PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

20 Anos de The Million Dollar Hotel


O argumento de 'The Million Dollar Hotel' remete aos dias em que os quatro integrantes do U2 se preparavam para gravar o videoclipe de "Where The Streets Have No Name", em Los Angeles. "Eu saí à noite para procurar umas boates com The Edge e Anton Corbjin nos levou ao telhado de um prédio para fazer umas fotos", relembrou Bono. "Estava com The Edge no topo do Million Dollar Hotel, achando difícil de acreditar que esse era o verdadeiro nome do local. E esta é uma coisa engraçada sobre os Estados Unidos, a poesia no nome dos lugares, palavras parecem cair do céu, soando como um nome de livro ou de peça de teatro que só está esperando para ser escrito".
Bono começou a perceber que estava presenciando um momento especial quando The Edge apostou que conseguiria pular do telhado em que estavam até o prédio vizinho. "Era uma distância de uns 3 metros, mas eu me lembro de ele ter dito: 'Se você tem fé, se acredita que pode fazer, você pode fazer'. Foi quando tive o primeiro estalo, era aquele salto de fé", contou Bono.
Horas depois, a trupe estava bebendo em outro bar e Bono conheceu o roteirista Nicholas Klein. Tiveram uma longa conversa sobre cinema. Teorizaram, discutiram movimentos de câmera que ainda não haviam sido inventados e, depois de alguma identificação, Bono soltou: "Tenho essa peça na cabeça, que se chama 'The Million Dollar Hotel', sobre um personagem que tenta pular do teto de um prédio para outro". Nicholas retrucou: "Tenho uma frase com a qual sempre quis começar um filme". A frase era "Depois que eu pulei, me dei conta de que...". Assim começava a parceria, em um roteiro que demorou dez anos para ser concluído.
Envolvido na produção, Bono inicialmente não acreditou que Wim Wenders, famoso mundialmente desde que dirigiu o badalado 'Paris, Texas', pudesse concordar em dirigir o filme. Eles se conheceram quando o diretor filmou o videoclipe de "Night & Day", música de Cole Porter regravada pelo U2 para o álbum beneficente 'Red Hot + Blue'.
Desde então, os dois artistas ficaram amigos e trabalharam juntos, mas Bono não achava que Wenders embarcaria no conto do pulo. "A maioria dos filmes dele parece ser sobre o quão difícil é amar. Esta é só uma simples história de amor. Por mais que soe piegas, The Million Dollar Hotel é uma extraordinária história de amor sobre pessoas normais", explicou Bono.
O filme começa bem do jeito que os roteiristas imaginaram. O jovem Tom Tom corre pelo teto de um prédio, salta e pensa: "Depois que eu pulei, me dei conta de que... a vida é perfeita...". Em Los Angeles, no ano 2001, um junkie de nome Izzy é assassinado misteriosamente no Million Dollar Hotel. Não muito afeito a fazer perguntas, o investigador Skinner chega para examinar o caso. Tom Tom e sua amada Eloise estão entre os suspeitos. O tom é de tragicomédia, de quase absurdo. Com humor negro e algum surrealismo.
"A excentricidade dos personagens foi o que mais me atraiu nesse roteiro", confessou Wenders. "Todos são singulares, nenhum deles você encontraria em outro filme." Tom Tom exerce fascínio especial em Bono. "Ele tem uma coisa chamada sense of wonder (como uma curiosidade hiperbólica, quase infantil, que surpreende), que é das qualidades que eu mais admiro nas pessoas".
Seria a redenção de Wim Wenders, após vinte filmes?. Ele disse: "Antes eu gostava de coisas sem sentido, estranhas. Quanto mais velho vou ficando, mais mudo de ideia. Esse filme foi o mais perto que consegui chegar de fazer uma comédia. Espero que as pessoas deem bastante risada quando o assistirem. Mas ainda tenho de ficar um pouco mais velho para fazer uma comédia de verdade".
Foi uma pausa/interrupção criativa necessária para Bono. Algo que deveria se refletir no aguardado disco do ano 2000 da banda, 'All That You Can't Leave Behind'. "A maioria das músicas do U2 é na primeira pessoa. Não são músicas com historinha, não fazemos isso. Usar a terceira pessoa foi o que me atraiu a escrever um roteiro. É como desaparecer na vida de outra pessoa".
O convite final foi ele mesmo quem fez. "Quero que o filme parta o coração das pessoas, porque, normalmente, você não tem isso num filme inteligente".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...