PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

1979: A Grande História Da Inocência - Parte 05


No dia seguinte, a dupla da Sounds viu o U2 tocar em um show no Baggot Inn. "Eles foram muito bem", lembra Slattery. "Quero dizer, eu já estava no pub até que eles vieram, e depois de algumas cervejas qualquer um pode parecer bom. Mas naquela época eu usei dois rolos de filme com eles, que era como se fosse um lote para mim naquela época."
O perfil deles por McCullough foi publicado em setembro, descrevendo o som do U2 como "espaçoso e afiado... atingindo o vasto, um clímax de tirar o fôlego." Elogiando o "desavergonhadamente didático" vocalista da banda, cujas tendências cristãs eram desconhecidas para McCullough na época, o profile terminou com uma profecia: "se o Boomtown Rats foram o João Batista do rock and roll irlandês, então o U2 deverá ser também...”
A peça da Sounds causou série interesse da A & R no U2, especialmente depois que o single de "Out Of Control" foi lançado no mesmo mês na Irlanda pela CBS, no topo das paradas nacionais.
"O disco saiu em setembro, e naquela altura toda a imprensa já estava por dentro", diz Chas De Whalley. "Especialmente Dave McCullough na Sounds e Chris Westwood no Record Mirror. Paul McGuinness usou a gravação para expandir o perfil da banda na Irlanda. Todos os 1.000 exemplares do disco se esgotaram no primeiro dia e eles foram depois uma grande notícia na Irlanda. Gostei mais ainda do que eu tinha visto, e só porque eu não tinha conseguido uma fita de gravação boa, não significava que eles eram uma banda porcaria. Lembro-me de ficar em cima de Muff Winwood que realmente deveríamos fazer algo sobre isso, e ele obviamente estava pressionado pelo escritório irlandês também. Então o zumbido era realmente grande e Muff decidiu ter um último racha na CBS."
Desta vez, Winwood acompanhou De Whalley e um punhado de caras rivais da A & R para um showcase em Dublin, no Baggot Inn. McGuinness, certificou-se de que todos os seus visitantes tivessem assentos de primeira e o que se dizia pela cidade era que grande oportunidade para o U2 praticamente estava assinada, selada, entregue. Os rumores estavam quase confirmados.
"Não foi um show fantástico, mas foi bom", recorda De Whalley, "e depois Muff e McGuinness e eu fomos para um bar-adega de vinho em algum lugar em Dublin, só nós três. Acho que Muff estava pronto para lhes oferecer um acordo sobre a força do meu entusiasmo e o ímpeto crescente na Irlanda. Isso iria colocá-los em uma lista, incluindo o The Clash e The Only Ones – eram as duas únicas bandas new wave no selo naquele momento".
Mais impressionante, talvez, o acordo da CBS também poderia ter o U2 como labelmates de Dylan e Springsteen. Mas não era para ser.
"Paul McGuinness disse que queria um acordo igual o do Boomtown Rats", diz De Whalley, "o que significava que a gravadora tinha que comprar para a banda uma casa para que eles pudessem morar em Londres. Naqueles dias teria sido como um negócio extra de £ 100,000."
Dada a determinação do U2 para permanecer com base na Irlanda, um fator crucial para seu sucesso global, é possível que De Whalley tenha interpretado errado este plano aparente de se mudarem para Londres. Mas um acordo com a CBS certamente foi discutido enquanto outros rótulos perderam o barco totalmente.
A EMI, por exemplo, enviou os olheiros Chris Briggs e Ben Edmunds para o show no Baggot sobre a recomendação de Tom Nolan. Mas o duo desistiu do U2 depois de apenas alguns minutos, retornando ao seu hotel para pegar o The Specials no The Old Grey Whistle Test - isto foi nos dias antes dos gravadores de vídeo se tornarem comuns. Paul McGuinness mais tarde seguiu os fugitivos do show e causou um inferno.
"McGuinness ficou realmente bravo com isso", conta Nolan. "Mas eu fui chamado no dia seguinte que eles voltaram e Brian Shepherd, o chefe da EMI, enlouqueceu: 'porque estamos perdendo nosso tempo com isto, meus dois principais caras tinham que passar por isso....' Acho que 'lixo' foi a palavra que ele usou sobre a banda. Tivemos uma grande briga. Fato é que, três ou quatro meses depois, eu fui demitido."

Revista Uncut - Dezembro de 1999
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...