PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 14 de março de 2020

10 Razões Para Celebrar Adam Clayton


U2.COM

10 Razões Para Celebrar Adam Clayton

Poeta e dramaturgo, Gary Jermyn conhece o U2 desde os tempos da escola. Quem é melhor que um velho amigo para prestar homenagem quando o primogênito da banda chega em um aniversário marcante de 60 anos?


Além de 'ser um dos grandes baixistas de todos os tempos', Gary apresentou outras dez razões para celebrar Adam Clayton.

Ele tem um sentido aguçado de BU-BA-BU

Adam nasceu em Chinnor, Oxfordshire, em 13 de março de 1960, no mesmo dia em que o poeta ucraniano Yuri Andrukhovych nasceu em Ivano-Frankivsk. Yuri foi co-fundador do famoso grupo poético Bu-Ba-Bu, que se traduz como 'burlesco, balagan e buffonada'. Adam também ama um pouquinho o Bu-Ba-Bu. Por exemplo, ele sabe como fazer um anjo de neve.
Quando nossos filhos eram pequenos, Adam nos convidou para almoçarmos em sua casa em Rathfarnham, no sopé das montanhas de Dublin. Era inverno e estava nevando, o que não é algo que acontece frequentemente na Irlanda. Fomos passear no bosque e, quando chegamos a uma clareira, Adam estava deitado de costas na neve. As crianças pensaram que ele estava louco. Então ele começou a mover os braços para cima e para baixo, e as pernas de um lado para o outro. As crianças pensaram que ele era mais louco. "Eu sou um anjo de neve", ele gritou e de repente elas perceberam o que ele havia se tornado. Então todos eles se deitaram na neve e se transformaram em anjos de neve!

Ele é ótimo com crianças

Estávamos de férias com nossos dois filhos em Veneza e era dia de ano novo. Tudo estava quieto. Minha esposa e eu tínhamos acordado cedo tentando entreter as crianças, subindo em campanários e contando pontes. Adam fez uma visita e comprou chocolate quente para as crianças e tênis de corrida Prada. Ele se ofereceu para nos dar um tempo a sós. Ele levou as crianças para passear pelos becos estreitos entre os canais. Enquanto se afastavam, vi-os conversando, sobre o que não sei. Então eu vi meu filho de 5 anos, Charlie, estendendo a mão e Adam segurando-a. Aquele movimento de uma mão pequena estendendo a mão para a outra está gravado para sempre em minha memória e sempre me faz sorrir.

Ele cuida dos outros

Adam me disse há muito tempo que é importante cuidar de amigos que vivem sozinhos. Ele explicou que eles são mais vulneráveis; eles precisam ter mais cuidado do que as pessoas que vivem com um parceiro ou uma família. Ele é muito bom em conversar com amigos e eu sei o quanto eles apreciam isso.

Ele ama a sua avó

Quem não? Mas eu me lembro dos primeiros dias do U2 em que o U2 tocou na Wembley Arena pela primeira vez, com o The Waterboys como banda de apoio, nos encontramos no Millennium Hotel na Sloane Street e a banda havia organizado um ônibus para trazer a família e os amigos para o show. Foi a primeira vez que viajei para um show desse estilo, em um ônibus com TV! Sentei-me ao lado da avó de Adam e ela passou grande parte da viagem me dizendo como estava orgulhosa de todos os seus netos. Mas ela estava particularmente orgulhosa de Adam naquela noite!

Ele não é imediatamente reconhecível como uma estrela do rock

Alguns anos atrás, quando o U2 tocava na O2 em Londres, Adam evitou o notório tráfego do centro da cidade de Londres, indo de metrô para seu próprio show, e ele não foi incomodado. Outra vez, estávamos em uma festa de aniversário perto de Wexford Town e ficamos em um hotel barato (B&B) na periferia da cidade com noções de grandeza. No café da manhã, na manhã seguinte, a garçonete me pediu meu autógrafo. Eu perguntei quem ela pensava que eu era. "Você é Adam Clayton, do U2", respondeu ela. Eu me virei para a escada, Adam estava vestindo um roupão de oncinha e chinelos de camurça azul. "Este é o homem que você procura", eu disse, e a garçonete ficou emocionada quando Adam lhe deu seu autógrafo.

Ele é moderno, fashion

Além de uma fotografia de Adam usando um penico na cabeça depois de um show no Project Arts Centre, com o Virgin Prunes como apoio, ele sempre se comporta de uma maneira muito elegante. Ele se arruma bem, quando usa um terno ele pode parecer um político conservador, e ele tem um grande gosto no palco por camisetas e jaquetas de couro, freqüentemente canalizando Paul Simonon do The Clash. Depois de um show, ele tem um lindo kimono azul-celeste no qual usa para relaxar e conhecer os bem-intencionados. Ele está sempre "na tendência", o que não é de forma alguma devido à ajuda e orientação de sua estilista Sharon Blankson! E, claro, ocasionalmente ele não usa nada - mesmo na capa de um álbum.

Ele tem uma bonita voz ao falar

Ele não apenas tem uma voz bonita, mas também fala com uma bela e inspiradora clareza. Exemplos disso: Apenas ouça Adam recitando o último verso de "Your Blue Room" em Passengers; sua entrevista com Ryan Tubridy na RTÉ Radio para lançar a turnê do trigésimo aniversário de The Joshua Tree no início de 2017; ou a honestidade de seu discurso no final daquele ano, quando ele falou sobre sua recuperação do vício, em um show do MusiCares MAP Fund em Nova York.

Ele é generoso em compartilhar lições que aprendeu

Nesse concerto do MusicCares, Adam foi homenageado com o Stevie Ray Vaughan Award. Ele agradeceu a Edge, Bono e Larry, seus colegas de banda no U2, Pete Townsend, do The Who, e Eric Clapton, que ele disse que sempre estava lá ao telefone para ele, por ajudá-lo nesse momento difícil da vida. Mas Adam também aprendeu com a ajuda que recebeu e a transmitiu. Um exemplo simples: tenho um jovem amigo músico que, ao longo dos anos, lutou com o vício em álcool. É muito difícil para os músicos, porque há tanta coisa acontecendo em bares e discotecas, à noite, cercados de tentações. Perguntei a Adam se importaria de ligar para meu amigo e conversar com ele. Adam foi brilhante, ligou para ele, compartilhou suas experiências, por mais difíceis que fossem, e forneceu grande apoio. Ele era, como Eric Clapton tinha sido para ele, aquele no outro lado da linha.

Ele tem um grande gosto pela arte

'The Birth Of Venus' é uma pintura renascentista de Sandro Botticelli que fica na Galeria Uffizi. Ele descreve a deusa Vênus (tão nua quanto Adam Clayton na capa do álbum Achtung Baby) em uma concha de vieira sendo lançada em terra pelo deus do vento Zephyr. Quinhentos anos depois, Andy Warhol fez uma série de telas inspiradas em Vênus de Botticelli, na qual ele transformou Vênus em uma estrela de Hollywood. Adam tem uma versão disso em sua casa. Adam e Mariana compartilham uma paixão pela arte contemporânea.

Ele é gentil

Foi o romancista Henry James quem disse: "Três coisas na vida humana são importantes. A primeira é ser gentil. A segunda é ser gentil. E a terceira é ser gentil". Na minha experiência, Adam é bondade personificada. Tenho sorte em conhecê-lo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...