PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 31 de outubro de 2020

Produtor Daniel Lanois relembra as gravações de 'All That You Can't Leave Behind' do U2 em seu 20° aniversário - Parte I


Independent

Daniel Lanois se lembra da gravação como se fosse ontem e não do final da década de 1990. Ele estava passando muito tempo no estúdio do U2 em Hanover Quay, em Dublin, trabalhando no álbum que se tornaria 'All That You Can't Leave Behind'. 
Um dia, The Edge chegou para trabalhar com o germe de uma ideia. Lanois enxergou imediatamente o potencial. Era o começo de "Beautiful Day", o futuro single principal, e o produtor canadense - que está entre as pessoas mais importantes na história do U2 - teve a impressão de que poderia ser um grande sucesso. 
E foi: atingiu o número 1 em vários países, incluindo o Reino Unido. "Em certo ponto, uma música levanta a mão e diz: 'Eu poderia ter um pouco mais de atenção, porque tenho a chance de ir longe'", diz ele. "Nunca pretendemos fazê-las dessa forma, porque não é a maneira como pensamos no início de uma peça musical. Mas, eventualmente, algo vai se destacar como uma boa candidata e nos certificamos de prestar atenção ao arranjo para otimizá-la para que conte a melhor história para o rádio. E "Beautiful Day" foi certamente uma delas. "Foi uma composição inteiramente de estúdio. A abordagem que funcionou melhor foi quando Eno colocou essa pequena beat-box. Era electro, como um brinquedo. Era o mesmo ritmo, mas sugeria um movimento para frente. Às vezes, tudo de que precisávamos seria um pequeno ponto de inflexão e partiríamos. Eu estava trabalhando com Eno nessa pequena parte de guitarra que eu sabia que iria se harmonizar com a parte de Edge, então Eno e eu fizemos juntos antes que os caras chegassem em uma manhã".
'All That You Can't Leave Behind' é o mais recente álbum do U2 em receber tratamento de luxo em seu aniversário. Foi lançado em outubro de 2000 e vendeu cerca de 12 milhões de cópias. Na época, a banda falou sobre a ideia de que era um álbum de volta ao básico. Em retrospectiva, soa como um álbum que tomou aspectos tanto do rock de estádio dos anos 1980 quanto do experimentalismo dos anos 1990.
Lanois foi co-produtor, com Eno, em seis álbuns do U2 e foi especialmente influente em ajudar a formar o som da banda em estúdio quando eles entravam em um novo século.
"Eu ouvi o disco novamente no outro dia e me vi realmente curtindo "Grace". É uma linda joia e fiquei um pouco confuso sobre como fizemos isso. Há Larry nos tom-toms e há algo muito tocante e se desdobrando sobre isso. E 'desdobrar' é uma boa palavra para usar quando você está fazendo um disco porque você quer fazer descobertas que ditam o caminho que você vai seguir. Você nunca pensa em revisitar... esse é o tipo de coisa que é falado depois do fato. No estúdio do U2, a sensação é: 'há ouro nessas novas colinas'."
Na época, o álbum era visto por alguns como um retorno à forma após a decepção de 'POP'. Para começar, 'POP' é sem dúvida o mais fascinante de todos os álbuns do U2, um em que o quarteto realmente estava fora de suas zonas de conforto, e várias das faixas podem ficar ao lado do melhor em seu cânone.
Em contraste, 'All That You Can't Leave Behind' está entre suas turnês mais conservadoras, embora recheada com músicas que se tornariam favoritas dos fãs.
"Kite" é sem dúvida o coração emocional do álbum. "É uma das minhas favoritas", diz Lanois. "Tem cordas e algumas das letras fizeram uma rendição nela. Eu acho que talvez seja parte de seu apelo". 
"Kite" foi o destaque do primeiro de dois shows do U2 no Slane Castle no ano seguinte: soou ainda mais comovente à luz da morte do pai de Bono, Bob Hewson, poucos dias antes.
Lanois conheceu o U2 pela primeira vez no final de 1983, quando eles começaram a trabalhar em seu quarto álbum, 'The Unforgettable Fire'. A banda queria mudar de rumo depois de fazer três álbuns com Steve Lillywhite e, depois de não conseguir o chefão de 'Krautrock', Conny Plank, eles optaram por Eno.
O mestre inglês de música ambiente tinha acabado de completar um de seus melhores álbuns, 'Apollo: Atmospheres and Soundtracks', que ele havia coproduzido com Lanois. Os dois eram, na verdade, uma equipe de produção, e quando Eno desembarcou na Irlanda, Lanois estava ao seu lado.
"Quando entrei inicialmente, era como engenheiro", diz Lanois. "Eles rapidamente perceberam que meu forte era o da musicalidade - eu poderia fornecer alguns atalhos. Em seguida, colocaram Flood na cadeira do engenheiro e eu com uma guitarra na mão".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...