em 2020, quando simplesmente respirar parece arriscado, como um ato de resistência contra a tirania do medo. Devemos continuar, respiração por respiração, movendo-nos em direção à luz.

5. City Of Blinding Lights (from How To Dismantle An Atomic Bomb)

Uma cidade iluminada por vaga-lumes
Eles estão anunciando nos céus
Para pessoas como nós ...

Sempre que ouço essa música, sou transportada para a pista do Forum em Los Angeles em 26 de maio de 2015, a primeira de cinco noites da banda durante a turnê Innocence + Experience, onde fiquei atrás da multidão no final do palco B. Eu tinha visto o show algumas vezes antes de eles chegaremm em LA, mas eu suspirei audivelmente quando notei pela primeira vez como os LEDs brilhantes "tubos nas gaiolas" suspensos ao redor do palco e da pista se moviam lentamente para formar cruzes de luz. Elas estiveram lá antes, mas eu não os tinha visto. Eu precisava mudar meu ponto de vista para ver as luzes se alinharem. (Como essas cruzes brilhantes surgiram é uma das minhas histórias de produção favoritas de Willie Williams).

6. God Part II (from Rattle And Hum)

Se você me perguntasse qual é minha música favorita, minha resposta seria em duas partes: U2 é minha banda favorita e Bruce Cockburn é meu músico solo favorito. Quando eu era adolescente, costumava ouvir religiosamente o programa de rádio King Biscuit Flower Hour, transmitido nas noites de domingo na estação de rock clássico local, na esperança de ouvir uma faixa ao vivo do Cockburn ou do U2. Então, imagine minha alegria em 1988, quando 'Rattle And Hum' saiu e ouvi Bono cantar:

Ouvi um cantor no rádio
Tarde da noite passada
Diz que vai chutar a escuridão
Até sangrar a luz do dia.
Eu, eu acredito no amor.

O cantor do rádio na noite em questão era o cantor, compositor e trovador ativista canadense Cockburn, cuja música "Lovers In A Dangerous Time" do álbum de 1984 'Stealing Fire' inclui a letra:

Mas nada que valha a pena vem sem algum tipo de luta
Tenho que chutar a escuridão até sangrar a luz do dia
Quando vocês são amantes em um tempo perigoso ...

Somos todos amantes em um tempo perigoso agora, e devemos continuar chutando a escuridão com todas as nossas forças.

7. Three Sunrises (from Wide Awake In America)

Espírito do sol nascente me levante
Me mantenha lá e nunca me deixe cair
Me ame até eu morrer, meu coração não irá esperar
Em breve eu serei amado....

Para mim, esta faixa de 'Wide Awake In America', o EP de quatro canções que usei em pelo menos duas mídias antes do surgimento do MP3 e do iTunes, é tanto uma canção de amor quanto uma oração. (Na verdade, todo o EP parece uma ladainha de rock para os místicos do dia a dia). Lembro-me vividamente de sentar no chão do meu quarto de infância com fones de ouvido ouvindo "Three Sunrises", fechando os olhos e jogando os braços acima da cabeça quando Bono alcançou as linhas no crescendo:

O sol brilha em mim
Traga isso para o meu coração
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...