PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 22 de maio de 2018

Phil Joanou fala sobre o videoclipe de "Who's Gonna Ride Your Wild Horses"


Em 1992, Phil Joanou dirigiu um videoclipe para "Who's Gonna Ride Your Wild Horses", single de 'Achtung Baby'.

"A cena de abertura foi feita no Estádio Yankee durante a turnê ZOOTV. Vemos o estádio e uma tomada geral em Super 8. Eu mesmo filmei este material em dois shows no local.
Uma noite eu filmei o Super 8 no meio do público, e na outra eu filmei de cima do palco. Há uma parte que o Edge é visto destruindo minhas lentes, na passagem de som.
Bono teve a ideia de recriar uma sessão de fotografias que ele tinha feito, e que gostava muito, em preto e branco. Por isso as imagens dele em preto e branco no vídeo, em close-up, e cenas com as luzes de cima direcionadas sobre nós.
Você vê o relacionamento entre amor e ódio no vídeo.
Nós filmamos num "pyc" branco com um fundo branco em Chicago. As filmagens aconteceram depois da sessão de fotos de Andrew McPherson.
Eu realmente tive as duas noites mais fantásticas da minha vida, estar no palco do Estádio Yankee, e eu sempre serei grato por isso.
Eu sinto que a ideia "psyc" preto e branco não sustenta o clima no vídeo todo, e no final não teve tanto poder cinemático como deveria.
Eu adoro momentos como os de Adam e Edge no palco sorrindo, Bono com suas mãos na frente da multidão os fazendo levantar, e algumas cenas pessoais dos vídeos filmados em casa, que se destacam das cenas ao vivo.
Nós também filmamos uma performance da banda no palco, após o show terminar. Projetei atrás deles em velocidade acelerada algumas fotografias tiradas dirigindo pelas ruas de Chicago. Colocamos aquelas imagens nas telas gigantes, as telas da ZOOTV, e eles atuaram na frente delas. O efeito não foi tão dramático quanto esperávamos. A banda estava muito cansada. Nós só fizemos alguns takes, foi logo após o show. A filmagem acabou não sendo boa o suficiente para ser usada no vídeo, então realmente nunca foi usada e acabou sendo jogada fora, na verdade.
Realmente, a âncora desta peça foi a sóbria e simples atuação do "psyc" branco por cada um dos membros da banda, com uns dois visuais diferentes de Bono, e o material que eu filmei em Super 8 nos shows ao ar livre.
Não tivemos tempo e nem dinheiro para minhas ideias mais elaboradas. Isto tem mais a ver com edição do que com direção.
Queria realmente dizer: "e se tirássemos tudo e fizéssemos em preto e branco?"
Bem, nós fizemos. O vídeo foi filmado em uma noite.
Atuações diretas em frente das câmeras estão realmente dependentes de quem está oferecendo a atuação, é aquela coisa com a câmera, quanto carisma eles têm. Isto é incrivelmente difícil de alcançar de qualquer maneira.
Acho que o Bono realmente conseguia atingir o que queríamos, e ele topava tudo. Olhe todos os ângulos que ele teve que fazer, os ângulos de perfil, close ups, 3/4.
Toda vez que a luz muda, da luz lateral para a luz de cima, nós fizemos cenas de zoom. Bono trabalhou duramente neste vídeo. Ele deve ter feito isso por dez horas, repetindo constantemente.
Você vê uma cena no final do vídeo, como ele "estava feliz" no final destas dez horas. Realmente, ele não estava feliz, era aproximadamente 4 ou 5 da manhã. Ele não estava contente e saiu de frente da câmera. A quantidade de cenas que eu o fiz fazer. Mas este cara realmente topa qualquer coisa e ama trabalhar com a câmera. É sempre fantástico trabalhar com ele.
No final, você percebe que tanto ele como eu, estávamos ficando sem energias. Eu deveria ter feito mais coisas do que fiz neste vídeo. Eu adoraria ter uma segunda chance com essa música. Eu ainda amo esta música.
Todo o material foi filmado em quatro ou seis quadros por segundo desacelerado.
O Larry aparece no final, aliviado que acabou."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...