PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 11 de março de 2020

O produtor Declan Gaffney faz revelações sobre as gravações de 'No Line On The Horizon' do U2


O engenheiro e produtor de som Declan Gaffney tinha apenas oito anos quando 'Achtung Baby' do U2 foi lançado.
Ele mixou várias faixas de 'No Line On The Horizon'.
"Richard Rainey estava fazendo a engenharia do disco. Eu já havia trabalhado com ele antes, e ele perguntou se eu ajudaria. U2 sendo U2, eles dariam a você cada vez mais o que fazer. Comecei a gravar um estranho overdub de guitarra, e assim por diante, até mixar com Danny em Nova York e depois em Londres.
Certa noite, Edge fez algumas partes de guitarra para "Magnificent" e ele saiu para verificar uma das outras salas e disse: "faça uma mixagem disso". Cerca de meia hora depois, eu fiz uma reprodução e nunca esquecerei de olhar para cima e ver os quatro membros da banda, além de Steve Lillywhite, Brian Eno e Daniel Lanois, todos sentados em um sofá atrás de mim, esperando ouvir essa mixagem. Foi surreal!
A coisa toda foi uma viagem. Nunca esquecerei o dia em que estávamos trabalhando em "Cedars Of Lebanon" - Daniel Lanois e eu estávamos no console em Nova York, e os quatro membros da banda estavam no fundo da sala. Dan gosta de mixar ao vivo, como uma performance. Os alto-falantes estavam altos, muito altos, e parecia que o vento estava correndo pelo meu cabelo. Ele estava gritando o que fazer, estávamos nos esbarrando um no outro, a vibe era incrível e a banda estava aplaudindo e nos saudando do fundo da sala.
Quando o álbum saiu, estávamos em Nova York. Fui à Virgin Megastore na Time Square e fui confrontado com uma parede cheia de capas de 'No Line On The Horizon'.
As pessoas estavam me empurrando para conseguir o álbum, e esse foi um momento profundo para mim: eu tinha visto parte do meu trabalho com o U2 terminado. Foi maravilhoso".
Declan mixou o som ao vivo do U2 no David Letterman e algumas das principais transmissões da mídia.
"Eles queriam alguém por perto que conhecesse o material para trabalhar com os caras da casa em todas as diferentes estações de rádio e TV. Letterman foi um grande sucesso. E nós estávamos no telhado da BBC, é claro.
Havia muita coisa acontecendo. Fizemos o Live Lounge com Jo Whiley de manhã e depois tudo teve que subir, para o show no telhado. Você não tinha tempo de parar e se sentir nervoso".
Ele gosta de ouvir as músicas em que trabalhou?
"No começo, não - você ainda está ouvindo as moléculas da música. Depois de um tempo você ouve de forma diferente ...
Outro dia, "Cedars Of Lebanon" tocou em algum lugar, e eu pensei que isso é muito, muito bom. Eu poderia apreciá-la da maneira que eu aprecio a boa música com a qual não tenho nada a ver".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...