PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

O que incomodou The Edge em 'Zoooropa' que ele quis mudar em 'POP'? Os teclados, onde até mesmo as guitarras soavam como teclados


O U2 polarizou muito o mundo e a razão pela qual eles são tão bem-sucedidos e tão importantes: a responsabilidade do rock de, pelo menos, apontar gerações em alguma direção, abrir a mente, fazer as grandes perguntas e igualmente deixar o bons tempos rolarem. O que torna o U2 excelente é sua capacidade de fazer as duas coisas e isso, por sua vez, torna eles um alvo para todas as emoções, desejos e expectativas que podemos lançar sobre eles.
Esta é, afinal, a banda que já redefiniu o rock duas vezes, com 'The Joshua Tree' e 'Achtung Baby'. Isso fez de 'POP' o disco mais importante de 1997.
Com ele, o U2 lançou um álbum que mais uma vez fez aquele "algo": assustou muita gente. Um disco dos anos 90 para os anos 90.
Larry Mullen resumiu de forma direta quando disse: "Muitas pessoas estão dizendo, 'vocês se tornaram dance ou trip-hop?' Você ouve todos esses termos usados. Não me sinto confortável com nenhum gênero de música em particular, só gosto da ideia de pegar o que quer que esteja lá fora e foder com ela. É muito fácil perder o que há de especial em uma banda por meio da tecnologia, e já falamos nisso algumas vezes. Zooropa foi o início e saímos impunes, mas em Passengers, estávamos prestes a cruzar em uma área com a qual eu não estava confortável. Portanto, este novo disco foi na verdade uma oportunidade de voltar a ... não há palavras para descrevê-lo como tal. Mas estou preocupado com esses pontos de referência. É um monte de besteiras, estamos apenas mexendo com coisas diferentes".
The Edge deu sua visão: "Com esse álbum, havia muita coisa que estávamos tentando fazer. Queríamos que fosse um disco com algumas músicas reais, alguma disciplina e um pouco de foco no material. Também queríamos levar algumas novas ideias do mundo da dance music e do hip hop, ou qualquer outra coisa, porque sentimos fortemente que é aí que a música estava mais interessante no momento. Então, na maior parte do tempo, tratava-se de encontrar nosso caminho para esses mundos de trance, techno e hip hop, e aprender como poderíamos operar nesses mundos e, em seguida, integrá-lo de volta às músicas que eu comecei a escrever. Portanto, havia muito o que fazer neste projeto. Definitivamente entrei neste projeto querendo tocar mais guitarra por uma série de razões. Em primeiro lugar, porque eu pensei que tinha tocado muito teclado em Zooropa e até mesmo as guitarras soavam como teclados, então era hora de voltar para a guitarra novamente. Eu também acho que a guitarra está meio que voltando, mas está voltando de uma forma muito direta e muito retro e eu pensei que havia uma oportunidade de usar a guitarra, empurrá-la para frente. Para realmente tentar encontrar novos coisas a se fazer com o instrumento e que este seria um bom momento para fazê-lo. Já que todos estão indo nessa direção, eu só queria ir na direção oposta e quando você faz isso, muitas vezes descobre que está em algum território muito incomum e desconhecido e esse é, do meu ponto de vista, o melhor lugar para se encontrar, porque suas soluções são sempre soluções incomuns e você encontra inspiração dessa forma".
Bono riu: "O que ele estava dizendo antes sobre a música é verdade. Queríamos que a música tivesse vitalidade. Queríamos fazer algo novo. Algo que, houvesse uma surpresa lá como deveria ter no rock 'n' roll. Deveria ser sempre uma surpresa e houve um momento em que as pessoas ouviam como Jimi Hendrix pela primeira vez e havia sons e ruídos e sentimentos que ninguém tinha ouvido antes.
Sentimos que o rock 'n' roll tinha ficado muito seguro e as pessoas sabiam qual era o som de uma guitarra Marshall quando ela era aumentada para 11. Não havia surpresa nisso, então tivemos que tentar e começar de novo e encontrar algo fresco, o que envolve, na verdade, separar a banda e começar de novo, que é o que fizemos para 'The Unforgettable Fire', que é o que fizemos para 'Achtung Baby'. Vocês têm que mantê-lo interessante para você se quiser torná-lo interessante para outras pessoas".
The Edge retoma: "Acho que neste álbum, talvez porque passamos um ano longe um do outro e um ano explorando o que estava acontecendo em Nova York, em Londres, onde quer que estivéssemos, eu acho que sentimos mais parte do que está acontecendo. É como se estivéssemos escrevendo esse álbum de dentro, ao contrário de outros álbuns onde tínhamos uma espécie de perspectiva do que estava acontecendo.
Acho que parece haver muitos temas comuns e um era o momento, onde era como apenas vivê-lo. Não pense muito. Apenas viva isso e de uma maneira estranha enquanto passamos por este disco e escrevemos essas músicas com aquele espírito que nos encontramos voltando para completar o círculo. De nossos discos mais recentes, é o que eu sinto que está mais próximo do que está acontecendo lá fora. Acho que é nisso que as pessoas estão pensando. É certamente o que temos pensado. Novamente, isso acabou de acontecer. É aí que este trabalho nos levou".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...