PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Lux In Tenebris Lucet: as canções do U2 prediletas da jornalista Cathleen Falsani - Parte II

8. Beautiful Day (from U218 Singles | Deluxe Version)

Veja o pássaro com uma folha na boca
Depois do dilúvio todas as cores saíram
Foi um lindo dia

Dos cinquenta shows do U2 que vi em quatro continentes ao longo dos anos, a segunda noite da 'The Joshua Tree Tour 2019' na Saitama Super Arena de Tóquio em 5 de dezembro deve ser a mais preciosa para mim. É um dos poucos concertos que assisti sozinha. 
Eu fiz a viagem de última hora para Tóquio, minha primeira visita ao Japão, sozinha, exceto pelo pequeno frasco de prata que eu usava no pescoço que continha um pouco das cinzas de minha mãe Helen. Ela havia falecido três meses antes, e o Japão foi a última parada em uma longa jornada de despedida. Algumas semanas antes de chegar ao Japão, levei algumas de suas cinzas para nossa aldeia ancestral na Irlanda e as deixei em um cemitério onde seus bisavós descansam. Mamãe morou no Japão no final dos anos 1950 como professora civil da Força Aérea dos EUA. Embora ela nunca tenha voltado, seu amor pelo Japão e o espírito aventureiro que a levou para lá quando tinha 23 anos permeou nossa casa por toda a minha vida. Cheguei ao Japão no que seria seu 87º aniversário, e passei a tarde antes do segundo show do U2 encontrando o local perfeito para deixar suas cinzas: um lago em um canto tranquilo de Koishikawa Korakuen, o jardim mais antigo de Tóquio.
Naquela noite, peguei o trem para Saitama sozinha e cheguei à arena não muito antes da banda subir ao palco. Encontrei alguns amigos queridos de Chicago, Joe e Jennifer Shanahan, e alguns outros rostos familiares da tribo do U2, mas assisti ao show principalmente por conta própria, perdida no tipo de devaneio que é inesperado em uma multidão de 15.000. Foi uma daquelas noites em que, como Bono poderia dizer, o espírito estava na sala. A banda estava na zona, tudo fluía, a multidão estava conectada com o que se desenrolava, e eu senti como se tivesse ouvido algo novo, algo só para mim, em cada música, embora já tivesse ouvido incontáveis vezes. Perto do final de "Beautiful Day", Bono gritou alguma coisa. Por um nanossegundo pensei ter ouvido meu nome, mas percebi que estava apenas presa no momento, até que Joe apareceu ao meu lado, gritando: 'Você ouviu isso? Ele disse seu nome', e me envolveu em um abraço de urso.
Ainda estou pasma com o lindo grito todos esses meses depois. Que presente de graça tecnicolor em meio à dor. Obrigado. #ThereIsNoEndToLove

9. Lights Of Home (from Songs Of Experience | Deluxe Edition)

Eu não deveria estar aqui porque deveria estar morto
Eu posso ver as luzes na minha frente
Eu acredito que meus melhores dias estão por vir
Eu posso ver as luzes na minha frente

Essa é uma música que vem à mente com frequência nos últimos meses, à medida que a pandemia global arrastou nossa mortalidade para a praça pública e lançou um holofote sobre ela. Todos nós conhecemos alguém que foi tocado por um vírus fatal. É assustador e sombrio, mas não podemos nos esconder dele. Temos que enfrentar isso, olhar para a ameaça, para a escuridão, e ver a luz e nosso caminho através dela. Estar confinado em nossa casa durante esses muitos meses de lockdown deu à ideia de um lar novas dimensões - é onde meu coração está, com certeza, e é uma pessoa, não um lugar. E apesar de todas as evidências em contrário, gostaria de acreditar que nossos melhores dias realmente estão à nossa frente.

