PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 6 de março de 2020

Katrina: Como The Edge, Bob Ezrin, Guitar Center e Gibson ajudaram a restaurar a música de Nova Orleans - Parte I


Bob Ezrin é um produtor lendário (Pink Floyd, Alice Cooper, Lou Reed) e fundador da Music Rising com The Edge, fundada para conseguir instrumentos musicais para as escolas e músicos após o Furacão Katrina.
Ezrin e The Edge receberam o 'Humanitarian Award' pela Music Rising no Billboard Touring Awards de 2005.
Ezrin conta: "29 de Agosto de 2005. Em salas diferentes em cidades diferentes, The Edge do U2, Marty Albertson do Guitar Center, Henry Juszkiewicz da Gibson e eu ficamos horrorizados ao assistir a primeira das duas supertempestades bater na costa do Golfo Central dos EUA. Em poucas semanas, estávamos cientes do enorme número de mortos que as tempestades haviam causado e, por sermos todos ligados à música, pensamos duas vezes sobre o que toda essa região significava para o mundo como fonte e um pedaço de tanta música moderna.
Nova Orleans era o foco de todos por causa de seu significado simbólico. Mas todas as cidades do Golfo Central foram afetadas.
Marty Albertson, com quem eu estava na Fundação Opus do Sr. Holland, me ligou para dizer que Henry queria vender US $ 1 milhão em guitarras especiais e usar o dinheiro para comprar instrumentos para os músicos de Nova Orleans e do Golfo. Ele me perguntou como seria o melhor jeito de levar os instrumentos para os músicos. Na época, eu também era governador da The National Academy of Recording Arts & Sciences e sabia que um dos primeiros a responder à crise era a MusiCares, que literalmente começou a ajudar seus constituintes antes da Cruz Vermelha ou da FEMA.
Perguntei a Kristin Madsen quantos músicos haviam pedido ajuda e ela me disse que 1.600 haviam entrado em contato com eles até aquele momento. Perguntei para quantos desses os instrumentos eram necessários e ela disse: "Boa pergunta. Retornarei para você".
A resposta veio em dois dias: 1.200. A partir desses US $ 1 milhão, poderíamos dar aproximadamente US $ 1.000 em instrumentos para cada um deles. Marty concordou em vender os instrumentos a custo do Guitar Center e estabeleceu uma linha direta dedicada no Musician's Friend com operadores especialmente treinados que ajudariam os músicos que ligavam a escolher os instrumentos de substituição certos e depois providenciavam os instrumentos para eles - por remessa ou através da loja Guitar Center de Nova Orleans, que foi uma das primeiras a reabrir na região.
Em 15 de setembro, enquanto tocava em Toronto, o U2 teve um almoço privado, para o qual convidaram o promotor Michael Cohl, que me trouxe como seu "encontro". Meus velhos amigos Jimmy Iovine e Thom Panunzio estavam lá, assim como Arthur Fogel e Roger McNamee. Sentei-me ao lado de The Edge, que eu havia encontrado antes, mas realmente não o conhecia muito bem. Eu insisti com ele por quaisquer instrumentos que ele pudesse ter em sua vasta coleção, e que ele não precisava. Passamos o almoço inteiro conversando sobre a devastação e o que isso significava para o mundo e para nós pessoalmente, que Nova Orleans era um lugar mítico quando éramos crianças, como símbolo da beleza, majestade e graça da música americana.
Ele disse que queria ajudar, então eu lhe dei meu número de casa e disse: "Ligue para mim no fim de semana e vamos descobrir isso". Eu pensei que provavelmente nunca mais teria notícias dele. Mas isso é porque ainda não conhecia meu querido amigo The Edge, que é um dos melhores e mais genuínos homens que já conheci.
No sábado, recebi uma ligação dele dizendo que ele havia falado com Arthur e com a Yamaha e alguns outros - enquanto eu havia coordenava MusiCares, Guitar Center e Gibson. Marty, outro homem verdadeiramente bom, comprometeu-se a pagar antecipadamente a parte do Guitar Center na venda dessas guitarras e nos fez um cheque de US $ 350.000.
Arthur arranjou com a SpinCo, mais tarde denominada Live Nation, para nos dar uma parte dos ingressos vendidos e nos estabelecer com o [então CEO] Terry Barnes, da Ticketmaster. Recebemos o apoio de David Fricke na Rolling Stone, John Sykes na VH1, Doug Band na Bush-Clinton Katrina Fund, Susie Buffett e outros - e estávamos nesta corrida. Henry designou Caroline Galloway como chefe de Relações Artísticas para liderar a divulgação (ela nos nomeou e é "mãe" da Music Rising desde então) e ela começou a divulgação na imprensa.
Edge e eu visitamos Nova Orleans separadamente e mais tarde juntos, quando o mágico Quint Davis conseguiu organizar um JazzFest apenas oito meses após a devastação - quase como um ato de desafio mais do que qualquer coisa. Quint e Reid Wick eram nossos "guias" quando visitamos a área. Era realmente o lado escuro da lua".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...