10. Staring At The Sun (from POP)

Não apenas surdo e mudo, olhando para o sol
Não sou o único que prefere ficar cego

O profeta hebraico Jeremias falou sobre tolos que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir, mas não conseguem sair de seu próprio caminho por tempo suficiente para fazer isso. É uma história antiga que parece presciente neste momento particularmente tenso em nossa história coletiva, em que não devemos confiar no que vemos e ouvimos, que ciência é ficção e que os fatos têm alternativas. Essa música é um conto de advertência para aqueles que prestam muita atenção. Também é uma das minhas favoritas para cantar em harmonia com estranhos durante um show ao vivo.

11. The Blackout (from Songs Of Experience)

Quando as luzes se apagam
E você se joga na escuridão onde você aprende a ver
Quando as luzes se apagam
Nunca duvide
A luz que podemos realmente ser

"The Blackout" traz à mente uma frase em latim da qual eu gosto particularmente: Lux in tenebris lucet. Significa 'há uma luz nas trevas' e vem de uma linha do Evangelho de São João que diz: 'Uma luz brilha nas trevas e as trevas não poderiam apagá-la'. A música nos lembra que é precisamente quando estamos cercados pela escuridão que nos vemos mais claramente.

12. UltraViolet (Light My Way) (from Achtung Baby)

Você sabe que eu preciso que você seja forte
E o dia está escuro, como a noite é longa ...
Baby, baby, baby, ilumine meu caminho.

Esta era uma música que eu costumava pular até ouvi-la com os ouvidos renovados durante a 'The Joshua Tree Tour 2017', onde ganhou vida, re-imaginada como 'ícones luminosos' - os imponentes retratos gráficos gigantes de mulheres líderes de todo o mundo. Agora eu ouço isso como um lembrete de que a luz que procuramos nem sempre é física. Pode ser metafórico. E às vezes a luz é uma pessoa ou pessoas. "UltraViolet" é um convite a pensar sobre as pessoas em nossas vidas que iluminaram nossos caminhos de várias maneiras. Amigos e familiares, professores e professoras, mentores e místicos. A luz do amor deles penetra em nossa escuridão pessoal, como Polaris em uma noite sem lua.

13. In A Lifetime (by Bono + Clannad, from the album Macalla)

Enquanto a tempestade vem (acredite na luz em você)
Então a luz brilha em você

Mesmo que não seja tecnicamente uma música do U2, a alquimia da colaboração de Bono em 1986 com Máire Brennan e os outros membros do Clannad torna "In A Lifetime" minha música favorita. Ponto final. É aquela que nunca deixa de trazer lágrimas aos meus olhos, aquela a quem procuro consolo e inspiração e onde sempre as encontro. Isso me comove profundamente e desde a primeira vez que ouvi em uma fita que meu velho amigo Rob Bell me entregou durante nossa primeira semana de faculdade, há 32 setembros. Se a música pode soar como geografia, "In A Lifetime" soa como a região Gaeltacht de Donegal no oeste da Irlanda, de onde vem a família Brennan - um lugar estreito onde o místico e o mortal se dão as mãos e a luz cristalina é diferente de qualquer outro lugar , mesmo quando uma tempestade assola o mar.

14. 13 (There Is A Light) (from Songs Of Experience | Deluxe Edition)

E se os terrores da noite
chega rastejando em seus dias ...
saiba que a escuridão sempre se concentra em torno da luz

Se houvesse uma canção de ninar composta para um planeta irritado, seria '13'. Meu amigo Desmond Phillips (homônimo do arcebispo Tutu), que tem três anos, escuta-a na hora de dormir desde que era um bebê. E eu mesma recorri a ela algumas vezes este ano para acalmar meu coração e mente aceleradas quando os sonhos de COVID me arrancaram do sono noite após noite. Na próxima vez que você tiver um momento, ouça e lembre-se:

Há uma luz que você nem sempre pode ver
Se existe um mundo, nem sempre podemos ser
Se houver uma escuridão do qual não devemos duvidar
E há uma luz, não a deixe apagar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...